quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

México: Una buesta!!!


Veja também os demais posts da série “México”: “Día de Muertos”, “Chiapas”, “Mezcal tem gosto de festa...”, “Cañón del Sumidero”, “Dançando na Praça”, “O Cristo de Copoya”, "Um pouco de história I", "Ninho de Cobras" e "Isla Mujeres"

Depois de duas semanas perfeitas, onde estivemos sob os cuidados de nossos anfitriões mexicanos, em Tuxtla e San Cristóbal de las Casas, no estado de Chiapas, começamos nossa volta para a Cidade do México.
Mapa do México
Foi o primeiro dia em que estivemos sob o pacote preparado pela Five Tour (de Brasília) / Nascimento Turismo e sua representante mexicana. Infelizmente, o que aconteceu foi preocupante. Tivemos a mostra mais cabal de amadorismo e falta de respeito pelo cliente. Realmente um dia para se esquecer! Um dia completamente perdido nessa maravilhosa visita às terras mexicanas.

O pacote contratado foi longamente discutido conosco, os clientes, e não saiu nem um pouquinho barato. No entanto, esse dia foi o primeiro de uma série de furos, nunca a nosso favor, obviamente!
Catedral de San Cristóbal de las Casas
Ainda em Brasília, discutimos longamente com o representante da Five Tour, todo o nosso trajeto até a Cidade do México. 

Optamos por voltar de ônibus, para que pudéssemos conhecer as belezas locais: Oaxaca, Puebla, Taxco. O que ninguém, repito NINGUÉM, nos alertou era que o trecho San Cristóbal / Oaxaca, de cerca de 600km seria feito em uma estrada precária, onde não havia a menor infraestrutura de suporte ao viajante. E quando digo nenhuma, é NENHUMA mesmo!!!! Uma viagem no meio do NADA, numa das regiões mais pobres do México!
San Cristóbal de las Casas, Chiapas
Ora, se um cliente quer visitar um local onde há um despenhadeiro e pode correr risco de vida, o mínimo que se espera é que ele seja avisado dos riscos que corre. Obviamente não corremos risco de vida, mas NINGUÉM nos alertou sobre os problemas que iríamos enfrentar nessa viagem.

A estrada até que não tem buraco, mas é tão precária que deu saudades das rodovias brasileiras. Cada ultrapassagem era um parto! Imagine, levamos 13 horas e meia até conseguirmos chegar a Oaxaca, completamente estropiados. Uma média de menos de 45km/h para uns 600km, incluindo aí os tempos das paradas. Um trecho que poderia ter sido feito comodamente de avião, conforme nos alertaram em San Cristóbal!!!
Uma viagem pelo meio do NADA!
Mas, diria você, certamente o ônibus onde estávamos era grande e com banheiro a bordo, conforme o que nos foi prometido e combinado em Brasília, não é mesmo?! 

NANANINANÁ!!! Era um pequeno micro-ônibus onde se aboletaram os 16 brasileiros, o guia, o motorista ... e a bagagem!!! Ah, a bagagem! Quem conhece brasileiro conhece nossas bagagens... e, como nossas bagagens não couberam no bagageiro, boa parte dela foi entulhada no banco traseiro, incomodando os passageiros.

Banheiro a bordo?! Assim como o tamanho do ônibus contratado foi reduzido, também retiraram esse item do contrato!!!
O micro ônibus onde 16 brasileiros + guia + bagaaaaaagem se aboletaram!
Como profissionalismo passou longe, o guia e muito menos o motorista NUNCA tinham viajado por aquelas bandas e, como era de se esperar, se perderam! 

E aí, para desespero nosso, apelaram para um aparelhinho “eletrônico” moderníssimo chamado ZéPS. Não, não é GPS não! É ZéPS mesmo!!! E funciona assim: está perdido? Ponha a cabeça para fora do ônibus e pergunte pro primeiro Zé que passar, para onde que fica o caminho correto! E foram várias vezes que o ZéPS foi acionado durante a viagem.
Ah, quanto profissionalismo!
Em uma viagem de mais de 13 horas era de se esperar que estivesse prevista uma parada para almoço, concorda?! Pois não estava!!! Depois de nossos insistentes pedidos, começaram os telefonemas do guia à matriz, para saber onde haveria um restaurante MINIMAMENTE adequado, na medida que estávamos no meio do nada!

Pois o tal restaurante estava em uma cidade 15km atrás e tivemos que retornar. Sorte nossa que só retornamos 15km! Podia ser bem pior, concorda?! O restaurante era limpo, confortável e a comida simplesmente deliciosa! Mas, ou era esse restaurante ou teríamos que fazer jejum pelo resto da viagem!!!
Melhor "regar" no mato
Banheiro de estrada não é nenhuma Brastemp em nenhum país do terceiro mundo! Sabemos disso no Brasil e a coisa não foi diferente lá no México. Mas nada pode superar o “Sanitarios Públicos y Regaderas” da foto acima. Confesso que optei por ir “regar” o mato!

Resumindo, o primeiro dia de viagem foi, literalmente e em bom portunhol, “una buesta”!!!
Maior precariedade impossível!
O pior realmente foi esse dia, mas os tropeços e o desrespeito desse pacote turístico foram nos acompanhando até o retorno ao Brasil!

Anote aí e jamais esqueça para nunca cair na esparrela que caímos: FIVE TOUR / NASCIMENTO TURISMO! Essas duas, nem que me paguem eu não acredito ou contrato os serviços! E espero que você faça o mesmo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário