segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Diferenças culturais – o "V" da vitória!!!

Para mim, o melhor de uma viagem internacional é poder estar em contato com uma cultura diversa da nossa. E como cada cultura é um caleidoscópio cheio de facetas, você estará não apenas em contato com uma outra língua, comida, música, dança, mas também se confrontará, muitas vezes, com valores morais ou culturais bem diversos dos nossos.

Tentar estabelecer uma linha de comparação entre a nossa cultura e as demais é um baita erro. Lembre-se sempre que, no exterior, não são eles que são estranhos. Somos nós os estranhos!

Ouvir uma outra língua pode ser curioso, experimentar a culinária de um outro país pode ser delicioso, ver uma dança nativa pode ser inesquecível... mas deixar de respeitar alguns hábitos de uma outra cultura pode fazer o viajante passar por constrangimentos ou até mesmo por situações perigosas.


Não custa nada tentar conhecer e seguir os hábitos dos países que vamos visitar, pois nosso comportamento pode ser muito mal interpretado, por mais inocente que possa ter sido nossa intenção.

Já imaginou se, por engano, você entra vestido com a camisa do Vasco no meio da torcida do Flamengo? É algo semelhante!

Pisar na bola no exterior é bem mais fácil do que sequer podemos imaginar. Assim, gastar um pouco de tempo para se informar sobre os costumes do destino pode não apenas nos poupar de contratempos ou constrangimentos, mas abrir portas ou garantir a simpatia do nosso interlocutor.

Coisas tolas e inocentes, no nosso ponto de vista, podem criar problemas sérios. Por exemplo: existe coisa mais gostosa do que afagar a cabeça de uma criança? Pois saiba que em muitos países do Oriente é tabu tocar na cabeça das crianças. Para eles, tocar a cabeça de uma criança pode perturbar os seus chacras (centros de acumulação de energia).

É claro que você já viu mil vezes fotos do Churchill fazendo o seu famoso sinal: o “V” da vitória!


Mas você sabia que esse mesmo sinal, feito com as costas da mão tem o significado de “dane-se” (isso para ficarmos no significado politicamente correto). 

A foto abaixo foi tirada depois de uma tensa reunião com Stalin, no final da II Grande Guerra. Você por acaso acha que a inversão da mão foi por um mero descuido?!


Mostrar as duas mãos espalmadas para nós significa “dê um tempo”, concorda?! Pois na Grécia ela igualmente significa “dane-se”! 

Então veja o que os gregos estão dizendo ao governo deles durante os protestos de rua atuais!


Tá pouco? Então tome uma manifestação na Parça Tahrir, no Cairo!


E estória que se segue me foi contada por um amigo da Embraer. 

Conta ele que enviados da Embraer estavam numa dura negociação de aviões com uma empresa de aviação grega. Cansaço dos dois lados e a negociação travada. O lado grego faz mais uma proposta e o negociador brasileiro mostra AS DUAS MÃOS ESPALMADAS, pedindo um tempo!

Isso foi o que ele quis dizer... mas não foi isso que os gregos entenderam.

Imediatamente eles se levantaram e se retiraram da sala sob o olhar atônito do brasileiro que não estava entendendo patavinas do que estava se passando.

A negociação foi salva pelo intérprete que, sendo brasileiro filho de gregos, sabia exatamente o que o brasileiro queria dizer e a ofensa sentida pelo lado grego. Foi ele quem desatou o nó, explicando a ambos os lados o que havia se passado.

Depois do negociador brasileiro apresentar as suas sinceras desculpas pelo ato involuntário, mas ofensivo, a negociação prosseguiu.

Ah, se a Embraer conseguiu vender algum avião pra Grécia? Bem, o meu amigo não me contou o resultado da negociação, mas andei dando uma pesquisada nos clientes da Embraer e... não tem NENHUM que seja grego!!

Um comentário:

  1. Edu,
    Recebí o e-mail o seu blog, achei muito apropriado, principalmentevemos que tem gente se preocupando com nosso Brasil. Muito bacana e proveitoso essas fotos, mostrando como o Brasil é Bonito e ético, diferenciando de nossos políticos.Parabéns e tenha uma boa e rápida recuperação.

    ResponderExcluir