sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Peru – A cruz Inca



Veja também os outros posts da série "Peru": "Considerações pré-incaicas", "Pitadas de Cusco" e "Caminhando por Cusco"

Quem já esteve no Peru provavelmente já se deparou com a famosa “cruz Inca”, representada nas imagens abaixo. Mas, por acaso, você sabe o que ela significa? Qual é a sua simbologia?
Mapa da região, com Cusco
A cruz Inca, também conhecida por chakana ou cruz andina, é um símbolo milenar dos povos da região. Carrega em si diferentes significados e interpretações, que variam em torno de uma ideia comum daquilo que, para eles, é a vida e sua relação com a espiritualidade.
A cruz inca e seus diferentes quadrantes
A própria palavra chakana, deriva do quéchua, língua nativa local. Vem de “chaka”, que significa ponte ou ligação, e “na”, que significa instrumento. Algo como um instrumento de ligação cósmica, ou seja, o caminho do homem em direção à espiritualidade.
Cruz inca em artesanato de Cusco
A cruz Inca possui quatro pontos principais, que são as suas partes maiores. Estas partes simbolizam as quatro estações do ano, os quatro elementos fundamentais da vida (terra, água fogo e ar) e os quatro pontos cardeais.

Na parte de cima fica o norte, assim como o ar. Na parte de baixo o sul, a terra. Do lado esquerdo fica o oeste, assim como a água. Do lado direito o leste e o fogo.
A cruz inca nas ruínas de Tiahuanaco
Os doze vértices da cruz estão divididos em quatro grupos, cada um com uma simbologia distinta.

Os vértices da parte superior representam a vida espiritual.
Artesanato local
Os do lado esquerdo (entre norte e oeste) representam os três mundos na visão andina: o mundo inferior ou inframundo, que é o mundo dos mortos; o terrestre ou mundo dos vivos, onde todos nós vivemos; e o mundo superior, que é o mundo dos espíritos. 
Artesanato com cruz inca
Os vértices da parte superior direita (entre norte e leste) representam os três animais sagrados dos incas, que igualmente estão relacionados a um dos mundos já citados. A serpente representa o mundo inferior, o puma representa o mundo dos vivos e o mundo dos espíritos é representado pelo condor.

Os vértices da parte inferior representam a vida real.
Cruz inca em ruína
Os que ficam na parte inferior esquerda (entre sul e oeste) representam os valores humanos: não roubar, não mentir e não ter preguiça. Há variadas interpretações desses significados, como, por exemplo, eu respeito, eu aprendo e eu trabalho, que no fundo acabam seguindo a mesma lógica.
Joia com o tema da cruz inca
Finalmente, no lado inferior direito (entre sul e leste) estão as três formas de trabalho, igualmente com variadas interpretações. Uma delas diz que essas formas de trabalho são: trabalhar para o imperador, trabalhar para a comunidade e trabalhar para a família. Observe que trabalhar para si próprio não existe como uma das opções de vida.

Pouco se fala a respeito do círculo no centro da cruz. Não achei nada relevante a respeito.
Cruz inca nas ruínas de Tiahuanaco
Pra quem gosta de esoterismo, a cruz Inca é um prato cheio. Se é verdade? Não sei. Certamente mostra uma visão bastante complexa do mundo e da vida.

Deixo que cada um de vocês chegue às suas próprias conclusões.

3 comentários:

  1. Cheguei do Peru, Cuzco pra ser mais exato.
    Sobre o buraco no meio,pode ser pachamama (deusa da terra) ou Inti ( deus Sol) ou os dois.

    ResponderExcluir