Vou
começar esse desabafo em flashback!
Na
década de 90 eu mergulhei MUITO! Um tipo de mergulho que sempre me fascinou é o
mergulho noturno que, obviamente, não se consegue fazer sem uma lanterna
poderosa e à prova d’água. E como quem tem uma não tem NENHUMA, eu tinha duas!
Mergulho noturno com arraias manta, no Havaí |
Pois
bem, uma de minhas lanternas queimou sua preciosa lampadinha, que não existia disponível
em território tupiniquim.
Em
minha primeira viagem aos “Steites”, passei a especificação pro vendedor e
comprei logo duas! Mas qual não foi a minha decepção ao voltar e perceber que o
cara tinha vendido a lâmpada errada!
Escrevi
então para o fabricante, a Kinetics, contando toda essa minha triste estória e
pedindo a ele duas lâmpadas pra minha lanterna queimada e, de quebra, pedi uma lanterna
do modelo da lâmpada que comprei nos EUA. Obviamente passei os dados do meu
cartão e pedi que todos os custos fossem nele debitados!
Uns
dois meses se passaram e chega um pacote lá em casa, com as lâmpadas, a
lanterna, uma carta e a fatura. Na carta, o fabricante pedia desculpas pelo
erro do vendedor e blá blá blá da minha importância como cliente. Na fatura, o
custo disso tudo para mim: ZERO! Repito: ZEEEERO!!!!
O fabricante,
devido a um erro de um vendedor em uma loja perdida em Atlanta, não me cobrou nada,
absolutamente NADA! Nem pelas lâmpadas, NEM PELA LANTERNA novinha que me
mandaram. Isso tem um nome: RESPEITO PELO CLIENTE!
Da
mesma forma, a bateria de um computador de mergulho que tenho arriou e mandei
para o fabricante, a Suunto, para trocar. O correio extraviou e o fabricante me
mandou um outro computador novinho... e de modelo mais moderno! Isso tem um
nome: RESPEITO PELO CLIENTE!
Mas
porque essa lenga-lenga toda?!
Cerca
de agosto de 2010 comprei uma bota Timberland modelo Chochorua. Muito
confortável, por sinal. Usei bastante ao longo desses dois anos, mas como não
sou trilheiro, seu uso foi predominantemente urbano. Minha pança avantajada
está aí para provar isso. Por isso não considero que tenha feito algo para
detonar a bota, que deveria durar BEM MAIS que durou. Afinal tenho sapatos com
mais de dez anos de uso!
Na
viagem ao México, em novembro passado, o solado do pé esquerdo da bota começou
a descolar, mas nada preocupante. Em janeiro deste ano fiz a Trilha
do Indaiá. A bota abriu o bico de vez e nos dois pés, que mais pareciam
bocas de jacaré. Por várias vezes quase tropecei devido ao problema no solado
que estava completamente solto até quase a metade do pé.
Comentei
o caso com uma amiga minha, que já fez umas quatro vezes o Caminho de Santiago
e é perita em bolhas nos pés e, obviamente, em botas. Minha perita no assunto
achou estranho o solado ter soltado tão rápido e recomendou que eu enviasse o
par danificado à Alpargatas. Foi o que fiz.
Atendimento
no SAC perfeito, custo zero de envio para a fábrica, rapidez na análise e, ao
contatar de novo o SAC, soube que um pacote havia sido enviado no dia anterior,
apesar deles não me informarem o resultado. Beleza! Felizmente atingimos um
padrão de respeito ao cliente semelhante ao que encontramos nos EUA, concorda?!
NANANINANÁ, meu caro! Tolinho eu!!!
Ontem
recebi o pacote e, ao abrir, me deparei com duas enormes bocas de jacaré que
imediatamente devoraram todo o respeito e a admiração que eu tinha pela
Alpargatas. Ao lado, encontrei a carta abaixo, que fala por si só!
Isso
tem um nome: FALTA DE RESPEITO pelo cliente!
É óbvio
que não tenho a fantasia de que a bota duraria para sempre, mas soltar o solado
em pouco mais de dois anos de uso, principalmente se seu uso foi urbano, isso
indica que tem algo de errado, apesar de a Alpargatas afirmar o contrário.
Mas não
tem nada não! Minha perda será apenas material. A da Alpargatas não! O ocorrido
será lido pelos quatro cantos, tanto aqui no blog como na minha página do
Facebook e ESPERO QUE TODOS COMPARTILHEM
ESTA MENSAGEM.
Quanto
à bota, vou levar lá na Sapataria Rio onde, mesmo fazendo um conserto meia
boca, certamente será mais confiável que a cola da Alpargatas.
E,
obviamente, comprarei outra bota. IMPORTADA, é claro! Pois cair na esparrela da
Alpargatas é que não vou cair de novo! Concordam?!
PS1:
Como não costumo deixar as pisadas de calo saírem barato, mandei uma cópia
deste desabafo para a Timberland nos EUA. Não que eu ache que eles farão alguma
coisa, mas apenas para que eles saibam a “qualidade” do representante que eles
têm por aqui!
PS2: "There are many quality hiking boot manufacturers. Among them are Asolo, Merrell, Salomon, Rachlie, Vasque, Lowa, Scarpa, LL Bean, Danner, Alcio, Montrail, Technica, Zamberlan and Garmot. If your friend chooses from among these brands he's likely to get a quality hiking boot." Isso foi tirado do forum de discussão da Geocatching. Vou seguir a dica, é claro!
PS3: Da mesma discussão e do mesmo cara tirei esse trecho: "All hiking boots wear out. Mine last about a year to a year and a half before they need to be replaced, but I hike hundreds of miles each year" O que certamente não é o meu caso!
PS2: "There are many quality hiking boot manufacturers. Among them are Asolo, Merrell, Salomon, Rachlie, Vasque, Lowa, Scarpa, LL Bean, Danner, Alcio, Montrail, Technica, Zamberlan and Garmot. If your friend chooses from among these brands he's likely to get a quality hiking boot." Isso foi tirado do forum de discussão da Geocatching. Vou seguir a dica, é claro!
PS3: Da mesma discussão e do mesmo cara tirei esse trecho: "All hiking boots wear out. Mine last about a year to a year and a half before they need to be replaced, but I hike hundreds of miles each year" O que certamente não é o meu caso!
Meu caro,
ResponderExcluirSugiro você registrar a sua reclamação no site www.reclameaqui.com.br, porque é lá que temos concentrado reclamações desta ordem.
A propósito, semana passada entrei no site da Apple www.appele.com/br para comprar um Ipad. A compra transcorreu normalmente, paguei com cartão de crédito que foi prontamente aprovado, mas no dia seguinte recebi um e-mail solicitando comprovante de endereço, copia da minha identidade e da minha fatura do cartão de crédito.
Indignado liguei para o atendimento da Apple e informei que não me oporia enviar os documentos, mas a fatura do cartão de crédito era protegido por sigilo bancário. Bom, o atendente me informou que sem a fatura do cartão a compra seria cancelada.
Lógico que mandei eles lamberam sabão ( e até outras coisas) e desisti da compra na loja virtual. Fui na loja física e efetuei a compra, não sem antes registrar a minha indignação no "reclame aqui".
Daí em diante, só compro em lojas que estejam com ficha limpa no www.reclameaqui.com.
Um abraço,
Uma excelente idéia! Farei isso ainda hoje!!!
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