terça-feira, 4 de agosto de 2015

Islândia – Terra de gelo e de fogo



Dê uma olhadinha no mapa abaixo.

Se o Oceano Atlântico inexistisse ia parecer com isso. Essa cicatriz, que aparece no meio do oceano é a linha que divide a placa tectônica das Américas, da placa tectônica da África e Europa. E essa linha passa bem pelo meio da Islândia.
Mapa do Oceano Atlântico com Islândia e as fissuras das placas tectônicas
Como as placas estão se separando, isso significa que a Islândia cresce, em média, 5cm por ano. Significa também que tremores de terra e vulcões fazem parte do dia-a-dia do islandês.

Junte nessa receita a proximidade do Polo Norte e a influência da quente Corrente do Golfo e temos também um dos climas mais loucos do planeta, com muita chuva, neve e VENTO!
Rota 35
É uma terra de contrastes e de uma beleza natural incrível.

Se você não tem muito tempo pra torrar, concentre-se em alguns passeios que são imperdíveis.

Reykjavik não é nenhuma brastemp, mas não dá pra ignorar. Afinal, muito provavelmente é lá que você ficará hospedado. Então aproveite a oportunidade e conheça um pouco da capital desse maravilhoso país.
Paisagem rural na Península de Sneafellsnes
Com tanta atividade vulcânica, gêiseres e fontes termais é o que não falta. Apesar de pessoalmente não conhecer, devido a uma mera opção fotográfica (prefiro fotografar PAISAGENS), não deixe de visitar a Blue Lagoon, uma belíssima lagoa termal de águas azul turquesa... apinhada de turistas.

Aliás, o termo gêiser é derivado do islandês “geysir”! Não deixe de ver o Strokkur Geysir, um gêiser que joga água a cerca de 30 metros de altura em erupções que ocorrem a cada 6 a 10 minutos. Belíssimo!!!
Strokkur Geysir
E já que você vai ver o Strokkur, não deixe de visitar duas fantásticas cachoeiras que ficam no caminho: Oxarafoss, no Parque Nacional Thingvellir, e a majestosa Gullfoss.

Apesar de ficar a 380 km de Reykjavik, Jökulsárlón é um passeio inesquecível. Não se deixe intimidar pela distância. A estrada até lá passará por lugares de beleza indescritíveis e ver Jökulsárlón vale qualquer sacrifício.
Oxarafoss
Imagine uma enorme geleira com uma lagoa de degelo de águas azul turquesa repleta de enormes blocos de gelo. No verão, é possível pegar um carro anfíbio e navegar entre esses blocos de gelo. Como essa lagoa está conectada ao mar por um curto canal, a maré baixa arrasta os blocos de gelo para a praia ao lado. E aí você vai ver uma imagem que nem em seus sonhos mais loucos poderia imaginar. Uma praia de areia vulcânica negra, repleta de blocos brancos e transparentes de gelo. Não dá para descrever.
Blocos de gelo na praia de Jökulsárlón
Se você for à Islândia em uma estação que não seja o verão, prepare-se para ver o espetáculo da aurora boreal. Não é algo simples de se ver, por requerer a conjunção de um certo número de variáveis. Você vai encontrar vários operadores de turismo que podem lhe levar para ver a aurora... mas pode ser que você se decepcione com o que vai ver.
Aurora Boreal perto de Hofn
Como toda bela mulher, a “dama da noite” tem os seus segredos. Desvendar esses segredos e mistérios faz parte de sua mística. Mas tenha certeza de uma coisa, depois que ela dança para você, a emoção que sentirá é tão forte que vicia. Você vai querer vê-la mais, mais e mais. E cada vez será diferente, acredite!

Estive na Islândia por seis dias e não fiz nem um terço do que pretendia fazer. Foi pouco!
Movimento circular das estrelas em 20 minutos de exposição
Vou ter que voltar! Triste, né?!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário