quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Portugal e Espanha - Toledo x “Tô Lerdo”!!

 

Chegamos a Toledo mais na base do “tô lerdo” do que qualquer outra coisa.

Nossa disposição para repetir a mesmisse estava a zero! Depois de termos visitado tantos museus, catedrais, igrejas, castelos e tantas outras coisas tão belas nessa viagem, estávamos estafados, buscando algo novo. Infelizmente não seria em Toledo que conseguiríamos isso! 

Toledo não era novidade nem para mim, nem para a Mary. Nós dois, em diferentes momentos de nossa vida, já havíamos estado na cidade.

Optamos então por passear, sem compromissos de visitar algo que já havíamos visitado no passado. Optamos por curtir Toledo!

E assim, saímos de mãos dadas, namorando pelas estreitas ruelas dessa linda cidade.

Puerta del Sol, ...

 
 ... Plaza Zodocover, Catedral Primada, ...


... Museo de El Greco, Sinagoga El Tránsito, Monasterio San Juan de los Reyes…


E foi nesse Monastério que surgiu o inesperado. As paredes externas do monastério são ornamentadas com correntes!!! Intrigante, MUITO intrigante!!! Cheguei a pensar que teriam sido usadas para dependurar pecadores na época da inquisição. Bárbaro? Certamente, mas para quem torturava e executava os infiéis na fogueira sem acusação comprovada, não seria nada estranho!

Perguntei a um guia de turismo, que nem de longe imaginava a razão das correntes estarem aí (são esses "tracinhos" pretos na parede que aparecem na foto abaixo). 


Procurei então no papelame de informações que eu carregava em mãos e, depois de muito buscar, encontrei uma informação fantástica em um antigo Guia Michelin de 1985.

O monastério foi construído em 1476 para comemorar a vitória sobre os portugueses em Toro. OK, tudo bem, mas até aí nada de extraordinário!

E as tais correntes? No finalzinho do texto tinha uma frase com a explicação que buscava! As correntes foram resgatadas de prisioneiros cristãos libertados de prisões muçulmanas da Andaluzia. Foram colocadas nas paredes do Monastério para lembrar, a todos, o sofrimento que passaram nas mãos dos “infiéis”!

É incrível como as pessoas olham para aqueles correntes com cara de "heimmm" e ninguém sabe o porquê delas estarem lá!

Mas curtir Toledo também significava desfrutar da sua culinária. Na noite anterior estivemos no restaurante Kumera para jantar. A culinária desse restaurante é deliciosa, mas...

... Mas é muito caro, as porções são mínimas e o mau humor e má vontade do garçom estragaram a noite.

Por outro lado, almoçamos no Alfileritos 24, que por uma “coincidência” fica na Calle Alfileritos, 24! Optamos pelo “menu del dia”, que custava 18 euros por pessoa e englobava entrada, prato principal e sobremesa, além de uma bebida. Foi uma fantástica experiência gastronômica e tudo esteve simplesmente perfeito!

Começamos com um Salteado de pasta con bacon y pesto e Ensalada de queso de cabra caramelizado, jamón ibérico y vinagreta de frambuesa. Ambas entradas estavam deliciosas e estão na foto abaixo! Sim, é claro que revezamos os pratos!!!


Como prato principal, pedimos Filetitos de ciervo (veado) con setas (cogumelos) salteadas e Entrecote (contra-filé) de ternera (vitela) con patatas a lo pobre (batata cozida cortada em lascas e salteada). Ummmm! Dá água na boca só de lembrar!

Já tínhamos jogado a toalha, mas ainda faltava a sobremesa! Optamos por Souflé de chocolate con helado (sorvete), uma versão espanhola do petiti gateau, e Mousse de yogut (sem r) con frutos rojos. Yammm, yammm, yammm!!!

Se você visitar Toledo, não se esqueça que almoçar no Alfileritos 24 (www.alfileritos24.com) é um programa imperdível!

Com a barriguinha batendo palmas de tão feliz, passamos a régua no passeio e voltamos ao hotel para uma merecida ciesta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário