terça-feira, 17 de dezembro de 2013

EUA: Velho Oeste – Grand Teton (out/2010)

Veja também os demais posts da série “EUA: Velho Oeste”: “Tratados como bandidos!”, “Grand Canyon”, “Antelope Canyon”, "Monument Valley", “Dah-he-tih-hi”, “Mesa Verde”, “Cadê minha carteira de motorista?!!”, “Arches”, “Um deserto de sal” e “Parados no meio do nada”.


Para entender melhor nossa saga pelo Velho Oeste dos EUA, seria interessante dar uma clicada nos posts acima. No post anterior desta série havíamos chegado em Jackson, Wyoming, porta de entrada do Parque Nacional Grand Teton.
Apesar de pequena, Jackson é uma cidade bem sofisticada e onde rola uma grana preta devido aos turistas que chegam durante o inverno para praticarem ski nos resorts da região.
Mapa do noroeste de Wyoming com Jackson e o Grand Teton NP
Vimos uma galeria com fotos de "fine art" onde tinha quadro de US$8000. Não, não tem zero a mais não, o preço do quadro com a foto era de oito mil verdinhas!!!
Mapa do Grand Teton National Park
Como nos dias anteriores, chegamos mais cedo e fomos dar uma passada no parque para pegar mapas e informações para o dia seguinte. Como o parque ficava a umas 12 milhas e, segundo o marcador do painel, tinha combustível para umas 40 milhas, resolvi abastecer na volta.
As Tetons e celeiro ao amanhecer

Bem pertinho da entrada do parque tem uma estrada chamada Mormon's Row com uns famosíssimos celeiros centenários. Resolvi aproveitar o por de sol para adiantar umas fotos.

A foto acima é do John Moulton Barn, o celeiro mais fotografado da Mormon's Row, aqui ao sol nascente. O amarelo da folhagem de outono e as Tetons atrás complementam a composição. Uma visão que é inesquecível, ao vivo!!
Thomas Murphy Barn, o celeiro dourado
Tiradas as fotos, começa o nosso QUARTO DRAMA da viagem e o segundo do dia (veja posts anteriores)! Olho para o painel e vejo que ele está marcando apenas 18 milhas para o tanque ficar zerado. Pensei: vai dar justinho, mas fiquei intrigado pelo fato das milhas que estavam sobrando terem desaparecido como que por encanto. O que eu não sabia era que o sensor de combustível ia diminuindo drasticamente a marcação conforme o tanque ia esvaziando.
Árvores amarelas de outono, o Alma Moulton Barn, com as Tetons atrás
Mais um pouquinho adiante e o sensor já indicava 14 milhas. Já estávamos no débito!!! E toca a diminuir a velocidade, e a colocar o carro na banguela, e a olhar para o painel!!! 5, 4, 3, 2, 1, ZEEEERO!!! E o motor continuou funcionando!!
visão geral do parque
Andamos no cheiro por mais umas duas LOOOOOOONGAS e INTERMINÁÁÁÁÁVEIS milhas!!! Quando eu já estava esperando o motor morrer e ter que caminhar umas três milhas até a cidade... aparece um posto salvador!!! Foi tenso! Beeem tenso!!!
Jenny Lake
Grand Teton é um parque que busca preservar a natureza ao redor das três montanhas principais, denominadas Tetons, das quais a Grand Teton é a mais importante e mais alta, com 4199m de altura. Ao redor da montanha, muitos lagos de formação glacial, assim como todo o vale da região.

Na foto acima, vemos a Grand Teton refletida nas águas do Jenny Lake no sol da manhã. Dei sorte de conseguir esse reflexo, pois logo depois entrou um vento e as águas ficaram crispadas pelo resto do dia.
As belíssimas folhas amarelas dos abetos
Como a quantidade de vida selvagem é muito grande, eu tinha expectativa de ver ursos e bisões.

O urso se escondeu solenemente, mas os bisões apareceram numa manada de cerca de uns cem, pastando e se deslocando indiferentes à presença humana.
Manada de bisões
Na foto abaixo a mamãe bisão e seu filhote atravessam displicentemente a estrada, indiferentes à todo o alvoroço que causam nos turistas.
Mamãe bisão e seu filhote
Mas de todos os locais visitados, um deixou marcada permanentemente em nossas mentes a sua beleza. Chama-se Oxbow Bend, uma curva do rio Snake, Dê uma olhadinha na foto abaixo e me diga se não é de uma beleza incrível!!!

Oxbow Bend! Até hoje fecho os meus olhos e continuo vendo essa imagem.  É simplesmente lindíssimo!!! E essa canoa da foto é, para mim, a cereja do bolo, dando um toque especial.
A belíssima visão do Oxbow Bend
Eu e Mary sentamos em um banquinho do parque e ficamos namorando, curtindo esse lindo visual, por mais de meia hora! Valeu a pena!!!
Eu e Mary!! Namorar com uma vista dessas é covardia, concorda?!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário