domingo, 24 de março de 2013

Portugal e Espanha – Os dez melhores restaurantes

Veja também os demais posts da série “Portugal e Espanha”: "Tá quente pra dedéu!", “Jogo de alto risco", “Nem tudo sai como o previsto", "Salamanca e Segóvia", “Pelos campos de Castilla e León", "Portas, portas e mais portas I", “Eskerrikasko", “Pela Costa Verde", "Voltarei, como peregrino!", “Foi daqui que saímos!", “A lenda do galo de Barcelos", "Considerações ibéricas", “Vale tanto quanto uma tripa!", “Tromba rija!", "Mais parece novela da Globo!", “Sintra", “Lisboa", “Um magnata à moda antiga", “Chantagem a bordo!", Uma cidade encantadora!”, “O mantra islâmico”, “Que porra é essa?!”, “Recuerdos de La Alhambra”, “Um outro mundo!”, “Pelos caminhos do Quixote!”, "Toledo x ‘Tô Lerdo’!!",  "De volta a Madri", “Portas, portas e mais portas II,As dez mais!” e "Portas, portas e mais portas III".


Assim como fizemos a lista das dez melhores atrações de nossa viagem à Portugal e Espanha, estamos aqui listando os dez melhores restaurantes.

O primeiro da lista é o Tromba Rija, de Leiria, Tem outras duas filiais, mas é o original que tem todo o charme. A comida é simplesmente fantástica e o tratamento dado pela própria dona do restaurante, Dona Elizabeth Real, nos faz sentir como reis. O sobrenome explica tudo.
Tromba Rija - simplesmente imperdível!
Entre no link do restaurante e dê uma olhadinha na “ementa” (cardápio) do menu degustação. DUVI-DE-Ó-DÓ-DÓ que você consiga experimentar cada uma das dezenas e mais dezenas de iguarias que lhe são oferecidas. Ah, e uma garrafa de vinho está incluída no preço. Você vai sair de lá pedindo uma ambulância!

O
Alfileritos 24, de Toledo, foi o top em termos de sofisticação. O “menu del dia” custa apenas 18 euros e você vai sair de lá de joelhos agradecendo a Graça Divina de ter degustado comida tão maravilhosa!! Ah, mais uma dica: se você for acessar o site deles no seu ambiente de trabalho, desligue antes o som!! Por quê?! Experimenta!!!
Sofisticação culinária a um preço pra lá de justo!
Esses dois foram disparados os melhores restaurantes. Mais abaixo no grau de satisfação, estão embolados cinco restaurantes. O segundo grupo é liderado pela Taberna do Chiado, em Lisboa. Não dê pelota para a ladeira horrorosa de feia onde ela se localiza, pois o ambiente é maravilhoso, o serviço é pra lá de simpático e a comida é simplesmente divina.
Taberna do Chiado - um bacalhau inesquecível!
O Dom Tonho, no Cais da Ribeira na cidade do Porto, foi uma recomendação que encontramos no Correio Braziliense e que endossamos em 100%. A vista da Ponte Luis I é maravilhosa e, por si só, já valeria o jantar. Mas a comida é fantástica e o tratamento de primeiríssima! Ah, igualmente desligue o som do site... a menos que queira que um fado invada seu ambiente de trabalho!
Don Tonho - deliciosa comida em um visual de tirar o fôlego
A quinta colocação fica com o restaurante Don Angelo, em Bilbao. A idéia original era comer em um restaurante de comida basca, mas as duas recomendações que tínhamos estavam fechadas. Uma tinha falido e a outra fechada para férias (acredite se quiser!). Como o sistema gástrico da Mary estava na UTI, optamos por um restaurante italiano. Os bascos que nos recomendaram disseram que era o melhor restaurante italiano de Bilbao. Pode até não ser, mas a comida é requintada e deliciosa! Valeu a pena!!!
Don Angelo - uma surpresa inesperada!
O restaurante Maria Castaña, em Santiago de Compostela, é simples e vive entupido de clientes. Enquanto a Mary, ainda com o sistema gástrico nocauteado, comia um peixe cozido na água e sal e batatas no vapor, eu optei por um Pulbo (polvo, em galego) a la Gallega, que estava simplesmente divino!!! Ao contrário dos anteriores, esse restaurante não tem site, mas se você entrar com o nome dele no Google, o que não vai faltar é informação a respeito. Digno de nota também foi o atendimento rude que recebemos da garçonete. Mais má vontade e rispidez em atender, impossível!
Maria Castaña - esse "pulbo a galega" é insuperável
O tradicional restaurante Duque é o mais antigo de Segóvia e fecha esse segundo grupo de restaurantes. A especialidade da casa é o “Conchinillo asado al horno”, um leitãozinho que de tão novo e macio quase se desmancha na boca! Uma verdadeira delícia, especialidade da região de Segóvia.
Duque - ir à Segóvia e não comer o "Conchinillo" do Duque é um pecado!
O restaurantes do terceiro grupo não fazem feio.

Chegamos em Ronda, pequena cidade do sul da Espanha, bem tarde e mortos de fome. O restaurante recomendado estava fechado para férias coletivas. O jeito então foi comer na Bodega San Francisco. Uma bela surpresa! Comemos numa mesa no meio da praça, em um ambiente com zeeeeero de sofisticação. A comida, no entanto, estava muito saborosa: pulpo a la gallega, rabo de toro e ... porra antequerana! Calma gente, a tal porra antequerana é apenas uma deliciosa sopa fria de tomates. Recomendo!
Bodega San Francisco - comida saborosa com zero de sofisticação
Em Madri comemos na Taberna Alhambra, na Calle Victoria, bem próximo do nosso hotel. O ambiente é simples, mas vive lotado e o serviço é bastante simpático. A ideia era jantar, mas as tapas variadas com pan caliente estavam tão maravilhosas e a cerveja tão gelada que nem pensamos em pedir um prato mais elaborado. Se estiver em Madri, vale a pena passar por lá.
Taberla Alhambra - uma excelente opção para sua noite em Madri
Viana do Castelo é uma pequena cidade no norte de Portugal, bem próxima da fronteira com a Espanha. Em uma cidade tão longe da sofisticação existente no sul do país, não seria ali que encontraríamos um restaurante de alto nível. No entanto, o restaurante O Manel serve uma saborosa comida portuguesa e tem preços honestos. Ah, e o garçom que nos atendeu é, literalmente e em todos os sentidos, ... um português!!! Ai Jisuis!!!!
O Manel - o bacalhau estava delicioso, mas o serviço era digno de mané
Se listamos dez restaurantes que recomendamos, dois outros, no entanto, devem ser referenciados para que ninguém passe por lá! Nesses alguma coisa aconteceu que acabou nos incomodando profundamente

Fomos jantar no restaurante Kumera, em Toledo, que prima pela sofisticação e serve pratos bem saborosos. No entanto, as porções são mínimas para o preço praticado e o atendimento foi dos piores que tivemos em toda a viagem. A raiva que passei foi tanta que, sinceramente, lá eu não volto.
Kumera - fuja dele! Comida cara e serviço abaixo da crítica!!!
Em Lisboa, chegamos à Cervejaria Trindade cheios das melhores expectativas devido às recomendações que encontramos. Situado em um antigo convento no bairro do Chiado, o que acabamos encontrando foi uma comida cara, pratos nem um pouco saborosos e um serviço barulhento e de má vontade. Uma baita decepção!
Cervejaria Trindade - uma baita decepção! Muito nome para um serviço deplorável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário