sábado, 5 de julho de 2014

Oeste dos EUA 2014 – Navajo Nation

Veja também os demais posts da série “Oeste dos EUA- 2014”: Dia 0, “Começou torto!” e "Rota 66"

Todo o norte do Arizona e sul de Utah é uma vasta área de reserva indígena Navajo. E nessas áreas os Navajos se organizaram como nação, a Navajo Nation. Dentro da reserva, eles podem legislar, gerar infra-estrutura como estradas e escolas, criar parques indígenas, restringir o acesso de não navajos a certas áreas, exercer o poder de polícia, estabelecer taxas e multas, etc.
Mapa do Oeste dos EUA
Uma situação bem distinta da que temos no Brasil, onde o índio é tratado como idiota e de idiota não tem nada. Índio, ou “nativo americano” sendo politicamente correto (e chato), por aqui ta feliz de não ter uma FUNAI pra lhe torrar o saco!
Nascer do sol sobre a West Mitten, East Mitten e Merrick Bute
 Você certamente já viu imagens de Monument Valley. É um visual tão marcante que muitos filmes, desde os faroestes de John Ford, usam este cenário maravilhoso.

Monument Valley é um parque indígena. E para visitá-lo paga-se uma taxa aos Navajos. Nesse parque, diversas áreas são restritas apenas aos navajos. Circular por essas áreas restritas pode resultar em uma pesada multa ao infrator.
Visão do Artist's Point
Toda essa área, a mais de 160 milhões de anos atrás fazia parte de um oceano. Movimentos da crosta terrestre elevaram o fundo desse oceano a mais de 1500m de altitude. Milhões de anos de erosão pelo vento e chuva completaram o serviço.
Velho junípero
Meu dia em Monument Valley começou ainda no breu completo. Afinal de contas, o nascer do sol sobre a West Mitten é simplesmente inesquecível. O melhor lugar para uma foto do nascer do sol fica na estrada de terra logo abaixo do Visitor Center.
Nascer do sol no West Mitten
Mas não é apenas o nascer do sol que dá uma foto maravilhosa. É só circular pela estrada que circunda o vale que cenas incríveis irão aparecer no visor de sua  câmera.  Meus  preferidos   locais   são   North   Window  (N 36.957006° W 110.073033°     -     um     bom    para     por    de     sol),     Artist's     Point    (N 36.957015° W 110.059609°)   e   Yei Bi Chei  /  Totem Pole  (N 36.936561°  W 110.061689°).
Mapa do Monument Valley Tribal Park
Não deixe de fotografar também a famosa Mile Mark 13 na US163. Quem viu Forrest Gump vai se lembrar da visão de lá.
Monument Valley visto do Mile Mark 13
Ah, antes que eu me esqueça, tem mais uma coisa interessante sobre a região. A Nação Navajo é uma sociedade matriarcal. A mulher é o centro da família e é ela que tem como herança os bens, normalmente terra e gado. Ou seja, em um casamento, a mulher é que é o “bom partido”. O homem entra com uma mão na frente e outra atrás!!!
Visão da North Window

Nenhum comentário:

Postar um comentário