sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Aventura - A trilha do Salto de Itiquira


Veja também os outros posts da série “Aventura”: "Um zumbi na Trilha do Indaiá (Salto do Itiquira)", "As cavernas do PETER" e "Lapa do Angélica"

O meu post sobre a trilha do Salto de Itiquira tem despertado muito interesse e diversas pessoas já entraram em contato comigo para saber maiores detalhes.

Confesso que não sou especialista em trilhas e nem tenho muito conhecimento sobre a trilha do Salto de Itiquira. Fui acompanhando meu irmão, que já fez essa trilha um buzilhão de vezes.
O Salto de Itiquira
Outro dia mais um leitor do blog me pediu mais informações e meu irmão preparou um detalhamento que achei espetacular. Vou reproduzir aqui para quem se interessar em fazer essa trilha!

=====================

Por José Roberto Moreira

A trilha do Salto de Itiquira é muito gostosa e bonita. Faço desde 1974. Na época ela era muito mais selvagem e bonita. Acampei algumas vezes por lá. Fiz a trilha até a cachoeira tanto por baixo como por cima. Na época não se pagava.

Fiz alguns mapas para ficar mais fácil de compreender o caminho:

Mapa 1 - siga a estrada que vai de Brasília para a Chapada dos Veadeiros (BR 010). O ponto 1 do mapa é a saída do DF. O ponto 2 é a saída da estrada que vai para a Chapada, pegando uma estrada asfaltada que vai para Formosa (GO-430). O ponto 3 é a saída para uma estrada de terra.
Mapa 1
Uma curiosidade: no ponto X deste mapa está localizado o divisor de águas das três grandes bacias brasileiras - Tocantins, Paraná e São Francisco. Só existe um lugar no Brasil onde essas três bacias fazem divisa e é onde está marcado no mapa.

Mapa 2 - mostra em detalhe a saída da estrada que vai para a Chapada dos Veadeiros (ponto 1), a entrada na estrada de terra (ponto 2) e um entroncamento à esquerda na estrada de terra (ponto 3).
Mapa 2
Mapa 3 - mostra o entroncamento a esquerda na estrada de terra (ponto 1) e a estrada até a entrada de Itiquira (ponto 2). Aí tem uma guarita cobrando a entrada e mais adiante um estacionamento.
Mapa 3
Mapa 4 - mostra em detalhe a chegada à entrada da trilha do Salto de Itiquira. O ponto 1 é onde fica a guarita de cobrança de entrada. O ponto 2 é o estacionamento onde começa a caminhada.
Mapa4
Nesta caminhada (mostrada em verde) ainda estamos no topo da serra e o ponto 3 é onde tem a descida para o rio. Neste ponto tem uma cachoeira muito bonita, mas é onde fica a "farofada".
Cachoeira da "farofada"
Mapa 5 - em verde é mostrado todo o percurso da caminhada. No ponto 1 é onde tem a descida para o rio, a cachoeira bonita e a "farofada". Aí acontece a primeira travessia do rio, para a margem esquerda.
Mapa5
No ponto 2 tem uma cachoeira grande e muito bonita. É possível ir até o pé da cachoeira contornando por baixo, pela margem esquerda do rio (é só seguir a trilha). Muita gente faz rapel nesta cachoeira (e já aconteceram algumas mortes!).
Cachoeira do Ponto 2
O ponto 3 é onde tem um poço gostoso onde sempre tomamos banho. Aqui acontece a segunda travessia do rio, para a margem direita. No ponto 4 é onde está a queda de Itiquira. Chega-se por cima. É possível contornar o morro a direita e avistá-la de frente (que não está mostrado no mapa).
Poço do Ponto 3
A trilha tem em torno de 4km de ida e mais 4km de volta. Se fizer o contorno para avistar a queda de Itiquira deve-se andar mais uns 1200m (600m para ir e 600m para voltar). O caminho é de descida na ida e de subida na volta. Leve água e comida para passar o dia (mas traga o lixo de volta!). Também leve roupa leve, boné, roupa de banho e calçado apropriado para caminhadas. É uma trilha excelente! Desfrute seu passeio.

Boa sorte!

Um comentário:

  1. Obrigado pelas dicas excelentes! Estou me encorajando para fazer esta trilha! Abraço!

    ResponderExcluir