domingo, 9 de fevereiro de 2014

Considerações tupiniquins - Choque de realidade



Depois de 5 meses de Miami, fizemos uma visita surpresa ao Brasil!

Foi uma baita emoção rever todos aqueles que nos são queridos e ver a cara de surpresa de cada um ao se deparar com a "última" pessoa que imaginavam poder estar ali na frente deles!!!

Lembrar do abraço apertado e cheio de saudades que ganhamos da Bebela, nossa neta, ainda me deixa com os olhos marejados.
Família Moreira reunida pra comer uma deliciosa feijoada e festejar nossa visita surpresa
Foi bom, MUITO BOM passar essas 3 semanas com filhos, netos, irmãos, sobrinhos e amigos.

Mas foi triste, MUITO TRISTE rever o nosso Brasil. Brasília, então, nem se fala!
AgNULO, o pior governador da história de Brasília
Foi um verdadeiro choque de realidade! Não é possível que as coisas tenham piorado TANTO em apenas 5 meses! Seria impressão minha? Infelizmente não, foi a opinião de todos com quem conversei!
Mais de 70 mortes violentas até a primeira semana de fevereiro
Brasília está abandonada! O AgNULO é disparado o pior governador que já tivemos.

Por onde passei vi muitas obras de recapeamento das pistas... e ponto.
Propaganda da Operação Tartaruga... como se fosse algo admissível!
Por outro lado a insegurança está por todos os lados. É inadmissível que a Polícia Militar faça uma operação tartaruga que já dura mais de dois meses, jogando a população indefesa aos bandidos! É inadmissível que a capital federal tenha, como resultado dessa ação, mais de 70 mortes violentas apenas no início de 2014, mais de duas por dia! 
Operação Tartaruga? Um absurdo!!!
É inadmissível que o AgNULO apenas tenha começado a se mexer após o assassinato a sangue frio de um jovem em Águas Claras! É inadmissível ver o escárnio com que as lideranças sindicais dos policiais comemoravam o aumento da criminalidade!

Não consigo imaginar isso acontecendo em um país civilizado!
Manifestação contra a violência, em Águas Claras
Ouvi por três dias consecutivos o DF TV, da Rede Globo. Um show de horrores que faria inveja a qualquer jornal fuleiro tipo Notícias Populares. As notícias? Assaltos, sequestros relâmpagos, roubos de carros, assassinatos, estupros... Notícia boa? Nenhuma!
Seria piada, se não fosse trágico!!!
Não consigo imaginar coisa semelhante aqui em Miami!

O trânsito?! Meu Deus! Gentileza, educação e respeito às regras mais básicas simplesmente sumiram e passaram a ser exceção entre os motoristas.
O trânsito em Brasília se tornou um caos absoluto!
Estava no Setor Hospitalar Sul quando ouvi uma troca de "gentilezas", aos berros, entre um motorista e um pedestre. Imagino (repito IMAGINO) que o pedestre tenha atravessado fora da faixa e tenha recebido uma prensa do motorista. "Seu merda!" foi a coisa mais gentil falada nessa discussão.
Muita grana... mas zero de educação e respeito!!!
Fechadas como revide ao outro motorista e desrespeito à vagas de idosos/deficientes são coisas triviais.

Abuso de motoqueiro então, nem se fala!!!
Motoqueiro no trânsito virou caso de polícia!
Não vi algo semelhante nem em países onde o trânsito é louco, como México e Peru!

Tudo está pichado! Das residências, às placas de trânsito chegando aos monumentos, nada passa ileso pelas mãos dos vândalos. Como era de se esperar, pichado está, pichado fica!
Mal eram instaladas, as novas placas de sinalização eram pichadas!
Ah, não confunda graffiti com pichação.

Poderia continuar essa interminável lista. Prefiro poupá-lo!

O pior é que não vejo qualquer perspectiva de melhoria!
Pichações estão por toda Brasília
Acho que nós brasileiros estamos nos comportando como o sapo que é colocado numa panela, cuja temperatura vai subindo aos poucos. Se acostuma com a gradativa piora das suas condições... até morrer cozido!
Há formas mais adequadas de expressar revolta ou arte. Pichação, para mim é vandalismo!
Por isso tudo, confesso que foi com grande satisfação que voltei para Miami. O problema é que o corpo e a cabeça voltam para cá... mas o coração fica no Brasil!

4 comentários:

  1. Infelizmente essa é a realidade brasileira. Por aqui a palavra de ordem é corrupcao, que sangra os publicos e impede a oferta de servicos dignos a populacao.

    ResponderExcluir
  2. Meu garoto Edu,
    Cara, sei não, mas acho que você desacostumou com a zona que é isso aqui. E nos estamos vivendo como o sapo, como você tão bem exemplificou. Vamos deixando a coisa rolar, com raríssimas exceções, com o parlatório irresponsável da classe política justificando o que está ocorrendo por conta da democracia, as instituições democráticas e outras baboseiras.
    O que constatamos de fato é uma total de falta de representatividade e legitimidade, que os bocudos (políticos) vêm a público justificar, como se buscassem legitimidade as suas ações (particulares).
    No meu modesto entender, enquanto não instituirmos a pena de morte para os crimes hediondos, a coisa ficará como está. É possível que depois de instituída a pena de morte esta possa, no futuro, até ser reavaliada. Mas enquanto considerarmos corrupção como prêmio (veja os rateios "realizados" para pagar as multas dos mensaleiros), não vejo salvação.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Edu, o pior é que não é só Brasília, é todo o Brasil. Você não teve o desprazer de ir a um hospital público, marcar uma consulta, fazer um "RauXis", não foi visitar uma escola pública, não foi a um estádio de futebol. Apesar das poltronas estarem todas numeradas, a marcação não funciona pois o público não respeita a marcação. Vão gastar mais de 30 bilhões de reais (12 bilhões de dólares) para fazer os estádios e as obras de mobilidade, mas o gramado de alguns dos novos estádios está muito pior do que o do estádio original. Nosso governador gastou mais de 2 bilhões de reais para fazer um estádio para os jogos da terceira divisão do campeonato brasileiro, onde estão Gama e Brasiliense. Público médio destes jogos - 2 (DUAS) mil pessoas. Quanto fica uma passagem para Miami?!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Devemos ressaltar que temos sim serviços de primeiro mundo na hora de cobrar e receber os impostos! A Receita federal tem computadores capazes de receber milhões de declarações e informações sobre a renda de cada brasileiro que é assolado por taxas e impostos abusivos, sem chance alguma de escapar! A Secretaria de Fazenda do GDF cobra impostos já pagos pela segunda vez sem o menor escrúpulo, expondo o contribuinte sem que este esteja em débito!!!

    ResponderExcluir