segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Taxi Driver V - Maradona ou Pelé?



Mas nada pode ser um melhor termômetro da situação econômica e política de um país ou de uma cidade que um bom papo com um taxista. Você vai ouvir tratados econômicos merecedores de Prêmio Nobel, conhecer decisões políticas que resolveriam os problemas nacionais em dois meses, saber quais os políticos que deveriam estar na prisão e por aí vai.

Meteorologia e futebol são outros dois temas recorrentes. Todo taxista que se preze conhece direitinho a previsão do tempo para o dia, que obviamente não é a sua. Afinal, dizem eles, os meteorologistas devem ser todos amadores, pois sempre erram! Se fossem verdadeiros profissionais acertariam a previsão. Ele, que nem estudo tem, não erra uma. 

- Aposto 10 pilas como hoje chove de tarde, apesar da previsão afirmar o contrário!

Futebol, ah o futebol, paixão das massas! Todo taxista é torcedor fanático de um clube. Se for o mesmo que o seu, muito provavelmente lhe perdoará do engambelamento padrão para aquela corrida e falará como uma matraca sobre a paixão que tem pelo clube. Mas se você for torcedor do clube rival, cuidado, seu destino está nas mãos nem um pouco confiáveis daquele fanático!

Nunca me esqueço de uma corrida que tive em Buenos Aires. Assim que o taxista percebeu que eu era brasileiro, fez a tradicional pergunta:

– Amigo, con sinceridad, quién es mejor: Maradona o Pelé? 

Nem deixei a bola quicar e respondi na lata:

– Eso es un problema solo acá en Argentina. En todo resto del mundo es Pelé!!

Desnecessário dizer que foi o último diálogo que trocamos até o destino. Confesso que foi uma corrida tensa mas, como bom brasileiro, não ia deixar passar barato, né?


E por falar em Argentina, lá e no Uruguai existe uma figura que desconhecemos por aqui: o remis. Remis é basicamente um carro com motorista e, na maioria das vezes, trabalha no percurso aeroporto/hotel e hotel/aeroporto. 

Chegou em Buenos Aires ou Montevidéu? Nem pense duas vezes, vá logo contratando um remis. Na volta faça o mesmo na portaria do seu hotel. São bem mais confiáveis que os táxis normais, trabalham com tarifa fixa, além de disponibilizarem carros mais novos, limpos, espaçosos e com ar condicionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário