sábado, 7 de novembro de 2015

EUA: Velho Oeste – Cadê o Zé Colméia?! (out/2010)





As maiores atrações de Yellowstone são os gêiseres e as fumarolas. 

Mapa de Yellowstone



De todas, a mais conhecida é o famoso gêiser “Old Faithful”, a grande atração do parque, com "exibições" regulares a cada hora. O jato d'água pode ir a mais de 40m de altura. 

É um espetáculo bonito, mas nada que você faça Oooooh!!!! e nunca mais se esqueça daquilo que viu. É muito marketing para pouco show!

Os demais gêiseres não são tão regulares nas suas exibições e, sinceramente, não acho que valha a pena ficar esperando por um espetáculo que pode acontecer uma hora antes do previsto ou três horas depois.
Old Faithful - um espetáculo a cada hora







O Steamboat Geyser, por exemplo, passa o dia todo fumegando, mas jorrar que é bom, neca! Nos últimos 15 anos foram apenas 8 erupções, mas os jatos podem ir a mais de 100m, bem mais alto que o do Old Faithful, podendo durar mais de um dia!

As fumarolas são outras das grandes atrações do parque. Funcionam como se fossem a válvula de uma panela de pressão, fumegando o dia todo.

Bisões pastando na área do Steamboat Geyser






Uma das maiores é a Roaring Mountain tem esse nome devido o rugido de dezenas de fumarolas expelindo gás, muitas vezes repleto de enxofre. O espetáculo é incrível, mas o cheiro de ovo podre no ar é insuportável!!

 
Roaring Mountain



As fontes termais são outras das atrações de Yellowstone. A Mammoth Springs, por exemplo, é um baita caldeirão cheio de fontes termais que depositam calcita por toda a área. O resultado é uma vastidão de piscinas de um branco tão puro que chega a doer os olhos

Mammoth Springs





Em termos de fonts termais, nada supera a beleza do complexo do Grand Prismatic Spring, da qual a Opal Lagoon faz parte Toda essa coloração deve-se às colônias de bactérias que habitam essas fontes termais. Como tem bactéria de tudo quanto é cor, o resultado é parecido com uma pedra opala, multicolorida. É realmente lindo!!!

Opal Lagoon



Mas nem só de gêiseres, fumarolas e fontes termais vive o turista de Yellowstone. A quantidade de animais selvagens que podem ser observados é impressionante!

Antes que eu me esqueça, nem o Zé Colméia nem o Catatau apareceram para dar um alô, o que achei uma baita falta de consideração. Por outro lado, enchemos o saco de ver tanto bisão.

Ooooops!!! Tem um bisão no meu retrovisor! Achei tão surreal esta cena que resolvi fotografar.



É tanto bisão em Yellowstone, que lá pelo fim do dia você já viu uma meia dúzia de manadas e parou uma dezena de vezes para que um bisão deslocasse placidamente seu corpanzil de um lado para o outro da pista, ignorando solenemente os turistas que param para tirar fotos e seus carros.

Tirei mais de 100 fotos de bisão e não cheguei a tirar AQUELA foto que eu tanto imaginei. 
 
 
 
 
O problema é que o bicho não tem vocação para modelo e sua cara é de um marrom muito escuro, quase preto. Se tivesse olhos azuis ainda dava um destaque, mas nem isso. Se não for com um sol frontal, a foto vai para o lixo na certa! 
O Elk e seu harém
 
E por falar em animal, o "elk" pode até ser veado e corno, mas é dono de um invejável harém de quase uma dezena de fêmeas! 
 
Como é muito fotogênico, o turista vai se aproximando, se aproximando... até que o bicho se sinta ameaçado em seu território e parta para cima do turista! O resultado catastrófico é fácil de se imaginar. 
 
Tá rindo?!  Pois saiba que esses ataques são muito mais frequentes do que você imagina. Eu, que não sou besta, tirei essa foto na proteção de uma lente de 300mm... e atrás do nosso carro!

Pescando trutas ao amanhecer


Pra quem gosta de pescaria, o “must” é a pesca de trutas! E é impressionante a quantidade de gente pescando nos rios do Yellowstone. 

No alvorecer, os rios estão cobertos por uma névoa pois a água é mais quente (devido às fontes termais) que o três abaixo de zero do ar ambiente da manhã. 

Isso, em backlight, é muito bonito!!!


2 comentários:

  1. Edu,
    Gostei da maneira que você mostra suas fotos.
    O mundo la fora e muito diferente do nosso Brasil, poderíamos ser um dos melhores tambem, você disse tudo, alguns brasileiros so querem viver as custas do governo, deveriam ir a luta e conquistar o que ele tiver vontade basta seguir os exemplos dos braslieiros que aventuram mundo afora o Brasil tambem oferece muitas oportunidades, basta acordar cedo e ir a luta. Assim como essa brasileira e outros mais realizaram seus sonhos. Este socialismo que querem implantar ja foi provado ate no primeiro mundo e não deu certo, é um sonho de meia dúzia acabando com duzentos milhōes.
    Bem, realidades a parte, suas andanças rende fotos maravilhosas, aceite meus sinceros cumprimentos por suas postagens magnificas.

    ResponderExcluir