domingo, 22 de junho de 2014

Oeste dos EUA 2014 – Rota 66

Veja também os demais posts da série “Oeste dos EUA- 2014”: Dia 0 e “Começou torto! 

Pode até ser que venha a reconsiderar os meus conceitos, mas acho que viajar pela Rota 66 não é recomendável para quem tem tendências depressivas.

E mesmo que você não tenha tendências depressivas, não vá para a estrada esperando ver uma paisagem exuberante e cidades maravilhosas e coloridas.

Andar pela Rota 66 é embarcar em uma nave do tempo. É uma viagem ao passado, um exercício de imaginação, tentando recriar na sua mente os momentos de glória daquela ruína que está à sua frente. Na maioria das vezes essa ruína não é mais que um breve lampejo desses tempos de glória.
Carro grafitado em Adrian, Texas
Para o americano, a Rota 66 faz todo sentido! É a “mother road”, a estrada de integração nacional durante boa parte do século XX. A estrada que foi percorrida por milhares de desesperançados da Grande Depressão dos Anos 30, descrita por Steinbeck em “Vinhas da Ira”.

Representa também a glória do Pós Guerra, com a decoração e arquitetura cafona dos anos 50, sendo percorrida por famílias em férias em seus Buicks. É a memória de um passado que foi descartado pela necessidade de se criar uma infraestrutura que impulsionasse o progresso: a Interstate.
Caixa de correio em rancho da Rota 66, Bridgeport, Oklahoma
Aquela estrada estreita, mal pavimentada, que passava por centenas de pequenas cidades, onde o viajante parava para abastecer, comer numa lanchonete, pernoitar em um motel, consertar um pneu furado e comprar um montão de lembrança cafona... deu lugar a uma estrada moderna que liga rapidamente origem e destino, sem se importar com os milhões de pessoas que viviam na antiga Rota 66.
Cadillac Ranch em Amarillo, Texas. Uma em contínua modificação!
Para essas pequenas cidades e pessoas que lá vivem, o progresso e a riqueza passa a 75 milhas por hora, muitas vezes a menos de 500 metros de sua porta.

Para todos os que viviam da Rota 66 em seus gloriosos tempos, o progresso significou ruína, pobreza, uma luta inglória fadada ao fracasso.
Endee, New México, uma das muitas cidades fantasmas ao longo da Rota 66
É por isso que a Rota 66 representa tanto para o americano. É o resgate de um momento de sua história.

E o que representa para o brasileiro acostumado a viajar para Miami, Orlando, Nova Iorque, Londres, Paris, Cancun, etc?!! Nada além de um modismo.
Ruína de casa em Jericho, Texas
Pare e pense. Quando você imagina a Rota 66, o que lhe vem a cabeça? O filme Easy Rider, aqueles carrões dos anos 50 e 60, os tempos da brilhantina. E você em cima de uma Harley-Davidson, concorda?!!!

Então muito cuidado, pois provavelmente irá se decepcionar!
Cemitério de automóveis em Erick, Oklahoma
Ah, tem mais, a menos que você faça essa viagem com alguém especializado em Rota 66, provavelmente irá se perder dezenas de vezes pelo meio do caminho. Por quê? Porque ela simplesmente não mais existe no mapa de estradas. Foi substituída por centenas de estradas e ruas com os nomes mais diversos possíveis.
Velho galpão em McLean, Texas
Se mesmo assim você quiser fazer essa viagem, me escreva. Tenho MUITA informação e posso repassá-las a você! Antes disso, vá lendo “Vinhas da Ira” e vendo o filme “Cars” (com olhar e mente de adulto), para ir entrando no clima!
Casa abandonada em Texola, Oklahoma

2 comentários:

  1. Edu, muito legal o comentário. Queremos fazer a rota em jun/15, saindo de Los Angeles e indo até Vegas, voltando pra LA. Veja o que você pode nos ajudar.
    Um abraço - aristeugm@hotmail.com;

    ResponderExcluir
  2. Aristeu, cheguei de volta da viagem na sexta e minha esposa volta do Brasil hoje. Deixa as coisas serenarem um pouco e lhe mando um monte de informações. Abs, Edu

    ResponderExcluir