quinta-feira, 19 de maio de 2011

Conclusões inconclusivas I - Chile 4/5/2011

Olhando os Andes lá embaixo (uma visão incrível!), cai a ficha e percebo que nossa viagem ao Chile virou passado... um momento para reflexões.

Você está me perguntando se valeu a pena? É claro que sim!!! Mas com base em tudo o que vivenciamos, hoje eu faria uma viagem bem diferente. Mas BEEEEM diferente mesmo!!!

Não iria à Isla Negra, casa de Neruda. Fica longe e pouco acrescentou.


Valparaíso só vale a pena porque está do lado de Viña del Mar, que é uma gracinha de cidade. Sairia BEM cedo de Santiago, faria o passeio nas duas cidades e retornaria no fim do dia.

As vinícolas do Vale de Casablanca são mais sofisticadas que as grandes vinícolas do Vale Central. Há muitas vinícolas por lá e gostei muito de ter visitado a Casas del Bosque. Por ser uma vinícola pequena e por termos recomendação, fomos recebidos de uma forma que jamais seríamos numa gigante como Concha y Toro ou Santa Helena. No caso da Casas del Bosque, vale a pena almoçar no restaurante deles. A comida é fantástica e não saia de lá sem comprar uma caixa dos vinhos deles!!! Meio dia aqui é o suficiente, a menos que queira incluir visita a outras vinícolas.

Santiago? Reserve um dia para visitar o centrão histórico, opte por almoçar em qualquer outro lugar que não seja o Mercado Central e pronto. Use mais uns dois dias para passear na parte nova da cidade, na região de Las Condes e, quem sabe, um outro para visitar uma estação de esqui perto de Santiago.

Do resto, vá de ônibus até Valdívia e alugue um carro por lá. Esqueça o miolão que fica entre Santiago e Pucon. É pura perda de tempo!!!

Nessa região conheça Pucon que é uma cidade que cativa e o lago e vulcão Villarica são incríveis. Ao invés descer pelo interiorzão como fizemos, volte para a autoestrada e poupe tempo ao se dirigir para Frutillar/Puerto Varas. Nossas características se afinam melhor com uma cidadezinha como Frutillar, mas a maioria das pessoas fica em Puerto Varas que tem mais vida e um cassino.

O forte da região é visitar os lagos Llanquihue e Todos Los Santos, os Saltos Petrohue e desfrutar a indescritível beleza do vulcão Osorno. Dá até mesmo para fazer a tradicional travessia dos lagos e chegar até Bariloche!

Puerto Montt? Não vale a pena despencar de Santiago para conhecê-la, mas já que está por lá, não custa nada gastar um diazinho. Chiloé? Nem pensar! Só mesmo para um doido como eu!

Chegamos a pensar em ir até a Ilha da Páscoa mas desistimos. É MUITO, mas MUUUUUUUITO caro para ficar um ou dois dias por lá. Espere para quando você decidir ir até o Tahiti e faça uma escala na Ilha da Páscoa. Fica a meio caminho do Tahiti, todos os aviões da LAN fazem escala por lá e não vai lhe custar um tostão a mais no preço do bilhete aéreo!

Tem outras duas coisas que várias pessoas nos recomendaram: passeios de barco pelos lagos, geleiras e ilhas ao sul de Puerto Montt (e sinceramente não sei os custos e o tempo que isso levaria) e a região desértica no norte do Chile, que todos dizem que é de uma beleza incrível. Algo a conferir em uma outra viagem. Quando? Nem tão cedo, imagino. Tem MUITA coisa bonita que ainda não conheço no mundo para que eu volte a colocar o Chile na minha “wishing list”!!!

Ah! E se o seu casamento estiver ruim e quiser se livrar de sua mulher, mande ela para Vichuquén! Mas mande pelo correio pois não vale a pena o sacrifício de chegar até lá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário