terça-feira, 20 de novembro de 2012

México: Mezcal tem gosto de festa...


Se você já tem um pouco de quilometragem na vida, certamente vai lembrar de uma propaganda antiga do achocolatado Nescau: “Nescau tem gosto de festa, é gostoso e não faz mal...”!!!

Mezcal, bebida típica de Oaxaca
Pois é, aqui no México não tem Nescau, mas tem MEZCAL!!! Então leia de novo o título deste post com o ritmo da musiquinha da propaganda acima, mas com voz de bêbado!!!

É que depois de algumas talagadas de Mezcal, você está completamente “borracho”, pra lá de Marrakesh!!

Maguey, tipo de ágave usado para fazer o mezcal
Mas que diabos é o tal do mezcal?!! É a bebida típica de Oaxaca e prima irmã da tequila... só que beeeeem mais forte!!

O coração do maguey
Ambos são feitos do coração do agave. Enquanto a tequila usa o agave azul, o mezcal usa o maguey. A tequila tem um processo industrializado, enquanto o mezcal é feito em fábricas artesanais, bem parecidas com os nossos alambiques de cachaça.


O maguey depois de assado no forno à lenha
O maguey leva dez anos até dar o pendão da flor, indicando que está pronto para ser colhido. Aí, cortam-se as folhas e o miolo da planta é cozido por três dias em fornos à lenha feitos de pedra. É exatamente esse processo que dá ao mezcal um sabor e aroma meio defumado. É bem doce e parece com uma cana assada na brasa.

A moenda puxada a burro
A partir daí o maguey é levado para uma moenda hiper rudimentar, onde a mó é puxada por burros. Ele é moída por horas até virar bagaço, tal como o nosso bagaço da cana.

Bagaço de maguey já fermentado
Aí entra o processo da fermentação. O bagaço é deixado por até 8 dias em tonéis de madeira, junto com água, para fermentar.

O alambique
A fase seguinte é a da destilação, onde o bagaço é levado para um alambique à lenha. Ao contrário da tequila, que sofre dupla destilação, o mezcal passa uma única vez pelo alambique. Experimentei o mezcal ainda quentinho, recém saído da destilação. Uma delícia!!! Mas confesso que a nossa branquinha ainda é bem melhor!

O mezcal, recém destilado, saindo do alambique
Bem, meus caros, até aí tudo muito bom, tudo muito bem. É na hora do engarrafamento que a porca torce o rabo! Além do mezcal tradicional e do envelhecido, outros sabores podem ser adicionados para darem toques exóticos, como cravo, especiarias, frutas e o ...gusano!!!

O "famoso" gusano, prontinho pra ser comido... com limão e sal picante!
Gusano?! Bem, o gusano é a larva de uma borboleta e vive nas folhas espinhosas do maguey. E não é que os fabricantes colocam o tal do gusano dentro das garrafas do mezcal!!! Dizem que o mezcal com o guzano tem um sabor todo especial... e que quem toma o último gole da garrafa tem que comer o guzano que está no fundo!

O mezcal é vendido em diversos sabores... inclusive o de gusano!!!
Aaaaargh!! Só de pensar me dá embrulho no estômago!

4 comentários:

  1. Sim, eu provei essa bebida no fim de semana...

    E fui eu q sequei a garrafa no restaurante e o melhor comi os gusanos.

    Sinceramente, o gosto é soberbo, tem o gosto do mezcal mais rustico...

    É mto bom... eu recomendo a fechar a garrafa...

    Lucas Nano Gallo

    ResponderExcluir
  2. Tenho que bater palmas!!!

    Achei o mezcal bem interessante, mas confesso que não me atreveria a comer o gusano. Tudo questão de cabeça!

    Diz o povo chinês que tudo o que voa e não é avião, que vive na água e não é barco e anda na terra e não é carro... se come!!! E se a gente não come é meramente uma questão cultural!

    ResponderExcluir