terça-feira, 13 de setembro de 2011

Portugal e Espanha - Um outro mundo!



Saímos de Granada com destino a Valencia ainda com a beleza de La Alhambra nas nossas mentes e jamais imaginaríamos que o dia nos reservava uma beleza semelhante, só que desta vez uma obra prima da arquitetura moderna.

Saímos também com nossas reservas alimentícias a zero, mas com a determinação de entrar no primeiro supermercado que aparecesse para repor nossos estoques. A única coisa que não estava prevista nos nossos planos era o fato de que estávamos em um domingo e que nos domingos os supermercados NÃO ABREM na Espanha.

Como não tínhamos essa informação, ficamos surpresos ao encontrar o primeiro, o segundo... o sexto supermercado fechado. E olha que não eram apenas mercadinhos, encontramos gigantes do porte de um Carrefour com as portas fechadas!!!

Acabamos apelando para um Burger King de beira de estrada antes que um de nós começasse a passar mal de fome.

Resolvemos passar a régua em Cartagena e irmos direto para Valência... ou melhor, para a Ciudad de las Artes y de las Ciencias.

Em 1989 o governador de Valência assumiu a idéia de construir um moderno museu científico. A idéia seria ter o museu no centro de um complexo, metade cultural e metade turístico, que projetaria Valência como uma cidade de renome internacional. Polêmico desde o seu início, a Ciudad de las Artes acabou custando bem mais que o previsto, fazendo com que todos os cidadãos valencianos pagassem (e pagassem BEM caro) impostos para financiar a sua construção.


O projeto é obra do arquiteto valenciano Santiago Calatrava e é composto de seis edifícios.


O primeiro edifício a ficar pronto, em 1998, foi o L’Hemisfèric que tem a forma de olho e dispõe de uma sala de projeções de cinema no formato IMAX, que também é usado como planetário.



O Museo de las Ciencias tem a forma de um esqueleto de dinossauro e visa ensinar a ciência a crianças e jovens de uma forma simples, interativa e divertida. 


O Palácio de las Artes tem a forma de um peixe ou de um capacete (dê uma olhada nas fotos abaixo e defina você) e é dedicado à música e às artes cênicas. 



O Ágora é uma praça coberta para concertos e eventos esportivos. Fica ao lado da Pont de L’Assut de L’Or que tem sua coluna central com 124m de altura.


O Umbracle é coberto por arcos e é um jardim de espécies locais da Comunidade Valenciana. Várias esculturas de artistas contemporâneos transformam esse jardim em um museu de arte ao ar livre.


Finalmente temos o L’Oceanogràfic, projetado por Felix Candela, um dos mestres de Calatrava, onde a maior atração é o show com os golfinhos. 



É o maior parque oceanográfico de toda a Europa, com vários ambientes aquáticos dispostos em mais de 110 mil metros quadrados e 42 milhões de litros de água. 


Tem um túnel de vidro que atravessa o aquário principal. É simplesmente impressionante.


O complexo todo é simplesmente embasbacante, mas...

... mas é programa para mais de um dia e só tínhamos meio dia para ver tudo. Mais um erro de planejamento e ficamos com gosto de quero mais. Só o L’Oceanográfic merece um dia inteirinho para ser visto.

De noite então, a arquitetura de toda a Ciudad de las Artes y de las Ciencias faz a festa dos fotógrafos.







Quer saber de uma coisa, certo está o slogan deles: “esta cidade é um outro mundo”! Certíssimo. É um outro mundo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário