sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Islândia – Troca-se um urso polar por...


Veja também o post "Terra de gelo e de fogo"


Islândia no Hemisfério Norte

Uma das grandes experiências de vida que tive foi meu trabalho voluntário no CVV (Centro de Valorização da Vida). Como um centro que visa, entre outras coisas, ouvir potenciais suicidas foi uma experiência intensa, pesada e, por incrível que possa parecer, gratificante.

Por quê? Nos mais de três anos que lá estive descobri que “não tenho” problemas. Perto de tudo que ouvi, meus problemas se tornaram simplesmente ridículos. E não sabia!!!

A geleira Kviarjokull


É mais ou menos o caso da Islândia. Um país que, se não está pronto, tá bem perto disso. Seus problemas, vistos de fora e, principalmente, se comparados com os do Brasil, são do tamanho de uma ervilha.

Perguntado sobre os problemas políticos da Islândia, nosso guia deu uma engasgada. Parou pensou um pouco e disse que a última grande polêmica do parlamento islandês foi... um urso polar!
Urso polar





Cuméquié?!!! Urso polar?!!! Só rindo!!

O pobre coitado do urso polar resolveu tomar um banho de mar, se perdeu e veio nadando desde a Groenlândia.


O lago glacial Fjallsárlón


A fauna islandesa é pacífica como o seu povo. E eis que surge do nada a tal fera. Como inexistem ursos polares na Islândia, já imaginou o estrago que, solta, uma fera dessas faria na fauna e turismo locais?

Capturado o urso, começou o drama. Na Islândia não podia ficar. Lá inexistem zoológicos! 

Groenlândia? Devolver o animal seria impossível devido uma lei que impede a entrada de animais vivos. A Dinamarca, país que ainda tem soberania sobre a Groenlândia, igualmente se recusou a ficar com o urso.
Por de sol em Stafafell



Com uma batata quente do tamanho de um urso polar, o parlamento islandês votou, depois de MUITA discussão, sacrificar o animal.

Caso encerrado e “problemão” resolvido!

Como brasileiro, adoraria que o grande problema a ser discutido no Brasil fosse um urso polar.


A belíssima montanha Vestuhorn


Que tal trocarmos o próximo urso que aparecer na Islândia pelo Petrolão?!! 

Poderíamos deixar o bichinho solto no Congresso Nacional. De quebra, ainda mandaríamos pra lá a Dilma, o Lula, o Sarney, o Renan, o Collor, o Cunha, o Toffoli, o Lewandowski...

E não se fala mais nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário