quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Miami: Lidando com a imigração


Veja também o outro post da série “Miami”: “Bye bye Brasil!!!


Bem, você já deve estar sabendo que me mudei de mala e cuia pra Miami. No entanto, NÃO emigrei, estou como turista, pretendo ficar PELO MENOS um ano e NÃO TENHO A MENOR INTENÇÃO de ficar em uma situação ilegal aqui nos Estados Unidos.

Situação um tanto complexa, concorda?!
Florida e Miami
Já estou a 15 dias por estas bandas e ainda estou arredondando as várias pontas que ainda estão “pro lado de fora”! Carro foi uma dessas pontas! Ficamos muito tempo a pé!!! O objetivo da próxima semana é resolver o problema da contratação do seguro saúde!!

Mas o primeiro problema que enfrentei foi a imigração.
Brickell Avenue no centro de Miami
É notório que a maioria dos turistas recebe uma autorização de permanência de 6 meses. Antes de terminado esse período deve-se sair dos EUA. Isso não significa que esse turista não possa sair... e retornar para novo período de 6 meses.








Edifício do Bank of America
Então, qual o problema?!

O problema é que o tempo de sua permanência fica a cargo do agente de imigração, além de não existir qualquer definição de quanto é esse período fora dos EUA.
Metrorail
Antes de sair fiz uma pesquisa junto ao pessoal do consulado americano em Brasília e recebi a informação de que se podia pedir uma extensão desses 6 meses durante minha entrevista de imigração. Foi o que fiz, munido de dois quilos de documentos, que sustentavam a “validade” do meu pedido de extensão!
Prédios no Brickell District
Extensão?! Balela! O cara da imigração ouviu pacientemente a minha estória e nos levou para a famosa “salinha” da imigração para conversarmos com a sua supervisora. Se nós não tínhamos nada a temer, não posso dizer o mesmo do resto da tchurma que estava ali na malfadada salinha.
300 Biscayne Boulevard
Nem vimos a cara da tal supervisora e fomos encaminhados a um outro agente. 2500 perguntas depois saímos de lá com os mesmíssimos 6 meses que tínhamos ao entrar... mas com 3 quilos de anotações sobre a minha pessoa armazenados no banco de dados da imigração americana e algumas lições bem aprendidas, que repasso a vocês:

  • Seja sempre LOW PROFILE quando estiver lidando com a imigração, ENTENDEU?!
Marriott Marquis Hotel
  • JAMAIS peça mais que seis meses a um oficial de imigração! Como o MÁXIMO é seis meses, isso significa para ele que você está querendo EMIGRAR para os EUA. ENTENDEU?!
  • Contente-se com os seus 6 meses, ENTENDEU?! Tá perto do limite?! Vá passar um tempinho em Paris, em Bora-Bora ou mesmo no Afeganistão. E volte para outra temporada!
Reflexo no prédio do Bank of America
  • NÃO MINTA para a imigração! Muito pior que uma resposta inadequada é você ser pego numa mentira. Foi exatamente isso que me fez ganhar os meus seis meses por aqui, depois da cagada que fiz ao solicitar mais que seis meses! ENTENDEU?!
Ponte levadiça no centro de Miami
  • Ah, e um bom histórico de entradas e saídas dos EUA nos últimos anos também vai ajudar pacas, quando a imigração estiver estudando o seu caso! Foi o que aconteceu comigo... depois da minha cagada! ENTENDEU?!
Colunas do Viceroy Hotel
Fui claro?! Ou será que você também precisará ir pra salinha?! ENTENDEU?!
 

12 comentários:

  1. Estamos indo pra Miami! Quero muitas dicas!!!!!
    Que sufoco hein?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post, Edu!
    Bem elucidativo e muito bem humorado!
    (quem bom que agora vc já está assim pra poder escrever um texto mais tranquilo, não é?)
    Gde abs! Arthur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artur, vem aí um post falando da compra do carro! Aí é que vai dar raiva de ter que lidar com a indústria automobilística brasileira!!!

      Excluir
  3. Então quer dizer que você já pode hospedar os amigos que vão a Miami? Isso é mais um problema pra eles na entrevista de imigração... é que na hora que você diz que vai ficar na casa de alguém, tem que saber TUDO da vida da pessoa, o endereço completo, o que ela faz, se tem vizinhos, cachorro, piriquito... hehehe Amei as dicas e ser Low Profile é tudo! Mas não adianta, quem foi pra "morar" de modo ilegal, tem isso "impresso na testa"! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, a imigração americana sabe TUDO de você, até mesmo aquilo que você ainda não sabe ou aquilo que já esqueceu! Ficar por aqui por seis meses, sair e voltar para mais seis meses não tem nada de ilegal. Aliás, é o que mais se tem por aqui. Um vizinho meu está nessa vida já tem mais de 15 anos!!! O que eu não precisava era ter verbalizado isso para a imigração!!! Bjs!

      PS: Comprei uma baita "ferrari" para tirar minhas fotos. Uma Canon 5D Mk III. Agora só falta por o pé na estrada!!!

      Excluir
  4. Oi Edu, ENTENDI tudo!!! rs... abraços para vcs e espero que já tenham ido ver as folhas caindo em Vermont... Kelder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vermont acabou ficando para 2014, mas na semana que vem estaremos fazendo nossa primeira viagem! Vamos até NY. De lá até o Maine, voltando por Boston, Blue Ridge Mountains e Georgia

      Excluir
  5. Já estive na famigerada salinha por duas vezes....como conseguir o social security...?

    ResponderExcluir
  6. No meu caso a salinha não representou absolutamente nada. Não sei como será nas próximas!!! Quanto ao social security a coisa é bem mais complicada. Para quem tem parentes por aqui em situação regularizada, a coisa pode ser relativamente simples. Não sei muito pois o "green card" ainda não me interessa. O "green card" só serve pra quem resolveu se mudar de mala e cuia para cá, pois tem complicatórios. Um é a tributação, pois você terá que declarar seus rendimentos no Brasil por aqui. Não sei se há algum acordo bilateral sobre o assunto, mas se não houver, você terá que pagar pelos seus rendimentos tanto no Brasil como aqui nos EUA. A segunda coisa é que, ficando mais de dois meses fora dos EUA, você perde o "green card"! Isso, para quem ainda tem um pé bem fincado no Brasil pode ser BEM COMPLICADO!!! Abs

    ResponderExcluir
  7. Não sei em que planeta você vive, mas ficar 6 meses, sair e voltar é ilegal SIM! Quem mora nos Estados Unidos tem que pagar imposto, coisa que turista obviamente não faz!

    ResponderExcluir
  8. Não sei o seu nome, mas no planeta onde vivo, as pessoas são bem mais gentis no trato com estranhos.

    Em termos de IMIGRAÇÃO não há absolutamente nada de ilegal entrar e sair a cada 6 meses. Tanto que eu fiz isso nos dois anos em que morei nos EUA e nenhum oficial de imigração percebeu absolutamente nada de anormal em minhas entradas e saídas.

    No entanto, há uma informação extremamente importante que não está facilmente disponível e que me foi passada por um amigo pouco antes de eu retornar ao Brasil. Ela diz respeito exatamente ao IRS, órgão equivalente à Receita Federal dos EUA. Ela se chama "Substantial Presence".

    Segundo essa regra, depois de um determinado período de permanência nos EUA, o cidadão, residente em outro país, passa a ter a obrigação de recolher impostos ao governo americano.

    Ou seja, ele pode até estar legal em relação a imigração, mas se deixar de recolher impostos, estará numa situação de conflito com o Fisco americano... situação nada agradável, convenhamos.

    Basta lembrar que Al Capone foi trancafiado em Alcatraz não pelos seus inúmeros assassinatos, mas por sonegação de impostos.

    Se você não é residente americano e fica por longos períodos nos EUA, não custa nada dar uma olhadinha no seguinte site: https://www.irs.gov/Individuals/International-Taxpayers/Substantial-Presence-Test

    ResponderExcluir