quinta-feira, 4 de abril de 2013

Aventura – As cavernas do PETER



Veja também o outro post da série “Aventura”: "Um zumbi na Trilha do Indaiá (Salto do Itiquira)"



Não, meu caro, não estou falando do Peter, algum conhecido meu que seja espeleólogo. Estou falando do PETER – Parque Estadual de Terra Ronca, que fica no norte do estado de Goiás, no município de São Domingos.

O PETER reúne o maior conjunto de cavernas das Américas. São mais de 600 conhecidas e, dizem os especialistas, nem 20% do total foi descoberto. A região é um verdadeiro queijo suíço!
Mapa da estrada para o PETER
Pois bem, foi lá que passamos a nossa Semana Santa. E foi uma aventura em todos os sentidos!

Imagine um lugar que fica a uns 390km distante de Brasília. Quanto tempo você acha que levaria pra chegar lá?! Chuta aí? 390 dividido por 80km/h dá umas 5 horas, o que é um número pra lá de razoável, concorda?!
Típica casa rural da região de São Domingos, GO
Nananinaná!!!! Primeiro porque, logo depois de Formosa, nos deparamos com um desastre na rodovia. Um choque frontal entre dois carros que resultou na morte de três pessoas e mais dois feridos em estado grave.
Detalhe de porta
O resultado foi duas longas horas parados em um congestionamento interminável, aguardando a pista ser liberada. Tempo suficiente para ver o quanto o ser humano é mórbido e adora ver desgraça. Tempo suficiente para ver o quanto muitos motoristas brasileiros adoram dar uma de Gérson e ultrapassar os demais pelo acostamento... prejudicando inclusive o trabalho de bombeiros e ambulâncias, que tinham que sair da estrada, completamente tomada por “espertinhos”, para conseguir chegar ao local do acidente! Tempo suficiente para ver o quanto ainda precisamos nos conscientizar que álcool e volante não combinam. Afinal, já que tenho que esperar nesse congestionamento, “qual é o problema” de tomar uma latinha de cerveja?! Foi revoltante!!!
Essa árvore seca me lembrou uma bailarina
Pé na estrada, pegamos o trecho de terra logo depois de Guarani de Goiás. Me senti como uma pipoca dentro de uma panela. Um peão tem que ficar 8 segundos no lombo de um touro bravo. Eram meros 45km, mas nós ficamos duas intermináveis horas quicando dentro da van! É pra chegar e dizer em alto e bom som: PETERquispariu!!!
Cachoeira da Palmeira
NOVE HORAS  E QUINZE MINUTOS depois da nossa partida, às cinco da matina, quando o sol já ameaçava dar o ar da sua graça, FINALMENTE chegamos, PRA LÁ DE MOÍDOS, à Pousada Lua de São João, para descansarmos algumas horinhas antes de enfrentarmos a primeira caverna. O mesmíssimo tempo pra voar de Brasília pra Miami maravilha, mas nossa opção mesmo foi São João Evangelista, no sertão do norte de Goiás! Gosto não se discute, concorda?!!!
Caveira de boi que marca a entrada para a cachoeira
Uma região por onde passavam, no passado distante, as tropas de mulas vindas do litoral baiano, carregadas de sal, com destino à Vila dos Couros, atual Formosa, GO.

Uma região por onde passou a famosa Coluna Prestes, que ficou por longo tempo em São Domingos, sede do município. Na caverna de São Bernardo ainda existem as ruínas de um enorme e antigo fogão feito de pedras, o chamado “Fogão dos Revoltosos”!
Curioso cipó na mata da cachoeira
Uma região que, mesmo não sendo Minas, se encaixa no que é descrito no livro Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa.

E foi exatamente a menos de um quilômetro da pousada, que a Globo gravou, nos idos de 1985, a minissérie de mesmo nome, estrelada por Bruna Lombardi, Tarcísio Meira, Yoná Magalhães, Mário Lago, Ney Latorraca e... Tony Ramos.
A descomulal boca de entrada da Caverna de Terra Ronca! Note o tamanho das pessoas ao fundo!!!
Quem viu a minissérie não se esquece e ainda suspira pela beleza de Diadorim (Bruna Lombardi). Igualmente ainda se lembra das famosas imagens da luta de facões entre Riobaldo (Tony Ramos) e Hermógenes (Tarcisio Meira), feita em contra luz na boca da Caverna de Terra Ronca.
Nascer da lua
E tendo a trupe da Globo “acampado” por um longo tempo nesse pequeno lugarejo, é óbvio que ainda hoje a minissérie alimente o falatório local.

Seu Emílio, antigo morador de São João Evangelista, é só ser provocado para reclamar que, até hoje, a Globo ainda não pagou pelo aluguel de sua casa.
Lua cheia
Mas não fale no nome de Tony Ramos perto dele:

“Vixe! Ô ômi covardi! Tem medo inté di cavalo”!!!!

Pano rápido, please!!!
Capa do DVD da minissérie

5 comentários:

  1. Grande Edu !!
    Tiver a satisfação de fazer parte dessa vaiagem para lá de especial. Parabéns pela materia.
    Abraço e ate a próxima, se Deus quiser.
    Ass: Welton (Vocal da Banda Belina02).

    ResponderExcluir
  2. Hoje vou preparar as fotos do Belina 02 e lhe mando depois! Abs

    ResponderExcluir
  3. Comentário postado por Felipe Pullen Parente em 4/4/2013:

    Zé,

    O maior complexo de cavernas do mundo é o Mamooth Cave (http://mauoscar.com/2011/08/26/mammoth-cave/), onde a cada ano são descobertos cerca de 100 km de galerias.

    Uma boa sugestão de uma futura viagem para vocês...

    Um abraço,


    Felipe Pullen Parente

    ResponderExcluir
  4. O Felipe é um amigo de longa data e seu comentário faz sentido! Agradeço a sua pertinente intervenção!!!

    Realmente o termo que usei, "sistema de cavernas", está incorreto. Mamooth é realmente o maior sistema de cavernas do mundo.

    Dei uma lida em diversos sites e deveria ter usado o termo "região cárstica". Terra Ronca faz parte da região cárstica denominada de Grupo Bambuí, que abrange os estados de Minas, Bahia, Goiás e Tocantins!

    Segundo o livro "As grandes cavernas do Brasil" de Auler, Rubbioli e Brandi, a maior região cárstica das Américas.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a história e fiquei muito curiosa para conhecer o local! Parabéns pelo blog e fotos.
    Abraços

    ResponderExcluir