sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Portugal e Espanha - O mantra islâmico


Veja também os posts "Portugal e Espanha – Um magnata à moda antiga",  "Portugal e Espanha – Chantagem a bordo!" e "Portugal e Espanha – Uma cidade encantadora".


A mesquita de Córdoba começou a ser construída em 780 e foi sendo sucessivamente ampliada. Pouco antes da retomada de Córdoba pelos reis de Espanha, ela tinha 43000 metros quadrados e era o segundo maior templo muçulmano do mundo, sendo apenas superada pela mesquita de Meca. Posteriormente foi também superada pela Mesquita Azul, em Istambul. Ou seja, ela é simplesmente ENORME!!!


E qual a sua decoração interna? Simplesmente colunas e arcos que se repetem às centenas. Hoje são 850 colunas, feitas de granito, jaspe e mármore, criando um visual fascinante!


Uma das coisas mais impressionantes que já vi em minhas viagens foram os derviches dançantes, em minha viagem à Turquia. Se quiser ver uma dessas danças, entre no YouTube e coloque “derviches dançantes”. Vai aparecer uma penca de vídeos.


Os derviches fazem parte de uma ordem de ascetas muçulmanos, muitos deles praticantes do voto de pobreza. Entre suas cerimônias encontra-se a dança sufi, onde os derviches giram em torno de si próprios, por um longo tempo, entoando preces como se fossem mantras. Essa dança serve como forma de meditação e de encontro de um êxtase religioso com Alá.


E porque estou falando nos derviches? É porque a repetição de centenas de arcos da Mesquita de Córtoba é mais ou menos como a dança dos derviches. É como se fosse um mantra, simples e belo, aproximando o fiel de Alá!


Mas aí o que acontece? Córdoba é reconquistada pelos reis católicos e a grande mesquita é transformada em catedral. O minarete é convertido em campanário. Mais de uma centena de arcos são derrubados para dar lugar ao altar central. Dúzias de pequenas capelas são construídas, maculando a beleza da obra original.


Essas alterações aparecem dentro da belíssima mesquita como horríveis cicatrizes tipo quelóide em uma pele lisa.


Posso parecer purista ou ingênuo, mas desafio a qualquer um a ir no Google Images,colocar Catedral Cordoba ou Mesquita Córdoba e ver o resultado da pesquisa. Para cada 10 imagens dos arcos árabes, aparecerá uma da “remodelação” católica.

Mas apesar de ser o mais importante monumento de Córdoba, a Mesquita não está sozinha. A ponte romana, ...


... a Puerta del Puente (de origem romana), ...



... o Calejón de las Flores ...



… entre tantos outros locais. Ah, e tem também o flamenco, dança típica da Andaluzia, com dezenas de jantares-show disponíveis nos restaurantes da cidade!


Tudo isso faz de Córdoba uma cidade maravilhosa e imperdível de ser visitada na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário