quarta-feira, 15 de junho de 2011

Certos furtos II - Barcelona

Veja também o post "Certos furtos I - Itália".

Em minhas férias de 2007, Barcelona se mostrou uma cidade bastante tensa e perigosa para o turista. Foram várias as situações em que presenciei o furto ou a tentativa de furto, além de ter sido alertado pelos moradores locais para as diversas variações usadas pelos ladrões.

Na praça em frente à Catedral da Sagrada Família, costumam agir jovens que lhe abordam com uma lista de assinaturas, solicitando doações. Elas chegam em grupos de duas, mostrando a lista de doações conseguidas para uma obra de caridade qualquer. Enquanto uma lhe explica o quanto a obra é carente e lhe suplica por ajuda, a outra passa a mão na sua carteira. Vi essa cena com um turista americano que foi abordado, mas felizmente percebeu a intenção do furto e reagiu antes que ele se consumasse.

Outro golpe que costumam usar é o do “turista perdido”, normalmente praticado por jovens acima de qualquer suspeita. Igualmente agem em grupo de dois ou três jovens que lhe abordam com um mapa pedindo informações. Mapa aberto na sua frente, um lhe faz as perguntas e o outro... bem, você já sabe!

Nesse mesmo dia, eu e minha esposa estávamos passeando pelo Passeig de Gracia, a rua mais charmosa de Barcelona, quando fomos abordados por duas belas jovens que nos pediram informações de mapa aberto. Turistas ou ladras? Sinceramente não sei! Não aguardei para ver, botei a mão no bolso, pedi desculpas e saí de fininho. Afinal, seguro morreu de velho e já estou devidamente traumatizado com situações como essa para dar bobeira.

Confesso que as duas eram dois pedaços de mal caminho e que qualquer marmanjo ia ficar ali babando, dando trela às duas. Se realmente fossem ladras, teriam tempo suficiente para deixar o cara só de cuecas.

Se você acha que dá conta de duas inofensivas jovens, tome muito cuidado, pois elas nunca estão sozinhas. Alguém bem mais parrudo que você e igualmente acima de qualquer suspeita lhes dá proteção. Ou seja, se você perceber que está sendo furtado, fuja ao invés de partir para o ataque. Uma reação agressiva pode custar bem mais caro que aquilo que era o objeto do furto! De agressor, você poderá passar rapidamente a agredido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário