segunda-feira, 2 de maio de 2016

Mergulhando pelo mundo – Pirapama



Veja também os outros posts da série "Mergulhando pelo mundo": "Afinal, o que é mergulhar?", "SS Sapona e Castor", "Rosalinda e Pinguino", "Captain Slate", "Eagle e USS Arizona" e "O Cruzeiro do Barba Negra"


Naufrágios são, normalmente, grandes mergulhos. Mas são as histórias que estão por trás que me fascinam nos naufrágios. Esta que vou contar hoje é muito, mas MUITO pitoresca.
Mapa da localização do Pirapama
Você já soube de algum naufrágio causado por dor de corno? É o que conta a lenda dos naufrágios do Pirapama e do vapor Bahia, afundados em 1887, perto de Recife.
O vapor Pirapama, ainda em atividade
A versão popular conta que os comandantes dos dois barcos eram inimigos mortais por conta das cantadas que o comandante do vapor Bahia jogava em cima da esposa do comandante Carvalho, do vapor Pirapama. Cego de ódio, o comandante Carvalho jurou que mataria seu inimigo na próxima vez em que se encontrassem.
Acontece que se encontraram em alto mar. Ao avistar o barco do seu inimigo, o comandante Carvalho teria jogado propositalmente o seu barco contra o Bahia, provocando o seu afundamento em menos de dez minutos.

Como o choque se deu por volta das 23:00, a maioria dos passageiros e tripulantes estava em seus camarotes. Cerca de duzentas pessoas estavam a bordo e mais de 40 vieram a morrer no desastre. Entre os mortos estava o comandante jurado de morte.
O Pirapama, fazendo água e à meia força, ainda conseguiu retornar ao porto de Recife, deixando os náufragos do Bahia à própria sorte. Foi aberto inquérito e o comandante Carvalho foi denunciado por não ter prestado socorro. E o barco, apesar de ter sobrevivido ao choque, teria sido “condenado” e afundado ao largo de Recife.
Mapa dos destroços - fonte: Naufrágios do Brasil
Apesar da pitoresca versão popular, o mais provável é que o naufrágio tenha ocorrido por negligência ou imperícia de um ou até mesmo de ambos comandantes. Mas isso não importa. Que a versão popular tem todos os ingredientes para um belo filme, com altas doses de sexo, drama, suspense, ação e intrigas, ah isso tem!
Independente das reais causas do acidente, o Pirapama proporciona um fantástico mergulho. Era um vapor com propulsão a rodas de pás e hoje sua maior estrutura são os restos do casco.

Como a maioria dos naufrágios, a fauna existente no Pirapama é incrível. Lá podem ser encontrados variados cardumes, além de tartarugas e uma enorme arraia que fez do barco a sua moradia.
Um mergulho inesquecível, que você vai adorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário