quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Venezuela: Aló, Presidente!

Com o Hugo Chávez de novo na mídia, por conta da recidiva do seu câncer, resolvi relatar um “causo” que vivi na Venezuela.

Foto recente que mostra o elevado uso de esteróides

Poderia até ser divertido se tivesse como protagonistas o pessoal CQC, do Pânico ou dos Melhores do Mundo... se não fosse verdadeiro o programa “Aló, Presidente!”, vexatório para qualquer venezuelano que tenha um mínimo de consciência do papel ridículo que seu presidente faz na televisão, a anos luz da dignidade e respeito que se espera de um presidente de qualquer republiqueta de bananas.

O programa "Aló Presidente"

O programa se chama “Aló, Presidente”, mas também poderia ser “Papo de Botequim” que daria no mesmo! Já estive umas cinco vezes em Caracas e, por duas vezes, tive o desprazer de assistir ao programa pela TV.

Em um deles, Hugo Chávez brandia um documento e dizia aos espectadores que havia prometido a todos que jamais voltaria a falar no nome do “bandido”, mas que teria que abrir uma exceção para ler o documento. O tal “bandido” a que ele se referia era Carlos Andrés Pérez, ex-presidente venezuelano que promoveu uma ampla e anti-popular reforma neo-liberal.

O matrimônio Chávez & Fidel será duradouro! Eles se merecem! Já o povo desses países...

Chávez lia o documento, espumando de raiva pela boca. E cada vez que o nome de Pérez era lido, Chávez batia com os dedos na madeira da mesa, como se estivesse pedindo proteção e “isolando” o azar por ter falado o nome do famigerado rival. Patético! Simplesmente patético!!!

Bela representação de Chávez

No outro programa, ele conseguiu se superar! Relatou um caso ocorrido na época em que era tenente do exército. Estavam acampados na mata e a entrega dos suprimentos atrasou. Então Chávez mandou um sargento à cidade mais próxima. Passados alguns dias, como o sargento não retornava, Chávez resolveu ir, ele mesmo, à cidade para ver o que acontecia. E rindo, como se estivesse bebendo cerveja em um bar, contou que encontrou o sargento na zona, transando com uma prostituta. E tome de kakakaka!!!

Charge de blog venezuelano

Agora me diga, dá para acreditar?!!!

O seu homônimo, o Chávez Chapolin mexicano, não conseguiria fazer melhor e estaria rubro de vergonha!

Chávez como Chapolín Colorado

Pode até ser que os mais ignorantes vibrem com estórias como essas e por ter um presidente “igual a eles”. Mas duvido que qualquer um que seja minimamente esclarecido e educado aceite uma postura dessas, daquele que é o mandatário de uma nação.

Mas isso é o de menos para um presidente que destruiu a economia venezuelana, país que apresentou a maior inflação do mundo em 2010, cerca de 30% ao ano! E tome estatização das empresas venezuelanas, cerceamento das liberdades democráticas, Legislativo e Judiciário oprimidos, censura comendo solta, repressão feroz de qualquer oposição... sem falar na irremediável divisão da sociedade venezuelana.

Chávez, você está fora!

Lembro do papo que tive com um motorista de táxi venezuelano, em Washington. Ele relatava que por terem posições radicalmente distintas quanto ao Chávez, ele e o irmão estavam brigados e não se falavam. Reunião de família? Nem pensar, uma vez que era só pintar o tema “Chávez” que o pau comia solto! Obviamente afirmou que isso ocorria com muita frequência em muitas famílias venezuelanas.

Manifestação da oposição venezuelana. Note a ausência do vermelho e a bandeira de cabeça para baixo!

Sinceramente?! A Venezuela e os venezuelanos merecem coisa melhor! Que não seja com a sua morte, mas quando Chávez se for, JÁ VAI TARDE!

2 comentários:

  1. Meu caro,
    Que o Chavez é um sujeito polêmico, todos nos sabemos, afinal, vemos quase que diariamente a imprensa comentar.
    Agora tem algo que me deixa com a pulga atrás da orelha: porque será que a maioria do povo venezuelano tem tanta simpatia por ele? Alguma coisa este sujeito deve ter feito para conseguir isso... Ou não?
    Do lado brasileiro temos cá o nosso mão leve (Lula), que goza de boa aprovação do povo, apesar de toda a roubalheira conhecida do seu governo e do PT. Mas, por outro lado, tem muita "bolsa tudo", que fez sair muita gente da extrema pobreza. Acho que só isso, apesar de ser praticamente uma esmola, já é algo para quem está (va) definitivamente na m..da.
    Vai ver que o Chavez fez alguma coisa nessa linha, porque, queiram ou não, o cara é querido pelo povo dele, apesar do estilão fanfarão nais próximo do Chapolim (esse também é bem querido).
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Você tocou no ponto nevrálgico da questão, mas precisamos olhar um pouco mais para trás.

    O tecido político venezuelano pre-Chávez estava simplesmente podre. E podre nos três poderes da república. O descontentamento popular com a corrupção e com as reformas implementadas por Carlos Andrés Pérez foram a base pela qual Chávez chegou ao poder, depois de uma frustrada tentativa de golpe.

    E chegou como político messiânico, redentor dos pobres. Chegou para acabar com a pobreza e com a corrupção. E quem não gosta desse discurso?!

    Com o preço do petróleo lá nas alturas, dinheiro não falta para seus programas sociais que fazem a festa das camadas mais pobres. O problema é que quem paga a conta é o resto da sociedade pois a economia está simplesmente destroçada.

    As empresas estatizadas viraram cabide de empregos e nada se produz no país, que baseia sua economia exclusivamente no petróleo. E como vimos no Brasil dos tempos de inflação, quem mais sofre com os altos índices é exatamente o povaréu que idolatra o seu líder. Afinal, se tenho hoje uma garantia mínima que não tinha nos governos passados, para que me preocupar com o futuro?

    E o futuro, tal como o câncer do Chávez, está atingindo rapidamente o nível de metástase!

    ResponderExcluir