quinta-feira, 11 de julho de 2013

Cuba – Dicas genéricas de La Habana



Veja também os outros posts da série “Cuba”: "Pobre Cuba Libre", “Sueldos de fazer inveja e “Por fora, bela viola...


O que tem de bonito pra ver em Cuba? Do meu ponto de vista, duas coisas: as paradisíacas praias caribenhas, que deram a Cuba o apelido de “Pérola do Caribe”, e o seu povo, o mais fantástico e amistoso que conheci em minhas viagens. Mas o povo mesmo você apenas terá um verdadeiro contato se você se misturar com o povaréu, como eu fiz. Esqueça essa opção!
Senhor que vendia charutos populares na Calle San Ignacio
E Havana?! A menos que você queira conhecer algo semelhante a uma área onde caiu uma bomba ou se você deseja ter certeza absoluta de que o comunismo não deu certo em nenhum lugar do mundo, esqueça! Havana não vale a pena. É apenas um fantasma de um passado glorioso, que o governo cubano esqueceu durante 50 anos e está agora maquiando pra turista ver.
É impressionante a quantidade de carros antigos em Havana
Se você tem um desejo irrefreável de conhecer Cuba, gaste o seu tempo nas lindas praias dos resorts europeus de Varadero, Cayo Largo ou da Ilha da Juventude e esqueça que está em Cuba. Aliás, se estivesse em algum resort da República Dominicana, você estaria curtindo exatamente o mesmo, com muito mais conforto e, provavelmente, gastando menos. Olha que isso me foi dito por um taxista cubano!
Charuto é uma paixão nacional. Pena que os bons charutos sejam apenas um sonho de consumo para a maioria dos cubanos
Mas como você é teimoso e não vai dar pelota pro que eu estou falando, sei que você vai visitar Cuba e que Havana estará em seu roteiro.

Bem, aí você tem duas opções: ou visita Havana logo no início da viagem, para fazer depois uma desintoxicação, nas praias de Varadero, desse trauma vivido, ou deixa pro final, caso você prefira ter um choque de realidade e queira voltar pra casa morrendo de vontade de dar um murro no focinho do primeiro PeTista que aparecer falando maravilhas sobre Cuba.
Muitos carros antigos em perfeita conservação
Não posso falar nada dos belos resorts de Varadero e similares, mas posso falar muita coisa sobre Havana, pois devo ter rodado uns “800” km a pé pelos becos dessa cidade.

Não estive em outras cidades como Trinidad, Matanzas, Cienfuegos e Santiago de Cuba, mas outros turistas, que lá estiveram, me disseram que não perdi nada de excepcional!
Bicitaxista tomando cerveja enquanto aguarda cliente
Em Havana, a pobreza gritante agride aos olhos (e ao nariz), mas você não será molestado por ninguém. Havana é a cidade mais segura por onde passei. No máximo (e com frequência e com muita educação), algum cubano lhe abordará para lhe “ajudar”, para lhe dar informações, para oferecer rum ou charutos bem baratinho (comprar na rua, NEM PENSAR!!), ou mesmo pra lhe pedir um trocado. Se der trela, ele vai grudar que nem carrapato, mas isso também ocorre por essas terras tupiniquins!
Nem todos carros antigos estão em perfeitas condições
Não se esqueça de ter sempre CUCs (moeda local usada pelos turistas) suficientes no bolso. Cartão de crédito é um objeto que NÃO É USADO em Cuba!!! É que nem democracia! Ninguém ouviu falar disso em Cuba! Se não tiver CUCs, pague em euros ou em dólar, mas vai ter que pagar em cash! O câmbio oficial é o mesmo em todos os lugares por onde passar, mas nem pense em trocar dinheiro no meio da rua!
Vestida de forma chamativa, esta limpadora de rua defendia uns trocados nas fotos com turistas
E por falar em câmbio, não leve dólar, LEVE EURO! O dólar, devido às pinimbas com os EUA, é desvalorizado em Cuba. Você vai perder dinheiro!

Em termos de turismo, não precisa mais que dois dias para Havana ou um dia, sendo bem explorado, pode ser mais que o suficiente! Há um ônibus de turismo que para em vários locais, onde você pode subir e descer. Não sei o preço, mas me disseram que é o melhor jeito de conhecer Havana!
Havana é uma viagem ao passado, infelizmente onde o tempo degradou a antiga glória
Esqueça o bairro de Vedado. Apesar de menos “destruído”, lá só tem de interessante o Memorial de José Martí, cuja parte mais turística é o mirante, a 140m de altura. Concentre seus passeios ao Centro e à Habana Vieja, mas esteja preparado para ver uma cidade destruída!
Dessa aí eu ganhei um beijo!
No próximo post falarei dos melhores pontos a serem visitados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário