segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Portugal e Espanha - Criando Raízes

Bem, não está sendo um início de viagem dos melhores, mas tenho certeza de que é apenas um incômodo fora de percurso. Por quê?

Porque estamos a mais de uma hora dentro do avião, parados no solo aqui em Brasília, aguardando dissipar o nevoeiro matinal no aeroporto do Galeão e permitir os pousos!!!

Que me desculpem os mais otimistas, mas não consigo admitir que um aeroporto feche por causa de um nevoeiro em pleno século XXI. Bem, a menos que os equipamentos desse aeroporto ainda sejam do início do século... passado, é claro!!!

Não consigo imaginar que o aeroporto de Heathrow, em Londres feche por nevoeiro. Ou que isso ocorra em Nova Iorque; ou em Frankfurt; ou Tóquio...

Mas estamos no Brasil. No Brasil e a menos de três anos de recebermos visitantes de todo o mundo para uma Copa do Mundo que, no meu ponto de vista, vamos passar vergonha pelo mais completo despreparo para um evento dessa grandeza.

E vou contar aqui uma experiência que passei em um pouso de um MD-11 da Varig no aeroporto Charles De Gaulle, em Paris. Como estou falando em MD-11 e Varig, você pode obviamente supor que isso já tem mais de 10 anos, lá pelo ano 2000.

Pois bem, Paris estava debaixo de um nevoeiro tão pesado, que não dava para ver absolutamente NADA do lado de fora. Como, obviamente, o Charles De Gaulle não é Galeão, o aeroporto não estava fechado e pousamos normalmente.

Era como se estivéssemos dentro de um enorme fardo de algodão. Taxia daqui, vira para um lado, para, anda mais um pouco, vira pro outro lado, para... Era nítido que o piloto não estava conseguindo ler as placas indicativas e estava "meio completamente" perdido. Lá pelas tantas o avião faz uma curva mais fechada e coloca as rodas do lado esquerdo na grama. E foi por pouco, MUITO POUCO que aquele baita aviãozão não fica atolado na grama!

A propósito, o comandante do nosso vôo acaba de avisar que, finalmente, o Galeão abriu para pousos. Decolar? Mas nem pensar!!! Agora temos que aguardar a adequação do tráfego aéreo para o Rio. E vai levar mais um bom tempo no solo!

Enquanto isso já estamos a duas horas aqui em Brasília, criando raízes dentro desse avião! Como esse atraso não é o primeiro e nem será o último, dá para imaginar os milhões e milhões de reais perdidos pelas empresas aéreas e por cada passageiro? Duvido que não pague um equipamento mais moderno pro Galeão! E ainda vai sobrar troco!!!

PS: decolamos com 2h40 de atraso. Já imaginou se o nosso vôo para Paris fosse de conexão imediata?! Bem, mineiro não perde o trem. E filho de mineiro não perde o vôo. Prefere pastar dentro do aeroporto. Nosso vôo internacional só sai no início da noite, daqui a mais de 10 horas.Desde o rimeiro caos aéreo que não faço uma conexão internacional aqui dentro do Brasil com menos de quatro horas entre o pouso de um vôo e a decolagem do outro.

PS2: Continuamos empacados! Nessa zorra, não era só o Galeão que estava fechado. Curitiba também e, como vários vôos foram desviados para Confim, ele lotou e travou! Ou seja, o Centro-Sul do Brasil parou. Dá para imaginar os milhões de reais jogados no lixo? Mas tudo bem, sobra dinheiro nesse país e podemos nos dar ao luxo de desperdiçar!

PS3: conseguimos pousar, mas ainda ficamos mais de 20 minutos voando em círculos perto de BH e mais uns 10 aguardando um finger disponível. Sem falar que corremos o risco de parar em Campinas!! Que o PT, tão cioso da correição dos governos passados, não esperneie que nem fez no apagão do FHC eu até posso aceitar. O que não posso entender é a completa omissão e inoperância da oposição neste país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário