quarta-feira, 4 de maio de 2011

Até o Lago Esmeralda - Chile 28/4/2011

Frutillar é uma pequena cidade na beira do Lago Llanquihue, tendo do outro lado a imponente imagem do Volcán Osorno, disparado o mais lindo desta viagem. Ao seu lado dois outros vulcões que se apequenam diante dele. À esquerda o Volcán Puntiagudo e à direita o Calbuco.

A cidade teve uma colonização alemã. Com isso a maioria das edificações da cidade baixa é no mesmo estilo que encontramos em Blumenau. Por quê cidade baixa? A Frutillar Baja fica na beira do lago, é nobre, turística e em estilo alemão. A Frutillar Alta, fica em cima do morro e é uma muvuca onde mora a “plebe ignara” que trabalha na Frutillar Baja e em Puerto Varas.


Nosso hotel foi um tremendo achado. O Ayacara (povo feliz em mapuche) é novo, moderno, mas em estilo alemão, misturava conforto, sofisticação e carinho com os hóspedes nos menores detalhes, a um preço simplesmente fantástico: 40000 pesos chilenos a diária (cerca de R$134 ou US$ 85). Ah, e um desayuno simplesmente maravilhoso. Foi uma hospedagem nota 10! Impecável!!!

O tempo aqui é bem estranho, chovendo boa parte do ano. E como chove MUITO, você fica sempre com o pé atrás quando vê o céu nublado.

Por aqui amanhece MUITO tarde. Quão tarde? Bem, as primeiras luzes da manhã aparecem lá pelas oito. Como tá um frio danado lá fora, mesmo com aquecimento, você só vai criar coragem de sair das cobertas lá pelas nove. Lá pelas nove e meia você corre para o café da manhã para descobrir que o céu está pra lá de fechado. Tão fechado que você nem vê a sua sombra. Aos poucos a coisa se define e você vai ver qual foi a sorte tirada para o dia. Sol mesmo, você só vai ver lá pelas onze, meio dia, quando o calor dissipa as nuvens. No fim da tarde voltam as nuvens e o céu se encobre de novo.


E já que a previsão era de sol, a programação do nosso passeio era ir beirando o Lago Llanquihue até o Lago Todos Los Santos. Como eu "nem gosto" de fotografar janelas e portas, aí vai mais uma. Esse é o detalhe de uma janela de uma casa, perto da cidadezinha de Llanquihue. Estive pensando a respeito mas essa tara por portas e janelas deve vir de encarnações anteriores.


Com uma preguiça digna de baiano, o sol foi aparecendo aos poucos e a paisagem, que era linda ficou maravilhosa.


Na cidadezinha de Ensenada, tivemos a oportunidade de presenciar um "show" ao vivo feito pelas crianças de uma escola pública aos carabineros da região. Dança desengonçada, cantos desafinados, banda fora de ritmo... típico show de escola primária. Foi bem pitoresco, com aquela graça infantil que emociona. A foto da escola está aí acima.


Quase no fim da estrada se encontram os Saltos Petrohué, um belo salto que fica ainda mais lindo com a visão do Osorno logo atrás.


Mais adiante fica o Lago Todos Los Santos, também chamado de Lago Esmeralda pelo verde da sua cor. Na verdade sua cor é o reflexo do verde dos morros que ficam do lado direito. Mais ao centro sua cor é de um azul forte. É uma visão simplesmente inesquecível, tendo os Andes ao fundo.


Na volta, por falta de informação, perdemos o que provavelmente seria o passeio mais impressionante do dia: a subida ao Osorno. Sem saber que a subida era possível, passamos direto para terminar a tarde em Puerto Varas. Como o que os olhos não vêem o coração não sente, ficou para nós a linda visão da foto acima.


De volta a Frutillar, o por de sol foi simplesmente espetacular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário