sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Samoa – bagagem humana


Leia também "Samoa - Manuía aso fanau!"



Com o carnaval chegando, lembrei-me das tradicionais fantasias de havaiano e isso me remeteu à viagem que fizemos à Samoa Americana.

Onde mesmo fica Samoa?!

Se em Samoa Americana respira-se a típica cultura dos EUA, em Samoa “Ocidental” ainda vive-se muito da tradicional cultura polinésia.

A rivalidade entre as duas Samoas é intensa! Enquanto a Samoa Americana nada em dólares, a outra se considera a “verdadeira” Samoa. Tanto é verdade que resolveu retirar o “Ocidental” de seu nome oficial, sendo chamada apenas de Samoa. Quase que essa provocação acaba em guerra!
Carimbo de entrada em Samoa,,, a "Ocidental"!


A economia de Samoa Americana está fortemente baseada na indústria da pesca. Barcos enormes pescam atum no Pacífico Sul, que é industrializado em Pago-Pago (se fala “Pango-Pango”), poluindo a bela baía. Tem dias que o cheiro de peixe exalado por essas indústrias é simplesmente insuportável!
Barcos atuneiroa ancorados ao largo das fábricas em Pago-Pago

Outra forte fonte de renda são os subsídios pagos pelo governo americano, pelo simples fato de Samoa ser um território americano. Uma colônia de luxo em pleno Século XXI! Na verdade, um ponto estratégico que os americanos não abrem mão!

E não pense que os samoanos têm qualquer sentimento ou desejo de independência. Respaldados numa bela cidadania americana, a grana do “cala boca” é tanta e a vida do samoano é tão mansa que o melhor é nem discutir o assunto!

Praia de Afono Bay na Samoa Americana

Já em Samoa “Ocidental”, a economia baseia-se muito na agricultura de frutas tropicais, mas nada se compara com a forte indústria do turismo. São milhares de europeus que buscam lá o exotismo original da Polinésia, algo que já desapareceu no Taiti e no Havaí.

Mas falando de exotismo, nada supera o que vou contar!

Aeroporto Internacional de Pago-Pago

É claro que sua bagagem já foi pesada milhões de vezes nos inumeráveis vôos que você já fez. Mas, por acaso, VOCÊ já foi pesado antes de um vôo comercial, como se fosse bagagem?!

Pois foi isso aconteceu conosco nos vôos entre Samoa Americana e Samoa “Ocidental”. O avião era um pequeno bimotor da Samoa Airlines. E os passageiros eram dispostos no avião como se fossem bagagem, para que o peso de todos fosse harmonicamente distribuído. Estranho? Nem tanto!

Enooooorme bimotor da Samoa Airlines


Você já viu o tamanho de um samoano? Aquilo não é gente! É um armário enorme e pesado que caminha e fala! Imagine um indivíduo de uns dois metros de altura, o dobro de circunferência e mais de duzentos quilos. Agora, dê uma tonalidade bronzeada ao armário, vista ele com um lava-lava (saiote típico local), ponha uma sandália no pé e pronto, esse é o estereótipo do típico samoano!

Um típico samoano. E aí, vai encarar?!

Agora imagine essa “criança” entrando num pequeno avião bimotor. Passar pela estreita porta é o primeiro desafio. O segundo problema é sentar. Não é brincadeira, mas cada samoano ocupa DOIS assentos no avião. E como o cinto de segurança dos dois assentos não consegue abarcar TODA a circunferência da pança do samoano, um extensor é usado para unir as duas pontas. Só vendo para acreditar!

O resultado é que o pessoal de terra tem que harmonizar a distribuição desses gigantes entre os assentos e você vai de contra-peso. Basta uma bobeada qualquer, que a carga máxima do avião passa do limite. E se três desses monstros resolvessem sentar do mesmo lado, o avião voaria de banda!

Vista aérea de Samoa


Confesso que tanto o vôo de ida como o de volta foram 50 minutos de tensão, olhando aquele marzão lá embaixo pela janelinha do avião. Enquanto não pousamos fiquei praguejando o armário que estava sentado à minha frente!


Um comentário:

  1. He he he he he grande experiência. Edu também é cultura!!! Parabéns pela experiência. Vou pesquisar no Google Earth e localização física dos países mencionados. Um abraço,

    ResponderExcluir