quarta-feira, 5 de outubro de 2011

EUA: Velho Oeste – Antelope Canyon (out/2010)



Nossa viagem prosseguiu pela parte sul do Great Basin Desert, que abrange quase todo os estados de Nevada e de Utah, chegando até o norte do Arizona. Fomos até Page, Arizona, onde está a represa de Glen Canyon, formadora do lago Powell.

Mas buscávamos uma outra grande atração da região, o Antelope Canyon, um cânion de fenda. Ao contrário do Grand Canyon e outros cânions normais, que são abertos em "V", com o topo bem largo e o fundo estreito, esse tem o formato oposto, sendo mais largo no fundo e uma leve fenda no topo!

Esse tipo do cânion ficou imortalizado pelo cinema no filme “127 Horas”, indicado ao Oscar. Baseado em um caso real, o filme conta o terror de um excursionista que caiu em uma fresta semelhante e ficou preso, tendo que auto-amputar o braço, para conseguir escapar.

Obviamente o que buscávamos ali não era experimentar situação semelhante, mas fotos de um cânion belíssimo.


Como as paredes do Antelope Canyon são de um arenito cor de rosa, as tonalidades obtidas nas fotos são incríveis. E não há como tirar foto decente sem tripé, pois o tempo de exposição pode chegar a 30 segundos.


O maior problema que encontrei foi conseguir focar em ambiente (MUITO) escuro. Além disso, não foi fácil ter que lidar com os outros 800 turistas que zanzavam pelo cânion enquanto você tirava foto.


As fotos saíram MUITO melhor do que eu esperava. Selecionar as fotos deste post não foi fácil!!!


Lá dentro do cânion, eu vibrava com cada foto bonita que eu conseguia... mas confesso que também joguei no lixo muita foto escura, estourada pela iluminação ou por estar fora de foco! Mas o que sobrou é um material simplesmente fantástico! Pura arte abstrata!!!

Ah, ia me esquecendo! Como nos "Steites" não tem FUNAI, que trata os índios como imbecis que precisam ser pageados, a visitação do Antelope Canyon é explorada pela Nação Navajo, rendendo lucros para toda a comunidade navaja de Page.


Para finalizar, fomos visitar o Horseshoe Bend, uma curva um "U" cavada na rocha pelo rio Colorado, bem pertinho de Page. E foi aí que, pela primeira vez na viagem, senti falta de uma grande angular mais poderosa. A minha lente de 18mm não deu conta de cobrir toda a paisagem e fiquei morrendo de ódio!!! A sombra do início da tarde também prejudicou a foto!



3 comentários:

  1. Postagem de Rodrigo Moreira em 13/10/2010:

    Pai,

    Essas fotos estão surreais!!! Muito lindas!

    Parecem de livro. Dá até para enquadrar umas três e botar na sua sala, igual eu fiz.

    Na última, faltou uma grande angular maior para poder pegar o contorno do rio e o horizonte. Mas fotografia é assim mesmo. Não podemos ter todo o equipamento que queremos .... $$$$$$$

    ResponderExcluir
  2. Postagem de Glaucius Miguens em 13/10/2010:

    Que viagem bacana essa que estás fazendo.

    Gostei muito das fotos. Essas formações geológicas (Antelope Canion) são prá lá de interessantes.

    Por casualidade fui a uma exposição que está acontecendo no Museu da República exatamente deste mesmo local. As tuas fotos não estão nada atrás das que eu vi lá, pelo contrário.

    Seria interessante quando voltares dar um conferida.

    Aproveite bem a viagem e continue caprichando nas fotos!

    Abraço,

    Glaucius

    ResponderExcluir