sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Friendship Force: isso você não vê pela CVC


Quando Jimmy Carter ainda era governador do estado americano da Geórgia, fez uma viagem com sua comitiva à Brasília. Como o número de hotéis disponíveis na época era bem limitado e devido a alguma bobeira de sua assessoria ou por estar ocorrendo algum evento importante na cidade, todos os hotéis estavam lotados!
Recepção no aeroporto de Tuxtla, Chiapas, México
O que fazer para resolver o problema de hospedagem?! A solução veio de uma amiga brasileira de um dos assessores do Carter: telefonou para seu grupo de amigas e COMUNICOU (nem deu a opção de dizer não) que elas receberiam um ou dois membros da delegação de Carter. Assim, eles ficaram hospedados em casa de famílias brasilienses em sua estada em Brasília. Foi um sucesso!
Mary e nossa anfitriã, Carmen Benito, no jantar de boas-vindas em Tuxtla
E foi um sucesso tão grande que um dos assessores de Carter resolveu desenvolver a ideia quando o Carter chegou ao governo, criando o Friendship Force International, um grupo de clubes que visa o intercâmbio cultural entre diversos países, através da força da amizade!

Durante essas visitas de intercâmbio, os delegados do clube do país visitante (chamados de embaixadores) ficam hospedados por uma semana na residência de membros do clube anfitrião. O objetivo básico não é o turismo em si, mas o intercâmbio de culturas através da vivência do dia-a-dia do seu anfitrião. É por isso que um dos lemas do Friendship diz que “it is a question of faces, not places”! Ou seja, seus membros visam conhecer pessoas, mais que lugares.
"Embaixadores" do FFI Brasília no passeio pelo Cañon del Sumidero, México
A essa altura do campeonato, aposto que seus olhinhos estão brilhando pensando na possibilidade de economizar uns bons trocados com hotéis em viagens ao exterior. Bem, pode ir tirando o cavalinho da chuva! No final das contas pode até ficar mais caro que hospedar-se em um hotel. E mais, você não escolhe o seu anfitrião, que pode até ser um rico banqueiro... mas pode ser um pobre bancário!
Mary e Cármen Benito, em Tuxtla, México
Primeiro que você não necessariamente vai visitar aquele país ou local desejado. Por exemplo: você tá a fim de ir para o Havaí, Paris ou Sydney. Mas na hora de computar os desejos de todos os membros do seu clube, você foi voto vencido e acabou dando Rússia, México e Indonésia. Paciência, fazer o quê?! Bem, aí o seu clube encaminha as preferências à matriz do Friendship em Atlanta, que vai compatibilizar os pedidos do mundo inteiro. E aí, acaba pintando uma viagem ao México. Cancun? Nem pensar! O clube escolhido, no México, foi em Tuxtla, capital do estado de Chiapas.
Edu e Mary dançando na praça La Marimba, em plena quarta feira, em Tuxtla, México
Bem, o que fazer? Sentar no meio-fio e chorar? Que nada! Você vai curtir e curtir de montão! Tenha certeza de que será uma experiência única e que jamais irá conseguir em uma viagem pasteurizada tipo aquelas da CVC.
Mary e nosso anfitrião, Enrique Rubio, no almoço de boas-vindas em San Cristóbal, México
Você vai visitar lugares que estão completamente fora do circuito turístico, comer as coisas que o povo local come, conhecer costumes que nem imaginava existirem e, principalmente, conhecer pessoas incríveis que se tornarão seus amigos pelo resto da vida!

Mas, para que isso aconteça, você precisa fazer sua parte nas atividades do seu clube. Principalmente recebendo em sua casa e dedicando o seu tempo aos embaixadores dos clubes estrangeiros que visitarem o seu clube.
Nossos anfitriões, Enrique e Cármen Rubio, no almoço em Rancho Nuevo, Chiapas, México
Este ano recebi amigos do Chile e do Tenessee, EUA. Ano que vem receberemos visitas de clubes de Berlim,Alemanha, e do Oregon, EUA. Em Tuxtla, México, nos hospedamos na casa de uma pessoa maravilhosa, a Carmen Benito! E agora, aqui em San Cristóbal de las Casas, estamos desfrutando a amabilidade infinita de um casal, Cármen e Enrique Rubio. A vocês, nossos anfitriões mexicanos, o nosso MUITO OBRIGADO!
Edu recebendo o título de "Visitante de Honra" do prefeito de San Cristóbal, México
Se o que você busca é o turismo puro e simples, aqui não é o seu lugar! Mas se você busca conhecer o mundo através das mais diversas culturas e fazer amigos ao redor deste planeta, o Friendship é o lugar ideal!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário