sábado, 10 de setembro de 2011

Portugal e Espanha - Que porra é essa?!


Antes que você diga qualquer coisa, dê uma olhadinha na conta de restaurante abaixo!


Taí, “Porra antequerana – 3,50 euros”!!! Agora quem está se perguntando “que porra é essa” é você, não é mesmo?!

Pois bem, anote aí a receita para duas pessoas: 500g de tomates maduros, 250g de pão duro, 1 dente de alho, 1 ovo cozido, 100g de presunto defumado em pedaços, 30ml de azeite de oliva virgem extra e sal.

Comece tirando a pele do tomate. Retire o miolo e bata bem em um processador junto com o dente de alho. Junte o pão em pequenos pedaços e continue batendo até que fique bem espesso. Coloque o azeite bata um pouco mais. Passe numa peneira. Tempere e deixe esfriar na geladeira. Na hora de servir, coloque um pouco do presunto e o ovo cozido cortado em lascas por cima dessa porra.

É uma deliciosa sopa cremosa e refrescante, típica da Andaluzia. Parece com o gaspacho, mas é bem mais espessa. Para complementar o “almoço”, “rabo de toro” (nossa tradicional rabada) e “pulpo a la gallega” (o mesmíssimo e delicioso polvo que comi em Santiago de Compostela).

Bem, explicada que porra é essa, vamos à Ronda.

Fomos, mas começamos errando na colocação das coordenadas na Rachel. Ao invés de colocar as coordenadas de Ronda, coloquei as do hotel em Granada, onde chegaríamos no final do dia. Ou seja, fomos na direção errada!

Até achei meio estranho andarmos, andarmos e nada de aparecer “Ronda” nas placas de estrada. Quando percebemos o erro, já tínhamos perdido cerca de uma hora e meia do nosso precioso tempo!

Chegamos a Ronda lá pelas três da tarde e com um baita rombo no estômago! Fomos ao restaurante indicado pelo Trip Advisor e... descobrimos que ele estava fechado. Motivo? Saíram de férias! Simples assim. Dá para imaginar o dono de um restaurante, aqui no Brasil, colocar uma placa: saímos de férias! E dane-se o cliente?! Pois não foi a primeira placa de “cerrado por vacaciones” que vimos, mas foi a primeira que nos afetou!


A solução foi sentar na Bodega San Francisco e, literalmente, comer aquela porra!

Barriguinha cheia, voltamos à nossa rotina de sobe morro, desce morro para visitar Ronda.

Ronda faz parte dos chamados “pueblos blancos”, uma série de pequenas cidades serranas do sul da Andaluzia, fortificadas e com suas casas sempre pintadas de branco.


Ao redor dessas cidades, milhares de oliveiras, quase que em regime de monocultura.


Ronda também é uma cidade que lota nos meses de setembro, pois suas tradicionais touradas estão entre as mais famosas da Espanha.

Mas a obra mais bonita da cidade é o Puente Nuevo, incrível feito de engenharia do século 18 sobre um desfiladeiro de 100 metros.


Mas você por acaso acha que eu me estava satisfeito em fotografar a ponte lá de cima?! É claro que não! Tanto fiz, que descobri uma estradinha pra lá de fuleira que levava até lá embaixo da pirambeira.


O pangaré foi a cereja do bolo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário