quinta-feira, 11 de abril de 2013

Diferenças culturais – Regras básicas de etiqueta I



Veja também os outros posts da série “Diferenças culturais”: "O 'V' da vitória!!!", "Duas palavrinhas básicas" e "Melhor nem saber o que está comendo!"


De forma geral, quanto mais cosmopolita e cheio de turista for o lugar, maior será a tolerância para eventuais comportamentos gerados por diferenças culturais. No entanto, há pequenas regras de etiqueta que são importantes conhecer.

Tocar no objeto que vamos comprar é típico da cultura brasileira. Mas nem ouse fazer isso em muitos países da Europa!

Estava em Munique e vi, em uma tenda no meio de uma rua, lindos aspargos sendo vendidos. Sem qualquer pretensão de comprar, peguei um maço para observá-los mais de perto. Pra quê! Na hora que devolvi o maço, a vendedora começou a falar rispidamente comigo em alemão. Não entendi patavinas do que ela dizia e fui socorrido por uma senhora que estava ao lado. Ela me explicou gentilmente, em inglês, que se eu tinha pegado o maço, era porque eu havia escolhido o mesmo e deveria pagá-lo. Se não pretendia comprar, que não o pegasse! Foi duro explicar que não havia feito por maldade, simplesmente porque isso era um costume nosso no Brasil.

Ela nem deixou a bola quicar e respondeu na lata: – Mas o senhor não está no Brasil!

Pedi mil desculpas e saí de fininho!
Na Europa, JAMAIS toque em um objeto se não for comprá-lo!!!
Boa parte dos europeus não cultiva o hábito de tomar longos (ou até mesmo curtos) banhos todos os dias, o que faz com que muitos deles passem pela gente deixando um rastro de destruição em nossas narinas. Uma amiga minha se hospedou em um hotel em Paris e tomava uns dois banhos por dia. O proprietário do hotel ficou tão preocupado, que perguntou a ela se a quantidade de banhos era devido a alguma doença de pele que ela tinha!

Apesar de muito muçulmano afirmar o contrário, as mulheres têm uma posição de inferioridade em relação aos homens, nos países onde aquela religião tem predominância. Ou seja, se você é mulher ou se você está passeando com a sua esposa, procure agir da forma mais discreta possível.
Religião é algo MUITO sério! Jamais brinque com isso!!!
Nesses países, por uma questão religiosa, as mulheres, mesmo as ocidentais, devem cobrir a cabeça com um véu ou um lenço. De preferência, devem esconder também os ombros. Não importa que a sua religião permita andar sem véu, coloque um lenço em sua cabeça, uma camisa de manga comprida e ponto final! Ah, roupa justa ou transparente também não vale!!

Dê uma olhadinha na foto abaixo. Se a mulher do Obama, o homem mais poderoso do mundo, se veste comportadinha, não será você que irá se portar como se estivesse em Ipanema, concorda?!
Se a esposa do homem mais poderoso do mundo se veste comportadinha, não vai ser você que fará o contrário!
Devido a todo o processo de ocidentalização, a Turquia não é dos mais radicais entre os países de influência muçulmana. Pelo menos em Istambul a coisa corre bem relaxada nas ruas. Mas isso não significa que não sejam bem mais rigorosos e conservadores nas visitas às mesquitas.
Mesquita de Suleiman, em Istambul
Estávamos visitando a Mesquita de Suleiman, em Istambul, e, enquanto eu filmava, ouvi um tititi, seguido de uma risadaria perto de mim. Era a Mary e minha irmã, que estavam de joelhos, fingindo que estavam orando em direção a Meca! Gelei!! Passei uma descompostura nas duas e saímos imediatamente dali!
Orando voltado para Meca!
– Que grossura, mano! Estávamos apenas fazendo uma brincadeirinha à toa!

Até entendo que a intenção delas fosse a de uma brincadeirinha, mas não se brinca com a religião de ninguém. Principalmente quando se está em um local sagrado e na terra dos outros. Dei graças de ninguém ter percebido aquela “brincadeirinha” de mau gosto, pois a coisa poderia ter ficado bastante complicada se alguém se sentisse ofendido por nós, infiéis ocidentais.

O belíssimo interior da Mesquita de Suleiman



2 comentários:

  1. Edu, linda a foto das mulheres orando. Elas são `de verdade` ou são as suas `alegres pecadoras` que você descreve no texto? Abraços, Soraya

    ResponderExcluir
  2. Soraya, essas são mulheres orando de verdade! Igualmente acho a foto lindíssima! Queria que a foto fosse minha, mas essa aí consegui na Internet, apenas para efeitos de ilustração do texto. Na época eu ainda não fotografava. As fotos minhas têm o meu nome marcado na parte de baixo, ou indicada como no post sobre Angola.

    ResponderExcluir