terça-feira, 26 de março de 2013

Istambul – Ayasofia



Veja também os demais post da série “Istambul: “Taxi Driver II - Istambul”, “Entre o moderno e o antigo” e “O palácio do sultão


Não há como ir à Istambul e não visitar a belíssima e famosa Basílica de Santa Sofia. É algo semelhante a ir a Roma e não ver o papa!

Ao contrário do que você possa imaginar, a catedral não foi construída em homenagem à Santa Sofia. O nome deriva do grego Hagia Sophia, que significa "Sagrada Sabedoria" ou "Santa Sabedoria".
Santa Sofia
Famosa pelo seu tamanho e, principalmente, por sua enorme cúpula, ela é considerada o símbolo da arquitetura bizantina e é tida como tendo "mudado” a história da arquitetura. Foi construída entre 532 e 537, por ordem do imperador bizantino Justiniano I. Conta a lenda que Justiniano, tendo visto a catedral concluída, gritou: "Salomão, eu te superei!" referindo-se ao templo de Jerusalém, construído pelo rei Salomão, no século X.
Seu nome deriva do grego Hagia Sophia que significa "Sagrada Sabedoria"!
Catedral de Constantinopla, era templo mais importante do Império Bizantino e foi a maior catedral do mundo por quase mil anos, até que a Catedral de Sevilha fosse completada em 1520. Ainda hoje é a quinta maior, sendo superada ainda pela catedral de Saint Paul, em Londres, pela basílica de São Pedro, em Roma e pelo Duomo, em Milão.
O majestoso interior da Santa Sofia
Após a conquista da capital imperial pelo Império Otomano em 1453, Santa Sofia não foi poupada da pilhagem, tornando-se, ao invés disso, o seu ponto focal, por conter, na visão de seus saqueadores, os maiores tesouros da cidade. Fiéis e refugiados que lá estavam foram assassinados ou escravizados.
Veja quão minúsculas ficam as pessoas dentro de Santa Sofia
Como era de se esperar, a catedral foi convertida em mesquita, a Aya Sofia. Os sinos, o altar e os vasos sagrados foram removidos, assim como cobertos diversos mosaicos, dando espaço a diversas características islâmicas, como o mihrab (um nicho que tem a função indicar a direção de Meca, para onde os muçulmanos se voltam nas cinco orações diárias), o minbar (púlpito) e os quatro minaretes. 
Minbar, púlpito onde são feitas as orações
Santa Sofia permaneceu como mesquita até 1931, quando Kemal Atatürk ordenou que ela deixasse de ser um símbolo religioso e fosse transformada em museu. Apesar disso, aos poucos o edifício deteriorou-se e, com a queda de rebocos, os excepcionais mosaicos do assoalho e da parede, que haviam sido cobertos, foram aparecendo novamente. Desde 1993 tem estado em contínua restauração, sob a coordenação da UNESCO.
A abóboda fica a mais de 55 metros de altura
Gigantesca, Santa Sofia é formada de um retângulo de 70 metros de comprimento e 75 metros de largura. Uma das coisas que mais impressionam é a sua cúpula de 55 metros apoiada em quatro arcos plenos, sustentadas por enormes colunas de granito, com 19 e 20 metros de altura e, pelo menos, 1,5 metros de diâmetro. A maior delas pesa mais de 70 toneladas. Essa técnica arquitetônica possibilitou uma cúpula extremamente elevada, a 55 metros acima do solo sugerindo, por associação, a abóbada celeste e sentimentos de universalidade e poder absoluto.
Santa Sofia ao por de sol
Algo para ver e não esquecer jamais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário