domingo, 4 de novembro de 2012

Panamá, conexão das Américas



Cá estamos nós no aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá, aguardando o embarque para a Cidade do México.

É impressionante como um país pobre e atrasado consegue se reinventar. Depois de décadas de atraso, debaixo de ditaduras, o Panamá se encontra em franco e visível progresso econômico.

Amanhecer chegando ao Panamá
Sinceramente não sei se esse progresso está chegando às camadas menos favorecidas da população, mas a realidade é que há mais empregos e oportunidades para todos.

Desde 1999, quando o Canal do Panamá deixou de ser um protetorado americano e voltou para as mãos dos panamenhos, é visível que o país avança.

Pousando
Ponto de ligação entre o Atlântico e o Pacífico, o Canal do Panamá é a maior fonte de divisas para o país. Afinal, para uma empresa transportadora marítima, cujos custos operacionais envolvem milhões de dólares, mais vale pagar algumas centenas de milhares de dólares para cortar o caminho pelo Canal que fazer uma longa e dispendiosa volta pelo Cabo Horn, na ponta extrema da América do Sul.

E como cada centímetro vale dinheiro, os navios modernos são construídos para aproveitar 100% da capacidade do Canal. Ver a manobra de transposição das eclusas é algo que impressiona a qualquer um.

O amplo e confortável Aeroporto de Tocumen
Mas o Canal, construído no início do século XX, está no limite de sua capacidade. Assim, porque não ampliá-lo?!! E é o que o Panamá está fazendo, em uma obra de cifras pra lá de bilionárias.

O aeroporto de Tocumen, segue a mesma lógica. Como o Panamá está em um ponto central entre a América do Sul e os países ricos do norte, o aeroporto é um enoooorme ponto de conexão com dezenas de voos chegando e saindo. Uma loucura! Para um país pequeno como o Panamá, este aeroporto é quase um Guarulhos... só que mais civilizado e bem melhor estruturado e infinitamente mais confortável para os viajantes... o  que não é muito difícil, concorda?! E depois que os EUA criaram mil barreiras à entrada de estrangeiros, isso aqui virou a festa das empresas aéreas da região. Pode-se ir de qualquer capital das Américas e Caribe para qualquer ponto do mundo, sem precisar de visto de entrada para os EUA.

Free-shop é o que não falta!!
E com uma vantagem adicional: o aeroporto, assim como todo o resto do Panamá, é um enoooorme free-shop! O free é meio relativo, pois, se eles não cobram taxas, os preços são um pouco mais caros que os que você vai encontrar em Miami e Nova Iorque... mas antes de serem cobradas as taxas locais. Acaba ficando uma coisa pela outra e vale a pena ir às compras!

O problema fica na falta de oportunidades de equipamentos mais profissionais e produtos sofisticados. Mas no picado miudinho isso aqui é o paraíso do turista muambeiro.

Aeroporto de Tocumen - um grande ponto de conexão das Américas
Bem, vou ficando por aqui, pois estão chamando para o embarque!

Arriba México!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário