quarta-feira, 31 de julho de 2013

Peru - Considerações pré-incaicas

Antes de eu começar a falar sobre minha viagem à Bolívia e Peru, é importante dar algumas dicas, até mesmo para que seja mais fácil a compreensão de tudo.

Se você está pensando a ir a Cusco e Machu Picchu, ou algo semelhante, a primeiríssima coisa que você precisa saber é que nada, absolutamente NADA, vai lhe preparar para respirar no ar rarefeito das grandes altitudes.
Machu Picchu, às seis da matina, pouco antes do sol entrar por cima da montanha!!!
Estar condicionado melhora um pouquinho, mas não importa se você é um atleta ou um cidadão comum, cada corpo vai reagir de uma forma diferente.

Nosso grupo tinha nove pessoas. Dessas, sete penaram com a altitude, de diversas formas. As mais comuns são a enxaqueca, a vertigem e ... o vômito!!! Se apenas alguns desses sete tiveram vertigem e enxaqueca, TODOS eles vomitaram e, frequentemente, mais de uma vez. Surpreendentemente passei ileso por tudo isso, exceto pelo excesso de gases!
Mulher chola, típica mestiça do Peru, vendendo choclo (milho) na feira
Não importa que você seja uma fina dama da sociedade, você vai ter gases e uma vontade irrefreável de soltar PUM! Não tenho dúvidas que você vai soltar MUITO PUM e, muitas vezes, em situações bastante constrangedoras!!!
A 5000m, o Huayna Potosí visto do Chacaltaya, La Paz, Bolívia
Não há o que fazer para evitar, pois é algo que diz respeito à física: gases se expandem quanto menor for a pressão a que são submetidos!

Dê uma olhada no saquinho da foto abaixo, comprado em Curitiba. Pois vai ser assim que você vai se sentir em Cusco.
Saquinho de maçã desidratada, comprado em Curitiba... sob os efeitos do ar rarefeito de Cusco!!
Caminhe devagar e respeite os limites do seu corpo. A exaustão pode estar a menos de 5 passos e, dependendo de onde você estiver, perder os sentidos pode ser muito fácil e suas consequências nada agradáveis!

Machu Picchu tem uma temporada chuvosa e outra seca. Visitar aquela maravilha debaixo de chuva não tem nenhuma graça, é óbvio! A melhor época para visitar vai de maio a setembro. O ideal é junho e em janeiro é chuva pura!!!
A famosa Estrada da Morte, de La Paz para Coroico, Bolívia
Lembre-se que há um limite diário de número de turistas para visitar Machu Picchu. Ou seja, faça sua reserva com bastante antecedência. E isso não apenas para a visitação de Machu Picchu, mas também para o trem de ida e volta até Aquascalientes, assim como a reserva no hotel nessa pequena cidade.
Criança Quéchua, em Cusco, Peru
E como seguir fielmente o que foi contratado é pouco respeitado na Bolívia e Peru, esteja bem documentado, pois "imprevistos" ocorrerão! Nessas horas, esteja com os recibos, com o detalhamento do que foi contratado, com o telefone do seu agente de viagem e de seu representante no Peru à mão, além de BASTANTE DISPOSIÇÃO para brigar pelos seus direitos.
Ruínas de Saqsaywaman, em Cusco, Peru
Para finalizar, vamos falar da Trilha Inca. Na minha forma de ver, a menos que você seja um fanático por trilhas e caminhadas, você não vai perder muita coisa.

Optei por respeitar o meu corpo e chutei a trilha pra escanteio. Fiquei em Cusco curtindo outros passeios e não estou nem um pouquinho arrependido.
Ruínas de Pisaq, no Vale Sagrado, uma excelente opção à Trilha Inca
Ah, e não se esqueça de tomar chá de coca, MUITO chá de coca!!! Ele não vai lhe ajudar a se adaptar à altitude. Não vai dar barato nenhum, mas ajuda pacas a "encontrar" ar para o seu pulmão!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário