terça-feira, 2 de julho de 2013

Cuba – Pobre Cuba Libre



Imagine uma mulher que, de tão linda, já foi Miss Universo, isso lá pelo fim dos anos 50.

Infelizmente, acreditando em suas promessas, acabou se casando com um troglodita, que achava que mulher bonita era mesmo a que pegava na enxada e trabalhava sol a pino!

Free Cuba... mas libertar-se de quem?!!! Dos irmãos Castro?!!!
Pouco mais de cinquenta anos depois, essa linda mulher está um caco de pessoa. Ao contrário de tantas outras setentonas pra lá de gatas, é uma velha caindo aos pedaços, que mal lembra seus tempos de glória!

Conheci essa mulher e ela se chama Havana, capital de Cuba!

Essa é a minha visão de Cuba – um país caindo aos pedaços
A menos que você seja PeTista, se você pretende visitar Cuba, pense duas vezes antes de se decepcionar profundamente. Mais parece que jogaram uma bomba em boa parte de Havana! Basta sair do buchicho restaurado pra turista ver, para perceber que a cidade está simplesmente DE – TO – NA – DA!!! Só vi coisa semelhante em Luanda, Angola, e isso ainda na época da guerrilha.
Pouca ou nenhuma manutenção sofreram os edifícios nos últimos 50 anos
Sinceramente?! O cubano, não vive... sobrevive... e sobrevive em uma maca no corredor aguardando vaga em uma UTI do SUS, entendeu!!!
Em Habana Vieja é comum encontrar pardieiros onde vivem várias famílias
É claro que existe a Cuba dos turistas, que se hospedam nos resorts europeus de Varadero, de Cayo Largo e da Isla de la Juventud. Mas isso não é Cuba!
Daí para um curto circuito é meio caminho andado!
Para conhecer a verdadeira Cuba dos cubanos, deixei de lado os hotéis e me hospedei em uma casa de cubanos. Valeu a pena e recomendo. Anote aí: Casa de Eugenio y Fabio, Calle San Ignacio 656, entre Jesús María e Merced. Não se amedronte com a redondeza! É um verdadeiro oásis por apenas 30 CUCs (cerca de 25 euros) de diária!! Confortável, com ar condicionado e frigobar, cofre de segurança, café da manhã maravilhoso (por fora) e hospitalidade nota mil!!!
"Hotel" onde fiquei - Casa de Eugenio y Fabio. RECOMENDADÍSSIMO!!!
Mas é só botar o pé para o lado de fora para se ter o choque com a realidade trágica. Se é difícil conseguir descrever o que você verá, não será possível encontrar palavras para lhe fazer sentir o cheiro fétido das ruas.
Perguntado por um senhor por que tirava fotos, disse que era um fotógrafo brasileiro e queria fotografar a vida dos cubanos. Aí ele me convidou para conhecer s sua "casa" (se é que posso chamar aquilo de casa!). Essa é a foto da cozinha dele!!!
E foi aí, circulando pelas pobres ruas de Habana Vieja, que descobri a maior beleza e a maior joia de Cuba: o povo cubano!!!!
Cubano pintando a porta de sua casa
Já viajei por dezenas de países, de todos os continentes, e posso garantir que nunca conheci povo mais fantástico, educado, simpático, alegre, prestativo e amistoso que o povo cubano.
Cubana - alegria acima de tudo
Minha viagem não foi para conhecer a Cuba dos turistas. Vim para circular pelas ruas e fotografar TUDO, principalmente a verdadeira Cuba dos cubanos. Entrei em casas, padarias, bares, mercearias, açougues, conversei com pessoas sentadas nas calçadas, brinquei com crianças, andei de bicitaxi (ou seria taxicleta?!), de táxi coletivo, de ônibus e, acima de tudo, gastei a sola do meu sapato... me integrei com um povo sofrido, SOFRIDO PRA CARAI, mas que jamais deixa de ter um sorriso nos lábios e está sempre pronto a lhe ajudar.
Sem comentários!
Acredito na vida após a morte e, certamente, os cubanos estavam entre aqueles que gritaram “Barrabás”! Somente tendo MUITO pecado no lombo, pra penar o que os cubanos penam todos os dias! Vá ter pecado assim lá na PQP!!!
Olhar perdido, quem sabe pensando em um futuro melhor?!
Pedinte?! Só vi um, eu JURO!!!
Sorriso de Monalisa
Segurança?! Apesar de toda a pobreza, Havana é a cidade mais segura que já visitei, acredite se quiser!!! Também pudera, dizem os cubanos que aqui vivem 3 milhões de pessoas. Dois milhões de policiais, para um milhão de habitantes!!!
Que Deus OS livre desses dois!
Viva o socialismo! Viva a Revolução!!!

Pano rápido, por favor!!!


6 comentários:

  1. "...nunca conheci povo mais fantástico, educado, simpático, alegre, prestativo e amistoso..."

    Não dá para ter o bolo e comê-lo ao mesmo tempo, Edu.

    Abs,


    Neto PeTista

    ResponderExcluir
  2. Pô sei lá se eles têm vocação pra hiena. Mas o fato é esse mesmo, o país está pra lá de detonado, a vida deles sem qualquer perspectiva e eles rindo da própria desgraça!

    ResponderExcluir
  3. Pensar que ainda tem gente que defende esse País de um regime tão cruel e de um povo sofrido.
    Defendemos sim o povo cubano que, conforme você disse Edu, é de alma pura, hospitaleiro e está sempre alegre, apesar do grande sofrimento que lhe é imposto.
    EDU, PARABÉNS PELA BELÍSSIMA REPORTAGEM que permitiu aos seus seguidores conhecerem um pouco sobre esse País que todos nós gostaríamos que fosse de fato uma CUBA LIBRE.

    ResponderExcluir
  4. Pensar que ainda tem gente que defende esse País de um regime tão cruel e de um povo sofrido.
    Defendemos sim o povo cubano que, conforme você Edu pode constatar in loco, é de alma pura, hospitaleiro, prestativo e alegre.
    EDU, PARABÉNS PELA EXCELENTE REPORTAGEM que permitiu aos seus seguidores conhecerem um pouco sobre esse país que todos nós gostaríamos que fosse de fato uma CUBA LIBRE.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Vasco! Outros "causos" virão, além de muitas outras fotos! Aguarde!!!

    ResponderExcluir
  6. Publicado por Sérgio Schenkel em 3/7/2013:

    Grande Edu!

    Fantástico seu texto (adorei a figura da mulher setentona casada com um troglodita), assim como as fotos, que dizem tudo.

    O que acontece por lá é uma bela aula de como destruir um país (e não um povo) na base da opressão com capa de salvação... e o pior é que tem gente que acha bacana...

    Grande abraço!

    Sergio

    ResponderExcluir