terça-feira, 10 de novembro de 2015

EUA: Sexta Feira 13



Veja também os outros posts da série “EUA”: "11/9/2001 – Esse dia ninguém esquece!", "Pensacola, Flórida", "Paranóia 2 x 0 Sanidade Mental" e "EUA: Placas personalizadas!!!"


Este é o meu último post na terra do Tio Sam.  

Depois de dois maravilhosos anos morando em Miami, estamos levantando acampamento e voltando para casa. Problemas de saúde na família são hoje mais importantes que nossos projetos pessoais. Mas, sinceramente, voltamos com o coração partido.
Nascer do sol no Anglins Fishing Pier, Flórida
Durante esse período visitamos diversos países, rodamos por todo os EUA e estivemos no Brasil por três vezes (as fotos estão aí para vocês curtirem). A comparação entre o nosso eterno “país do futuro” e o que existe lá fora, os verdadeiros “países do presente”, mais desenvolvidos, mais liberais, mais civilizados, é inevitável e fica cada vez mais gritante a diferença.
Cadillac Ranch, Rota 66
Comparar, em termos de igualdade, o Brasil com uma Noruega ou até mesmo com os EUA, países ricos e com enormes recursos é difícil. É óbvio que a comparação nos é desfavorável. No entanto, mesmo onde a parte econômica e financeira não está em questão, continuamos tomando de goleada, até de países como o Chile. E é isso que machuca!
Tempestade no Everglades
O Muro de Berlim caiu há mais de 25 anos, mas parece que pouca gente no Brasil tomou conhecimento do fato. No mundo inteiro o socialismo é coisa do passado, exceto em países onde a prosperidade passa ao largo. Mesmo assim essas ideias anacrônicas ainda fazem a cabeça de uma imensa quantidade de brasileiros. Péssimo sinal!
Hoh Rainforest
Vou fazer o desafio a você: me cite UM ÚNICO país que tenha adotado um receituário socialista, como o que preconiza o nosso governo, e que tenha levado prosperidade e democracia ao seu povo. Pode procurar à vontade. Não vai encontrar!
Monument Valley
Você já parou para pensar por quê o Brasil, um país tão rico em recursos naturais, com um clima e topografia tão favoráveis, não consegue levar riqueza e prosperidade ao seu povo? 

Por causa das elites raivosas? Me poupe! A resposta não é simples e se encontra, ao meu ver, dentro de nossa cultura, dentro de tudo aquilo que está entranhado no povo brasileiro.
Taos Pueblo
Outro dia comentei com um amigo que, para brasileiro, viajar ao exterior faz mal à saúde. Por quê?!! Porque causa depressão!!!
New York skyline
Causa depressão, entre outras coisas, quando vemos o quanto a nossa mentalidade de que o governo existe para resolver os nossos problemas está calcada naquilo que de mais atrasado em termos de percepção de mundo.
Wormsloe Historic Site, Savannah
Todos querem viver às custas do Estado, mas esquecem que o Estado vive às custas de todos. A frase não é minha. É de Frédéric Bastiat, um economista liberal francês do século XIX. Mais de 150 anos depois de Bastiat ainda não aprendemos essa simples lição.
Antelope Canyon
Recursos não faltam ao nosso Brasil. No entanto, o Estado paquidérmico, arcaico e canceroso, a corrupção institucionalizada e desenfreada e o crônico mal uso dos recursos públicos faz com que o nosso país se encontre em avançado estágio de metástase. Triste, concorda?!!
Bryce Canyon
Temos índices de violência inaceitáveis, uma infraestrutura incompatível com a modernidade do mundo em que vivemos, uma educação pública de péssima qualidade, um saneamento básico que é precário até mesmo nas maiores cidades e um serviço saúde básica que revolta qualquer um que tenha a necessidade de usá-lo.
Glenfinnan Viaduct, Escócia
Tudo isso apesar de pagarmos impostos escorchantes, um dos mais altos do mundo. E qual a solução que o brasileiro vê para isso? Mais Estado! Só esquece que mais Estado significa mais impostos, mais corrupção, mais burocracia e mais ineficiência! Mais que um tiro no pé, no estágio que estamos, isso é um verdadeiro tiro na cabeça, um suicídio!!!
Rochedo no norte da Islândia
Como diz o Rodrigo Constantino, um economista liberal que admiro muito, o Brasil cansa! E como cansa!!!
As cores de outono em Vertmont
Vivemos em um dos países mais desiguais do mundo e ninguém, em sã consciência, pode apoiar a eterna permanência dessa brutal desigualdade. 

Muita gente acha que João é pobre porque o Zé é rico. Ver o mundo sob essa ótica é uma visão distorcida da realidade e, obviamente, vai levar a "soluções" que nada solucionam. Sabe por quê? Porque, se de um lado sobram exemplos de assistencialismo, corporativismo, protecionismo, paternalismo e intervencionismo, inexiste em nossa cultura uma coisa chamada MERITOCRACIA!
Aurora boreal na Noruega
Aqui em Miami, no edifício onde vivo, o salão de cabeleireiro pertence a uma brasileira que vive há mais de 20 anos nos EUA. Como fruto de seu trabalho, uma ralação das grandes, ela também é proprietária de uns três apartamentos em área nobre de Miami e de uma bela lancha. Você pode imaginar isso acontecendo no Brasil?
Mulher chinesa nos canais de Suzhou
Enquanto hostilizamos o sucesso individual, tratamos o lucro como pecado, achamos que todo patrão é um explorador e adoramos a vitimização de pobres, de minorias e até mesmo de bandidos, por aqui a mentalidade é outra.
Tempestade sobre o Grand Canyon
Os Estados Unidos são a potência que são graças ao livre mercado, ao empreendedorismo, ao respeito ao individualismo, à busca constante do lucro e da eficiência e, acima de tudo, ao respeito ao império das leis, sem “malandragem” ou “jeitinho”. Por aqui os americanos não olham para o governo como solução para tudo, mas muitas vezes como um problema.
Graffiti no Winwood Art District, Miami
O melhor programa econômico de governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem. Por mais que você possa ver essas palavras na boca de um americano, saiba que ela foi dita pelo nosso Barão de Mauá.
Marshall Point Lighthouse, Maine
Sim, esse texto é um desabafo!

Ao contrário do que deveria, não estou feliz por voltar ao nosso "paraíso" tupiniquim. É claro que a proximidade da família e dos amigos me alegra, mas todo o resto que me espera me deixa tenso e previamente estressado.
South Beach, Miami
Voltaremos numa data bem significativa: uma sexta feira treze! Peço apenas que não seja um mal prenúncio!
Rastros de estrelas, Islândia
PS: você leu o texto ou só curtiu as fotos tiradas durante esses dois maravilhosos anos! KKKKK Sinceramente? Gostaria saber o que VOCÊ pensa sobre o que falei!

9 comentários:

  1. Concordo plenamente com tudo que vc diz Edu e, mais ainda, quando vc coloca ".. um país tão rico em recursos naturais.." me lembro do famoso Nióbio, que poucos sabem que o Brasil detém 98% das reservas mundiais, é triste demais! Mas por outro lado fico feliz em saber que vc e Meire estarão mais perto de nós! Bom retorno e um abração grandão!

    ResponderExcluir
  2. Edu. A China, comunista, vem crescendo mais que o resto do mundo, há mais de 30 anos. Lá, muitos milhões saíram da miséria e foi formada uma classe média maior e mais rica que a americana.

    Se você não gosta do Brasil como está, trabalhe para mudar e vote em pessoas que pensam como você.

    ResponderExcluir
  3. Chaposo, estive na China em janeiro deste ano e concordo que o que fizeram é impressionante. Não sei se leu os dois posts que publiquei sobre aquele país. Se não o fez, leia.

    Uma das coisas que mais me impressionou, foi quase não ver bicicletas nas ruas. Esperava ver um mar de bicicletas, como se via no passado e, ao contrário, vi um mar de carros.

    Realmente foi formada uma classe média impressionante. Daí a ser mais rica que a americana vai um universo e meio. Não sei onde você leu isso, mas recomendo uma pesquisa mais aprofundada sobre esse assunto.

    Ninguém duvida que a China tem uma economia fortemente direcionada pelo Estado. No entanto, isso só funciona porque democracia é uma realidade que inexiste por lá. Aliás o chinês, desde milênios, desconhece esse conceito e, desde que não afete seu bolso, pouco lhe interessa se o governo é tirano. Isso será tema, em breve, deste blog.

    Da mesma forma, isso não significa que esse intervencionismo acertará sempre. A longo prazo tem tudo para dar errado. 100% de outras experiências no mundo inteiro bem mostram isso.

    Ou seja, continuo desafiando que me mostrem um país que seja socialista e igualmente seja próspero e democrata.

    Com relação ao Brasil, estou fazendo exatamente o que você preconiza. Trabalhando para que ele mude. Como? Participando de manifestações, votando em pessoas que pensam como eu e... publicando o que penso sobre o assunto, seja na minha página do Facebook ou neste blog.

    Um abraço,

    Edu

    ResponderExcluir
  4. Publicado por Alberto em 10/11/2015 9:06

    Caro amigo Edu,

    Adorei as fotos como sempre, afinal sou seu fã! Mas gostei muito mesmo foi do que você escreveu. A sua visão comparativa do nosso Brasil não poderia ser outra, principalmente se considerarmos os anos que você passou viajando e conhecendo tantos países ao redor deste nosso, hoje, tão pequeno planeta. Parabéns!

    Na sexta-feira 13, quando você chegar por aqui estaremos participando de uma confraternização da JKR (algo semelhante ao EDFDE) do qual eu e o Innecco fazemos parte. Afinal, colocar um capacete e acelerar um kart sempre é um bom remédio pra qualquer coisa, até pra depressão!

    Seja bem-vindo e conte conosco!

    Cuide da família, pois esta é a parte fundamental em nossas vidas.

    E procure seguir os ensinamentos, dicas ou como quiser chamar estas palavras deste seu amigo desconhecido: busque sempre a sua paz de espírito, cuide da sua saúde e viva a sua vida com alegria!

    Grande abraço,

    Alberto.

    ResponderExcluir
  5. Publicado por Pedro Carrusca em 10/11/2015

    Estimado Dadado, adorei as fotos, mas confesso que o texto achei simplesmente brilhante. Você conseguiu dar uma visão ampla ao abordar os contrastes entre o nosso país,tão rico em recursos naturais, e os países desenvolvidos. O mais interessante é que você fugiu da vala comum que é análise puramente política e deu uma visão mais sociológica. Parabéns e seja bem vindo !

    ResponderExcluir
  6. Não há o que discordar da maior parte do que disse, tirando é claro a "menção horrorosa"ao tendencioso, mal-intencionado e irresponsável Rodrigo Constantino, com uma agenda própria e também encomendada. Vale mencionar também, que sua visão está monocromática, pois não foram apenas 12 anos de governo de esquerda que afundaram o Brasil, a corrupção em nosso país não tem matiz ideológico como querem fazer parecer. Como diria minha santa avó, santa e sábia, é tudo a "lesma lerda"!! Precisamos sim de políticos sérios que, acima de tudo, respeitem a vontade soberana das urnas e respeitem o processo democrático que tanto dizem respeitar, e não partam para uma campanha irresponsável de inviabilização de um governo legalmente constituído por uma infantilidade e falta de compromentimento cidadão. Isso tem nome: Choro de mal perdedor! Bem vindo a terrinha que, apesar de tudo, tem seu tempero e graça, apesar dos maus governantes a exatos 515 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Didu, que bom ver você por aqui!

      Nossas diferenças políticas não são de hoje e não creio que se alinhem nessa encarnação, mas isso faz parte da graça da vida.

      Vamos por partes como já diria o Velho Jack, the Ripper.

      Realmente, a corrupção é algo que existe no Brasil desde os tempos de Cabral. A grande diferença, ao meu ver e você tem todo o direito de discordar, é que ela foi institucionalizada como base de sustentação de um projeto de poder, desde o primeiro governo Lula. Não querer ver isso é ignorar toda a infinidade de provas que a própria PF, que você bem representa, colheu no Mensalão, Petrolão, entre outros "ãos" menos cotados.

      Quanto ao respeito à vontade soberana das urnas, lembro que o impeachment está previsto na constituição e acredito que não há nada de absolutamente errado em abrir um processo contra um governo que cometeu ilegalidades. O PT apoiou o impeachment do Collor e havia, naquela época, fatos bem menos relevantes que os atuais. Da mesma forma, me pergunto como entender que o PT pedia o impeachment do FHC, antes mesmo dele ser empossado em sua reeleição, sendo algo que vocês consideravam legal e democrático e agora, que a pedra virou vidraça, é algo ilegal, antidemocrático e choro de mal perdedor.

      A propósito, quando é que você retorna?!

      Abs

      Excluir
  7. Meu garoto,

    Entendo o seu desgosto com os rumos da nossa velha republiqueta das bananas. Penso como você. Agora não tenho como não deixar de ficar satisfeito com o seu retorno, já o teremos mais uma vez conosco, onde poderemos compartilhar da sua presença e do seu incrível humor.
    Espero que os problemas de saúde na sua família se resolvam, para que você ganhe uma nova oportunidade de alçar novos voos.
    Por fim, como leitor assíduo e "fiscalizador" do seu blog, informo que há um erro de digitação na data da queda do muro de Berlim, já que o velho muro caiu a 25 anos, e não 35 como foi postado.

    Um abraço e seja bem vindo,

    Paulo Roberto F.Passos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Paulo, obrigado pelas suas palavras e pela "fiscalização"! Confesso que não foi erro de digitação, mas de matemática! KKKKK Prometo que vou corrigir. Abs

      Excluir