quinta-feira, 15 de março de 2012

Na estrada - Sinais de trânsito

Se você pretende alugar um carro e sair rodando pela Europa, muito cuidado! Tenho certeza absoluta que você vai encontrar um montão de placas que nunca viu na sua vida e, muitas delas, vão induzir a você fazer o oposto daquilo que elas estão determinando que você faça.

A menos que você já tenha dirigido na Europa, aposto um disco arranhado do hino do Madureira Futebol Clube que você não vai conseguir dizer o que significam as placas abaixo:

Deu um nó nos miolos?

Então vamos lá para as explicações:

1. Duvido que tenha acertado essa. Ela significa “fim de via prioritária”. E daí? E daí que você entrou em uma estrada secundária e deverá parar ao encontrar uma via de maior movimento. O grande problema é que muitas vezes essa estrada é prioritária em relação a vias terciárias. Você vai encontrar essa placa se resolver se embrenhar pelo interiorzão de muitos países, principalmente na França.

2. Outra placa que duvido que você conheça. Aliás eu só conheço ela em teoria e nunca vi uma no mundo real. Significa “tráfego proibido para TODOS os veículos”!

3. Ahá, se você falou “ultrapassagem proibida” acabou de errar feio! A placa de “ultrapassagem proibida” é essa aí embaixo. A placa “3” significa exatamente o oposto: que as ultrapassagens VOLTARAM A SER PERMITIDAS! É mole?!!! Fácil de se enganar, concorda?!


4. Se você pensa que essa placa significa que tem alguém com dor nas costas à frente, está redondamente enganado! Significa que, em um entroncamento com outras duas vias, a via prioritária vira à direita. Pensando um pouquinho até dá para adivinhar, mas o duro é encontrar uma placa dessas e as demais vias são do mesmo porte daquela que você está dirigindo. É confusão na certa se não estiver com um GPS a bordo!

5. Não, essa placa não quer dizer que você está em uma estrada de mão dupla. Isso você já está careca de saber! A placa significa que o carro que vem tem prioridade sobre você. Ela só vai aparecer quando você encontrar uma pontezinha muito pequena, daquelas onde cabe apenas um carro!


6. Ahá, aposto que pensou que essa placa significa que você não pode ultrapassar os 70km/h, não é mesmo?! Pois a placa de limite máximo de velocidade é a que está aí abaixo. A placa “6”  significa o oposto: que a limitação de velocidade máxima de 70km/h acabou de ser suspensa, retornando ao limite original.


7. Duvido que tenha acertado de princípio, mas agora que foi apresentado à placa de velocidade máxima, pode até ser que tenha imaginado o que esta placa significa: velocidade MÍNIMA para a via!

8. Duvido que tenha adivinhado essa e confesso que ela me deu um nó nos miolos quando encontrei essa placa pela primeira vez. Ela significa que o estacionamento é proibido nos dias ímpares no lado 1 da via e proibido nos dias pares no lado 2. Estranho, não?! Sem saber o que significava, não estacionei nem em um lado nem no outro e fui buscar uma vaga em outro lugar. Aliás, para turista que se preze ela não vai servir para nada pois ele não saberá em que dia do mês ele está e muito menos se o dia é impar ou par.

9. A primeira vez que vi essa placa não entendi patavinas. Acabei entendendo por exclusão. Toda placa branca com uma tarja preta, significa que uma restrição acaba de ser suspensa (vide placas 3 e 6). Agora imagine que apareceram várias placas com restrições, como limite de velocidade e de ultrapassagem. Ao invés de serem apresentadas duas placas (3 e 6), informando que as restrições foram suspensas, eles apresentam essa que significa que TODAS as restrições foram suspensas. Muitas vezes, principalmente na Grã-Bretanha, essa placa aparece na saída das pequenas cidades, informando que as restrições estabelecidas na entrada da cidade foram suspensas. O problema é que, se você vem de uma auto-estrada,entra na cidadezinha e pega uma estrada secundária, ninguém vai lhe informar qual a velocidade máxima dessa estrada!

10. Ficou com cara de heim ao ver essa placa. Pois saiba que o mesmo aconteceu comigo muitas vezes até eu resolver perguntar a alguém. Essa é a nossa velha e famosa placa de “parada proibida”! E se a placa só tiver uma barra, significa “estacionamento proibido”!

Pois é, não é pelo fato de que você conhece de cor e salteado o Código Nacional de Trânsito que não vai se deparar com uma placa estranha na Europa. 

Dar uma pesquisadinha na Internet não vai fazer mal a ninguém. Além disso pode poupar você de muitos problemas, sem falar nos potenciais riscos de acidente!

Ah, e se você tem o costume de sentar a bota no acelerador e diminuir quando se aproxima de um pardal, aguarde o nosso próximo post sobre esse assunto. Você vai tomar um baita susto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário