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Moitará significa “TROCA” em kamayurá! E ninguém é mais fissurado em uma troca do que eles. É algo que quase chega às raias da obsessão, uma vez que é uma oportunidade única para ter acesso a produtos do homem branco sem que tenham que sair da aldeia, algo que não é muito simples!!! Da mesma forma, o moitará é usado entre etnias distintas. Troco algo que faço por algo de outra aldeia.
Se você for a uma aldeia indígena, tenha sempre MUITAS coisas para trocar e até mesmo para presentear. É algo cultural entre a maioria das etnias xinguanas e você vai “ficar bem na fita”!
Na primeira vez que o meu irmão foi para a Aldeia Morená, ninguém o avisou disso. O resultado é que não tinha nada para trocar e, até hoje, o apelido dele é NUPIRI, que significa “pão duro!!!
Jamais leve algo para uma aldeia que você não possa deixar por lá. Na verdade, uma forma de contornar isso é levar muita coisa para ser trocada. Tudo pode ser trocado: camiseta, casaco, boné, lençol, toalha, sandália, relógio, linha de pesca, anzol, potes de plástico, desodorante, escova de dente (mesmo usada)... a lista é interminável e a criatividade também!
É claro que não iria colocar a minha câmera e minhas lentes, assim como meu laptop em um moitará. Nem eles iriam me obrigar a isso, pois o índio não é bobo... mas muitas vezes se faz de bobo.
Sabem direitinho o quanto vale cada coisa que você levou, mas também lá vale a lei da oferta e da procura. Se um índio estiver realmente querendo algo que você levou para trocar, ele fará de tudo para ficar com aquele objeto.
É claro que eles irão super valorizar os seus produtos, todos eles artesanato indígena feito na tribo. E tem muita coisa bonita para trocar: bancos de madeira, cocares, colares, pulseiras, flautas, etc.
Vejamos as barganhas que fiz:
Banco em formato de tatu, cestinho de vime, flauta "paraguaia" e colar do pajé |
- vamos começar pelo banquinho que foi uma negociação complicada, uma vez que envolvia o cacique... e cacique sempre tem razão, concorda?! O banquinho é feito de uma peça ÚNICA de madeira. Pessoalmente acho lindo o design do tatu e a pintura kamayurá. O Iawapi cobra R$250. Barganhei e "consegui" R$ 200 pelo banquinho. Aí coloquei na negociação um lençol de casal, 2 linhas de pesca, um montão de anzóis, um monte de chumbada, camiseta, 2 almofadas... e, para mim o banquinho estava pago. Tolinho eu!! Tive que entrar com mais R$ 110 e ganhei, de quebra, o cestinho da foto, o colar de coquinho com pingente de arraia e mais o colar azul que estão aí abaixo. Dancei na negociação, mas prefiro ficar em paz com o Iawapi!
- a flauta, segundo alguns kamayurás, é "paraguaia"! Ou seja, feita pra turista! Mas achei ela diferente e bastante simpática. Me custou um par de Croc "genérico" comprado na Feira dos Importados! Deu empate na negociação!
Colar de miçangas |
- o colar que está em cima do banquinho, foi presente do pajé Canari. Não foi moitará! Dei de presente para ele uma camisa e ganhei esse colar de volta. Como era o colar que ele usava...
Colar feito de lascas de casca de caramujo |
- esse colar da foto acima é lindo! Normalmente eles vendem por mais de R$ 150, pois é todo feito com lascas de casca de caramujo e dá um trabalhão danado para fazer! Troquei por um "esquente" (calça e agasalho) de um tecido sintético da "Reebok" (pirata, é claro!!), com mais de 20 anos de uso! Os dois lados saíram felizes com a troca! Empate!
Cinto / colar de miçangas |
- esse colar da foto acima também pode ser usado como cinto. Troquei por uma camiseta. Acho que fiquei no lucro.
Além disso dei muita coisa de presente e recebia igualmente algo em retribuição: pequenos colares, pulseiras, etc.
Ah, em troca da pintura corporal que me fizeram no último dia, dei uma camiseta e um desodorante spray usado (que eles chamam de perfume)!!
Ainda tenho algumas coisas para receber. É fruto de troca de última hora de uma toalha e uma camiseta. O "produto" não estava pronto e ainda não sei o que vou receber. Vamos ver se dá empate ou se vou ser engambelado!
Depois que eu receber eu conto, combinado?!
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