quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Oeste dos EUA 2014 – Uma cidade fantasma

Veja também os demais posts da série “Oeste dos EUA- 2014”: Dia 0, “Começou torto!”, "Rota 66", "Navajo Nation", "Um lago ancestral", "Pelas frestas do Arizona" e "Manzanar, uma vergonha americana"

 
Bodie é a maior cidade fantasma dos EUA! Localizada a leste da Sierra Nevada, Califórnia, a uns 480km de San Francisco, é tão importante que é reconhecida como marco histórico nacional.
Bodie e o oeste dos EUA
Apesar de ser um parque histórico estadual da Califórnia, recebendo cerca de 200.000 visitantes por ano, é administrada por uma entidade privada, a Bodie Foundation. Um exemplo que poderia ser seguido pelo Brasil.
Uma foto de Bodie ao redor de 1890
A história de Bodie começa em 1859, como um campo de mineração de pouca importância, tocado por um pequeno grupo de garimpeiros. Entre eles estava Waterman Bodey, o primeiro a descobrir ouro na região. Bodey jamais ficou rico e veio a falecer pouco depois, durante uma nevasca, sem nunca chegar a ver a prosperidade da cidade que levou seu nome.
O boom de Bodie demorou e só chegou quando uma mineradora descobriu um rico veio de ouro. Em 1879, Bodie tinha uma população de quase 10000 pessoas e cerca de 2.000 edifícios. Conta a lenda que, em 1880, Bodie chegou a ser a terceira maior cidade da Califórnia, algo bastante improvável.
No seu auge, Bodie chegou a ter instalações de cidade grande tais como uma agência do Wells Fargo Bank, quatro unidades de bombeiros voluntários, orquestra, estrada de ferro, vários jornais diários e uma prisão. Sua Main Street concentrava 65 saloons.

Bodie não era apenas uma cidade rica. Era uma cidade de luxúria e selvageria! Obviamente toda essa prosperidade também trazia consigo, com bastante frequência, assassinatos, tiroteios, brigas de bar e assaltos de diligências, assim como um popular e clandestino distrito da "luz vermelha", na extremidade norte da cidade.

Diariamente os garimpeiros saiam das minas direto para os bares e bordéis para gastar o pouco que tinham ganho. A mistura de dinheiro, ouro e álcool era frequentemente fatal.
Como tantas outras cidades do ciclo do ouro, a prosperidade foi embora tão rápida quanto chegou. Ao final de 1880, ouro mais farto era encontrado em Montana, Arizona e Utah, atraindo a horda de aventureiros "get-rich-quick" (fique rico rápido) de Bodie
Apesar das minas locais ainda estarem bastante produtivas, sua população continuou declinando até chegar a apenas 90 habitantes em 1940.
Em 1915 já era considerada uma cidade fantasma e a última mina fechou as portas em 1942. Com ela veio o vandalismo ao que restou da cidade, hoje com 110 edificações.
Visitar Bodie é uma viagem no tempo. É transportar-se para o final do século XIX, a época mais importante do Velho Oeste americano, e pousar em uma autêntica cidade do ciclo do ouro da Califórnia. Ao andar por Bodie, deixe sua fantasia voar!
Conta a lenda que, ao se mudar de San Francisco para Bodie, uma garota escreveu em seu diário "Good, by God, I'm going to Bodie" (Que bom, meu Deus, estou indo para Bodie).
Uma outra versão, bem menos santa, afirma que essa anotação dizia "Goodbye God, I'm going to Bodie" (Adeus Deus, estou indo para Bodie).
Decida você mesmo qual a versão mais apropriada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário