terça-feira, 22 de julho de 2014

Oeste dos EUA 2014 – Pelas frestas do Arizona

Veja também os demais posts da série “Oeste dos EUA- 2014”: Dia 0, “Começou torto!”, "Rota 66", "Navajo Nation" e "Um lago ancestral"

O deserto de Great Basin é o maior dos EUA. E em seu limite sul existe um lugar incrível, Page, no Arizona.
Oeste dos EUA - Page, Arizona
Se Page é árida em sua superfície, sua beleza está escondida nos “slot canyons” ou cânions de fresta. Ao contrário do Grand Canyon que é aberto em V, os cânions de fresta têm um formato de V invertido. Uma fresta no topo e mais largos embaixo.
Lower Antelope Canyon - fresta na superfície e cânion por debaixo
Por serem formados de rocha de arenito e estarem em áreas de enxurradas relâmpago, como a mostrada neste vídeo, a erosão da água vai cavando rocha abaixo, criando formações lindíssimas!
A beleza do Upper Antelope Canyon é indescritível!
O mais famoso desses cânions de fresta é o Upper Antelope Canyon. Quando estive lá em 2010 já estava super visitado. Agora, para os fotógrafos, está quase impossível de se conseguir uma foto decente no meio de mais de uma centena de turistas. A coisa tá mais parecendo metrô em hora do rush!!!
A belíssima e famosa imagem do raio de sol
Mas não fique triste, pois existem outros “slot canyons” incríveis em Page e visitei quatro desses cânions.

Não deixe de visitar o Upper Antelope, mas fuja da multidão. Vale a pena tentar essas outras opções. Não sairá decepcionado!
Rattlesnake Canyon - vale a pena ser visitado!
Se você é fotógrafo, ou gosta de fotografia, busque um tour específico para fotografia. Você paga um pouco mais caro, mas terá um guia que lhe orientará quanto aos melhores ângulos e ainda irá retirar o populacho de frente de sua foto. Mais que isso, dependendo da empresa e do dia, poderá ter um guia exclusivo, um guia só para você!
Bela formação rochosa no Rattlesnake Canyon
Em 2010 fiz o tour com o Antelope Canyon Tours. Fiquei muito satisfeito. Desta vez contratei os serviços para fotografar quatro cânions, pela Adventurous Antelope Canyon Photo Tours (AACPT) e foi MUITO melhor. Com eles fiz o Upper Antelope ao meio dia (para a famosa foto do raio de luz) e no fim da tarde. Com um guia só para mim, fiz também o Mountain Sheep Canyon e o Rattlesnake Canyon. O Mountain Sheep não é lá essas coisas, mas o Rattlesnake tem formações lindíssimas.
Waterholes Canyon
Outro cânion maravilhoso é o Waterholes (N 36.835625º W111.502977º). Esse é o único que você pode fazer sem guia. Mas se meter em um desses buracos sem alguém perito por perto é dar MUITA chance para o azar. Contratei o Robert Mendez, (robert.jw.mendez@gmail.com) meu excelente guia shoshone (tribo indígena americana), da AACPT. Foi uma experiência maravilhosa! De quebra, fomos até o “The Fins” ("barbatanas" – N 36.834050º W 111.489561º) já na hora do por do sol. Simplesmente inesquecível!!!
The Fins, ao por do sol
Aproveite  que  está  na  região  e  dê  uma  passada  pelo  Horseshoe  Bend (N 36.876431º W111.502895º), um lugar onde o Rio Colorado faz uma curva em formato de ferradura. O local é impressionante pelo tamanho, com o rio passando 800m abaixo da pirambeira onde você está. Mas se quiser fotografar, venha com uma bela grande angular. Caso contrário não vai conseguir pegar toda a cena!
Horseshoe Bend, no Rio Colorado
Mas  a  grande  surpresa,  para  mim,  foi  fotografar  o  Lower  Antelope  Canyon (N 36.902523º W111.410212º). Acho que o Lower consegue ser tão ou mais bonito que o Upper, com a grande vantagem de ter muito menos gente. Fiz o tour fotográfico com a Lower Antelope Canyon Tours (lowerantelope.d.ellis@gmail.com 928-640-1761). Recomendo... e se puder pedir o Chris como guia, peça. É uma operadora pequena e eles buscam a satisfação total dos seus clientes. Saí de lá 300% satisfeito!!!
A beleza do Lower Antelope Canyon é fantástica!
Mas o Lower Antelope também guarda uma história trágica. Você se lembra do vídeo lá de cima? Pois em 1997, 12 turistas foram pegos dentro cânion por uma dessas enxurradas. Apenas um sobreviveu (veja aqui o seu relato). Depois disso, uma série de medidas de segurança foram tomadas. A mais importante delas é a de que nenhum turista pode entrar em um cânion se houver a possibilidade de tempestades na região. Afinal, cerca de seis a oito enxurradas, talvez não tão fortes como essas, acontecem todos os anos!
Lower Antelope Canyon - tão belo quanto o Upper, mas mais barato e com menos gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário