segunda-feira, 28 de julho de 2014

Peru - Pitadas de Cusco


Se você está preocupado com a altitude de Machu Picchu, esqueça! Deveria estar muito mais preocupado com a altitude de Cusco. Afinal, caminhar a 3400m de altitude não é uma atividade das mais prazenteiras.
Oeste da América do Sul - Cusco, Peru
Por outro lado, é uma cidade muito bonita, culturalmente rica, cheia de história e, para quem gosta de fotografia, repleta de temas para serem fotografados. Não é por acaso que a UNESCO declarou a cidade como Patrimônio Histórico da Humanidade.
Milho nativo
Prepare-se para encontrar uma cidade repleta de turistas das mais diversas nacionalidades, Com cerca de 400 mil habitantes, Cusco recebe cerca de 12 milhões de turistas ao ano!

E com tanto turista perambulando por diversos locais históricos, fica aqui a pergunta: vale a pena ter um guia?!  Quem me conhece, sabe que normalmente eu sou o meu próprio guia e que odeio esses guias que vendem seus serviços na porta de um local histórico.
Indígena quéchua vendendo flores
Pois estava entrando nas ruínas incas de Sacsayhuaman quando uma senhora delicadamente se apresentou como guia. Com muita gentileza recusei e ela me deu um argumento que me derrubou: "Senhor, sem um guia Sacsayhuaman não passará de um amontoado de muros de pedras"!
Plaza de Armas - coração histórico de Cusco
Contratei os serviços da Sra. María Lizárraga (magelo_58@hotmail.com; celular 984348530) , uma professora pra lá de simpática que deu um banho de conhecimento. O mais gozado é que, de vez em quando, ela fazia um ligeiro teste de conhecimentos para ver se tínhamos absorvido o que ela tinha falado! Confesso que valeu cada centavo que paguei e recomendo os serviços dela a cada um que vá a Cusco!!!!
Criança quéchua
Com guia ou sem guia, saiba que o nome da cidade se origina da língua quéchua, Qusqu. Aliás, o nome oficial é Cusco, com "S", mas muita gente ainda usa Cuzco, com "Z". Sinceramente, não faz a menor diferença!

Mais que isso, se você é homofóbico, vai se arrepiar ao ver tantas bandeiras gay dependuradas... inclusive nos prédios públicos!
A whipala, bandeira de Cusco
Epa epa! Acho que tem algo meio estranho por aqui! É claro que tem e aquela bandeira não é a bandeira gay, com o seu tradicional arco-íris! Mas que é bastante parecida, isso é!!

Essa bandeira se chama wiphala, tem sua origem na cultura inca e foi adotada como bandeira oficial da cidade de Cusco!
Vendedora quéchua
Uma coisa me chamou a atenção no Peru, assim como na Bolívia: a ausência de carros importados fabricados no Brasil. Fui, enquanto trabalhava na Anatel, várias vezes ao Peru e uma vez à Bolívia. Naquela época, encontrar carros brasileiros era muito comum. Pois eles desapareceram! Foram substituídos por um mar de veículos japoneses usados importados! Mesmo usados, eles têm mais confiabilidade e qualidade que os brasileiros... além de serem MUITO mais baratos.
Artesanato local
E por falar em carro, quer fazer um peruano feliz?! Dê a ele, de presente, uma buzina de carro. Não há nada no mundo que um peruano mais adore que sentar a mão na buzina! E na hora que um cruzamento dá um nó de rosca, a poluição sonora é insuperável!
Típica sacada colonial
Dica final: tome MUITA água e tenha sempre um potinho de vaselina por perto. Antes de você pensar em besteira, lembro que a secura da altitude vai rachar os seus lábios e deixar seu nariz ressecado. No fim da viagem você me agradecerá!

2 comentários: