terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Grã-Bretanha – Strathisla



Veja também o outro post da série “Grã-Bretanha”: “British Museum



Em 2014 fizemos uma maravilhosa viagem à Grã-Bretanha. Uma viagem completamente fora do tradicional circuito turístico.
Mapa da Grã-Bretanha
Conhecemos muitas pequenas cidades da Inglaterra e Cornualha, mas, de tudo que vimos, a Escócia é, sem dúvida alguma, o mais bonito. Tá legal que o tempo não colaborou muito. Esteve nublado e com chuva boa parte da viagem. Mas assim é a Grã-Bretanha. Chuva e tempo nublado fazem parte do cotidiano do britânico.
Uma visita imperdível
Além de dezenas de castelos seculares, a Escócia é também sinônimo de uísque. Pra quem curte, um passeio imperdível! Não sou fâ de uísque, mas visitar uma destilaria era algo que estava no nosso plano de viagem. Valeu a pena!
Strathisla é a mais antiga destilaria da Escócia
Escolhemos a Strathisla, destilaria que fabrica o malte que é base para o famoso uísque Chivas Regal. É também a mais antiga destilaria em funcionamento na Escócia, produzindo desde 1786, tendo sido comprada em 1950 pelos Chivas Brothers para garantir a produção do malte mais importante no blend do seu uísque.
Mary e meu irmão Beto na entrada da linha de produção
O nome Strathisla significa “vale do rio Isla”, em celta. Lá aprendemos coisas curiosas a respeito da fabricação de um malte.

O processo se inicia com a torrefação e moagem da cevada. Depois disso se junta a turfa e a água pura proveniente de nascentes da região. Depois do processo de fermentação, é feita a filtragem e inicia-se a fase de destilação.
Câmaras de fermentação
O bagaço é transformado em alimento para o gado. Gado alimentado por rejeito de Chivas Regal deve ser muito chique, concorda?!!

O líquido destilado se divide em 3 partes “cabeça”, “coração” e “pé”, conforme o seu teor alcoólico. Apenas o coração, que contém o correto teor alcoólico é aproveitado. Do que é descartado, parte volta a ser destilada para fazer um aguardente de uísque.
Torres dos alambiques
Produto de uma dupla destilação, o malte que sai do alambique é tão claro quanto qualquer cachaça. Sua cor dourada é adquirida no processo de envelhecimento em tonéis de carvalho.
Armazéns de envelhecimento
Outra coisa curiosa é a respeito de seu sabor. Ao contrário do que eu imaginava, o sabor é proveniente do formato da torre de destilação do alambique. Torres mais altas, mais baixas, mais bojudas... cada uma dá um gosto diferente ao malte destilado. Jamais imaginei isso. Isso significa que, cada vez que a destilaria aumenta a sua capacidade de produção, o novo alambique tem que ser milimetricamente igual aos demais para que não haja qualquer variação no seu sabor.

O líquido destilado será então armazenado em tonéis de carvalho, que já foram usados anteriormente para armazenar bourbon ou xerez, e envelhecido.

40 diferentes maltes fazem parte do uísque Chivas Regal, inclusive o conhecido Glenlivet
O Chivas Regal é um uísque resultante da mistura (blend) de mais de 40 diferentes maltes. Curiosamente, com o fechamento de algumas destilarias ao longo dos anos, a receita de um uísque vai tendo que ser adaptada, para evitar uma alteração sensível no aroma e sabor que sempre notabilizou aquele produto.

Apesar da maioria dos armazéns de envelhecimento da Strathisla serem modernos, o antigo ainda é mantido, principalmente para visitação. Foi esse que visitamos... e o cheirinho de malte pairando no ar é delicioso.
Os maltes são envelhecidos em tonéis de carvalho usados para armazenar bourbon ou xerez
Delicioso e perigoso! Como esse cheirinho é proveniente da evaporação do malte armazenado nos tonéis, o teor de álcool no ar é muito alto e pode fazer alguém se embriagar sem ter tomado uma única gota de uísque!

No processo de envelhecimento, cada tonel perde cerca de 2% do seu conteúdo ao ano. É o que chamam a “parte do anjo” (angel’s share).
Toda visita tem que terminar numa degustação, concorda?!!
Vimos um tonel de 60 anos de idade. No seu interior, apenas cerca de 30% do seu conteúdo original, aguardando um evento super especial para ser usado: a coroação do próximo soberano britânico.

Nesse momento a Chivas produzirá uma edição especial de uísque que deverá custar a bagatela de 50000 libras esterlinas CADA GARRAFA. Algo como R$ 281500,00. E aí, vai comprar quantas?!!!
Passeando pelas instalações da destilaria
A visita terminou, obviamente, com uma degustação. Provamos os uísques de 8 e 12 anos e os maltes sem e com envelhecimento. Uma experiência fantástica! Não deu outra, saímos de lá com uma garrafa de Strathisla debaixo do braço.

Manja aquele lema, “beba com moderação”? Foi exatamente o que fiz. Tomava o meu precioso Strathisla em doses de “conta gota”!
Antigo moinho
Fui tão sovina, mas tão sovina que o Ômi Lá de Cima me obrigou a abrir mão dessa preciosidade e presentear a um amigo.

Voltando de Miami, embalei tudo, mandei as caixas para a transportadora e me piquei para o Brasil. Acontece que o transporte de líquidos é proibido e a garrafa foi retirada da caixa. Melhor para o grande amigo e guitarrista Gil Lima, que herdou a garrafa e irá consumir por mim! O novo dono merece! Faça bom uso, Gil!!!
Eu e a Mary visitando a destilaria Strathisla
PS: Desapega, desapega...Lição aprendida, Amado Mestre!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário