terça-feira, 10 de junho de 2014

Time ZONA


Vendo um belíssimo documentário chamado "A Terra Vista pelos Astronautas", um comentário de um dos astronautas, baseado na International Space Station, me chamou atenção.

-"Daqui de cima não conseguimos distinguir as fronteiras"!!!

Uma coisa óbvia, que nem sempre nos damos conta, é que as fronteiras são linhas IMAGINÁRIAS, criadas pelos homens, para definir os limites entre os países.
Onde estão as fronteiras?!!!
Tal como as fronteiras, criamos muitas outras linhas imaginárias tais como meridianos, paralelos e... fusos horários.

Apesar dos meridianos servirem de base para a definição dos fusos horários existentes em cada país, cada governo é livre para estabelecer aquele ou aqueles que considera mais adequado. Se juntarmos nesse balaio os "horários de verão" (summer savings em inglês), a coisa vira, literalmente uma ZORRA completa. Ou seja, uma Time ZONA!

País que é pequeno ou tem uma distribuição geográfica vertical resolve isso de letra. Tem apenas um único fuso horário.

Mas quando o país é grande ou sua distribuição geográfica é horizontal, como Brasil, EUA, Canadá, Austrália e Rússia, não tem jeito, vai ter que adotar mais de um fuso horário.
Os fusos horários de cada país
E a China?!  Apesar da extensão do país, eles decidiram adotar um único fuso horário. Isso cria situações literalmente cômicas. Se um chinês de Pequim vê o sol nascer às 5:00, no extremo oeste do país o sol só nascerá às 7:30! Mais que isso, o chinês pode dar dez passos, cruzar a fronteira e vai ter que atrasar ou adiantar o relógio em até 3 horas! Uma loucura, concorda?!

Cada fuso horário tem uma hora de diferença para o fuso vizinho, concorda?! ERRADO! Como cada país define seu horário, o louco do Hugo Chaves, enquanto estava vivo, estabeleceu que o horário da Venezuela seria MEIA HORA a menos que o do Brasil (Manaus) e MEIA a mais que o da Colômbia!!!
Os fusos horários do Brasil
No Brasil temos quatro fusos horários, mas na prática é quase como se tivéssemos um único fuso horário, uma vez que mais de 90% da população brasileira vive sob a "Hora de Brasília"!

A coisa complica quanto se adota o horário de verão. Dê uma olhadinha no mapa abaixo.
Os fusos horários do Brasil durante o Horário de Verão
Mas zona mesmo são os fusos horários nos EUA. Enquanto no Brasil cada estado tem um único fuso horário (exceto Amazonas), aqui pode ter mais de um. Quando são 7:00 em Miami, são 6:00 em Pensacola, no oeste do estado. Essa loucura se repete em Kentucky, Tennessee, Indiana, Kansas, Nebraska...

Mas nada se compara com o Arizona, na época do horário de verão. O Arizona (talvez por ter ZONA no nome) é o único estado americano a NÃO adotar o horário de verão. Fácil?! Não!

Dentro do Arizona tem uma baita reserva indígena e os índios Navajo resolveram adotar o horário de verão! Simples?! Não!
Os fusos horários dos EUA. O amarelo é o AriZONA!!!
Dentro dos limites da reserva Navajo fica o Grand Canyon, que não é uma área Navajo, ... e obviamente adota o mesmo horário do resto do estado do Arizona!

Descobri essa zorra toda ao preparar minha próxima viagem para o oeste americano. Ou seja, se bobear você vai perder o horário de uma excursão que contratou e dançar na grana que pagou!!

Sei que o Tico e o Teco dos seus neurônios já deram TILT, mas meu espírito sacana resolveu colocar a cereja no topo desse bolo solado!

Já pensou em chegar a um lugar um dia antes de ter saído para lá?!

Heinnn?!
A International Dateline, com Samoa Americana em um dia e Tonga no dia seguinte
Pois pegue um avião em Tonga (que não fica na tonga da mironga do cabuletê) e voe para Samoa Americana. Você sairá de Tonga no dia 11 e chegará em Samoa no dia 10, ou seja, no dia anterior!!!

Pano rápido!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário