quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Portugal e Espanha - Vale tanto quanto uma tripa!

Veja também os posts "Portugal e Espanha – Foi daqui que saímos!", “Portugal e Espanha – A lenda do galo de Barcelos" e “Portugal e Espanha – Considerações ibéricas".

Diz a lenda que quando o Infante D. Henrique, de Portugal, preparou-se para a conquista de Ceuta, no Norte de África, em 1415, mandou preparar 27 navios na cidade do Porto. Uma operação militar como essa dependia não apenas de navios, mas também muitos homens e mantimentos, inclusive carne, que era salgada. A população da cidade do Porto colaborou ativamente oferecendo toda a carne de podia dispor. E o que restou para os seus habitantes? Restaram as tripas dos animais. Daí os habitantes dessa cidade serem conhecidos como “tripeiros”... e uma conhecida receita, a Tripas à moda do Porto!

Como já não sou chegado à nossa dobradinha, que me dá embrulho no estômago só de pensar, nem quero imaginar a tal tradicional receita de tripas.


Mas onde quero chegar? Quero dizer que o Porto foi para nós uma tremenda e lastimável decepção. Chegamos cheios de expectativa e encontramos uma cidade IMUNDA!

Não chegamos a visitar Gaia, onde ficam as vinícolas produtoras de vinho do Porto e não sei como é a coisa do lado de lá.


A Ponte Luis I é linda e o verdadeiro monumento que marca a cidade! E aqui fica uma curiosidade. Deveria ser Ponte DOM Luis I, rei de Portugal. Mas como ele, apesar de convidado, não compareceu à cerimônia de inauguração, a cidade retirou o “Dom” do nome original, passando a ser conhecida apenas como Ponte Luis I.


A praça da Liberdade é igualmente marcante, assim como os edifícios que ladeiam a Av. dos Aliados.


Não podemos nos esquecer da Estação São Bento, com suas paredes azulejadas.


A Catedral da Sé também é um grande destaque, principalmente a visita ao claustro.




E tem também o... o... tem o...

Sinceramente? Não tem mais nada que encha os olhos!

No entanto, se for para encher o nariz, o que não falta é cheiro de cocô de cachorro, que está impregnado por todos os cantos. As demais igrejas e monumentos da cidade estão no mais completo abandono. Uma pena!!


De bom mesmo foi o jantar no restaurante Dom Tonho! Uma comida fantástica e um tratamento de primeiríssima!

Pegar a estrada e ir para Coimbra foi um verdadeiro alívio.

Para nós, Porto vale tanto quanto uma tripa! Estou falando da cidade e não do vinho, é claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário