segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Cuba – Bloqueio econômico?! Onde?!!!



Veja também os outros posts da série “Cuba”: "Pobre Cuba Libre", "Sueldos de fazer inveja", "Por fora, bela viola... " e "Dicas genéricas de La Habana"



Ainda não sei exatamente as consequências que essa reaproximação EUA e Cuba vai gerar.
Não sei em Havana, mas por aqui em Miami, ela ainda não anima a nenhum cubano. Nenhum cubano com quem tenho conversado se anima a voltar. Acho que ainda tem muito, mas MUITO o que acontecer antes de alguém se animar.


O gelo vai derretendo aos poucos, mas o malfadado e polêmico bloqueio econômico permanece.

Mapa parcial do Caribe
Ouvi muito PTista amigo meu falando cobras e lagartos sobre a asfixia econômica que esse tal bloqueio traz à Cuba, mas tenho certeza de que nenhum deles esteve por lá, para realmente comprovar as teorias que os líderes esquerdistas vendem e eles engolem como verdades absolutas. Duvido que alguém tenha lido algo mais "arejado" que Carta Capital. Vivenciar a realidade, então, nem pensar! Só rindo!
Jornal oficial do Partido Comunista Cubano - o mais perfeito controle "social" da mídia, sonho dourado de todo PTista
Mas eu estive lá e, por quase uma semana, vivi na casa de um cubano, em plena Habana Vieja. Posso afirmar, sem medo de errar, que, hoje, o maior prejudicado com o tal bloqueio é exatamente o país que estabeleceu: os EUA!

Por quê?! Porque o mundo inteiro faz negócios com Cuba... menos os Estados Unidos! Um verdadeiro tiro no pé... dos americanos, é claro!

Avenida Bélgica, Havana
Chineses, canadenses, espanhóis, mexicanos, brasileiros e outro punhado de países fazem negócios com Cuba. Isso sem falar na ajuda que a Venezuela dá, abastecendo a ilha com petróleo.

Mas se não é pelo bloqueio econômico, porque, então, a economia cubana não decola? Não decola e nem vai decolar tão cedo! Simplesmente porque está baseada em um modelo econômico socialista e de intervenção do Estado. Um modelo que não deu certo em nenhum lugar onde foi instalado.

Mural com Che Guevara, em Habana Vieja
Faltam produtos em Cuba? Depende! Falta tudo o que o governo distribui ao povo através de suas cartelas. Por causa do bloqueio? Não! Porque o governo é incompetente na implementação de seus programas e/ou não tem dinheiro para fazê-lo. Mas esse mesmíssimo produto está disponível, além dos turistas, para o cubano que tenha dinheiro para comprá-lo. Quem?! Qualquer um que resolva sair da sombra do governo e suar a camisa, fazendo bicos, montando pequenos negócios... ou até mesmo ganhando dinheiro "desapropriando" o que é do governo!!!
Bicitáxi
CUMÉQUIÉ?! "Desapropriando" o que é do governo?! O cubano diz que desapropria, para não dizer que está roubando. Um mero eufemismo!

O pai de um conhecido meu, quando vivia em Cuba, trabalhava em um restaurante estatal. Diminuía as porções servidas e levava a diferença para casa. Assim podia alimentar seus filhos e gerar um trocado vendendo para os vizinhos. Isso é comum em Cuba, é culturalmente aceitável e ninguém tem vergonha de fazê-lo!

Calle Acosta em Habana Vieja - enquanto estive por lá, o lixo não foi recolhido dos containers
Mas já que estamos falando em algo icônico como o bloqueio econômico, vou citar duas imagens que viraram ícones mundiais. A Coca-Cola é um ícone do capitalismo americano, concorda?!!

Por outro lado, existe algo mais representativo da Revolução Cubana que a Plaza de la Revolución, onde Fidel fazia seus discursos intermináveis?!

Plaza de la Revolución - imagine-se você em pé lá em baixo com a moleira torrando debaixo de uma "lua" tropical, sendo obrigado a ouvir (e aplaudir), por horas, os discursos intermináveis do Comandante Fidel.
Pois bem, ao visitar o Memorial José Martí, na Plaza de la Revolución, não deixe que a sede lhe abata o ânimo revolucionário. Na barraquinha ao lado você poderá comprar uma latinha de coca-cola bem gelada. Hecho en México!

Viva la Revolución!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário