terça-feira, 16 de agosto de 2011

Portugal e Espanha - Nem tudo sai como o previsto

Veja também os posts "Portugal e Espanha - Je ne suis pas arabe!", “Portugal e Espanha – Tá quente pra dedéu!" e “Portugal e Espanha – Jogo de alto risco".

Quando foram eleitas as 7 Novas Maravilhas do Mundo, da qual o Cristo Redentor merecidamente faz parte, Portugal e Espanha igualmente fizeram concursos semelhantes para eleger, respectivamente, as 10 Maravilhas de Portugal e os 12 Tesouros da Espanha.

E no nosso primeiro dia de viagem iríamos visitar dois desses Tesouros: El Escorial e as muralhas de Ávila.

El Escorial foi sempre um dos pontos a serem visitados no nosso planejamento original. Era um daqueles pilares sobre os quais você ergue o resto da viagem. Tal como Toledo, a proximidade de Madri faz com que ambos estejam nos passeios de 9 entre 10 turistas que visitam a capital da Espanha.

Já Ávila se portou que nem o “mineirim come quieto”. Nem constava da primeira nem da segunda lista de cidades a serem visitadas. Mas como fica entre El Escorial, Salamanca e Segóvia, não custava nada dar uma passadinha por lá e ver umas tais muralhas medievais que cercavam a cidade antiga de Ávila.

Mas como nem tudo sai como o previsto, posso afirmar categoricamente que o El Escorial foi uma baita decepção e Ávila nos encantou.

Madri está recebendo, por esses dias, a Jornada Mundial da Juventude, encontro da Igreja Católica que reúne mais de 2 milhões de jovens de mais de 150 países. E o papa visitará a Espanha, fazendo presença no seu encerramento.


Mas o papa igualmente visitará outros monumentos religiosos espanhóis e o El Escorial está na sua lista de visitas. E o que fizeram os espanhóis? Para preparar a visita de Sua “Santidade”, eles cortaram da visitação de nós, pobres e reles turistas normais, os pontos mais importantes do El Escorial, entre eles a Basílica e o Pátio dos Reis. Só se esqueceram de fazer corte equivalente no preço da entrada.


Resumindo, o passeio foi uma cara e grande DECEPÇÃO. Nada do que vimos faria com que El Escorial fosse um tesouro nem na Espanha nem em qualquer outro lugar do mundo. De impactante apenas o Panteão dos Reis, imponente salão onde estão sepultados 26 dos reis e rainhas espanhóis.


Dalí partimos para o Valle de los Caydos. Monumento construído pelo Generalíssimo Franco em homenagem aos que perderam a vida pela Espanha. Detalhe: nem os inimigos de Franco na Guerra Civil Espanhola, nem os civis massacrados por Franco em Guernica estão lá homenageados. Mas lá está o túmulo do ditador Franco.


Não deu para subir até o mirante da cruz, com 150m de altura e fechada para reformas, mas o monumento, todo cavado na rocha a 250m dentro da rocha, impressiona pela imponência e grandiosidade.


Esse foi um local incluído depois de todo o planejamento da viagem ter sido fechado. Pois valeu a pena ter visitado. Para mim, dá de 10x0 no El Escorial!!!


O último ponto a ser visitado no dia seriam as muralhas de Ávila. Tinha reservado ½ dia para o El Escorial e 2 horas para Ávila. Pois as indignantes 2 horas que ficamos no El Escorial, fez com que tivéssemos tempo de sobra para curtir as belíssimas muralhas de Ávila. Saiba que as duas horas originalmente previstas nem dariam pro começo. Afinal, só de muralhas tem mais de 2km.


Aí vai uma dica: NÃO PERCA UMA VISITA A ÁVILA!!! É uma das obras medievais mais lindas que conheço. Essa sim merecedora do título de Tesouro da Espanha.


Terminamos o dia em Salamanca, uma cidade imperdível que fervilha com o turismo! Ah, a foto abaixo foi tirada depois da meia noite!!! É incrível como é tranqüilo andar pelas ruas da Espanha. Quem não está acostumado... estranha!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário