Muitas das minhas viagens internacionais foram feitas quando eram possíveis e não por uma escolha minha e da Mary. A nossa viagem à Turquia e Grécia em 2002 é um desses exemplos. Como delegado brasileiro à Conferencia Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações (WTDC-02), realizada em Istambul, aproveitei para tirar umas merecidas férias depois de meses de pura ralação.
Istambul é uma cidade encantadora e cheia de contrastes! Certamente uma das viagens mais incríveis que já fiz!
Istambul fica aqui! |
A partir de então, e até o fim da Primeira Guerra Mundial, foi a capital do poderoso Império Otomano. As marcas históricas estão presentes por toda parte: as muralhas da antiga cidade, as mesquitas muçulmanas, as ruínas romanas, os ricos palácios... tudo nos remete a um passado repleto de glória e de história.
A decadência do Império Otomano e sua derrota na Primeira Guerra Mundial foram molas mestras para o aparecimento da figura de Gamal Ataturk, líder da reconstrução turca, até hoje idolatrado por seu povo.
Do lado europeu, a Istambul histórica. Do lado asiático, a Istambul moderna, locomotiva econômica do resto da Turquia. Separando esses dois mundos, o Estreito de Bósforo, uma das mais movimentadas rotas marinhas do mundo, onde enormes cargueiros cruzam a todo instante.
Região do palácio Topkapi, com o Bósforo por detrás |
As tradicionais burcas muçulmanas |
Ponte do Galata e a parte antiga de Istambul |
O moderno convive com o que há de mais antigo e conservador |
A belíssima Mesquita Azul ao por do sol |
Ah, e esteja preparado para conhecer uma gastronomia simplesmente maravilhosa!
Edu, gostei muito de sua explanação sobre essa histórica região.
ResponderExcluir