domingo, 1 de maio de 2011

Dormindo com o Inimigo - Chile 25/4/2011

O título dessa mensagem bem que poderia ser “dormindo com o inimigo”, filme com a Julia Roberts.

Se no filme o inimigo era o marido da personagem vivida pela Julia Roberts, no meu caso o inimigo é um vulcão de quase 3000m de altura chamado Volcán Villarrica!!!

Pucón é uma linda cidade turística e o melhor que já vimos até agora no Chile. A menos de 20 km do centro da cidade fica o vulcão, que é onipresente por onde você anda. Você só não vê o vulcão se baixa a neblina sobre a cidade. Caso contrário é impossível ignorar a existência dele.

Dê uma checada na foto. Vamos e venhamos, ele é charmoso, bonitão, chama um montão de turista para a cidade, até aceita que façam caminhada nas suas encostas... mas a fumacinha em cima dele mostra que está vivo. Tem mais e não aparece na foto: é um dos vulcões mais ativos do Chile e, como todo vulcão que se presa, é mortal e destrutivo.

Isso me lembra o Captain Slate, operador de mergulho baseado na Florida Keys, com quem mergulhei. Sua diversão era colocar uma sardinha na boca e alimentar uma baita duma moréia, que ele tratava como um bichinho de estimação. Não satisfeito, também aproveitava a ocasião e abraçava o “bichinho”.

Acontece que moréia não é “bichicho” de estimação e, como todo animal selvagem, não é domesticável. Se no meu mergulho ele deu seu show, soube que anos mais tarde a moréia acordou de TPM e achou que estava na hora de dar um basta naquilo tudo. Resultado? A dentada da moréia levou metade da cara do Captain Slate!!!

Assim também é o Volcán Villarrica. Inofensivo na maior parte do tempo, tem dia que acorda com TPM e solta lava e fluxos piroclásticos (nuvens de gás, cinzas e detritos incandescentes que descem a montanha a mais de 150km/h).

Dá para imaginar o que acontece quando elas se encontram com a neve que fica ao redor da montanha?! Exatamente, a neve derrete e se transforma em algo mortífero chamado “lahar”, uma avalanche de uma lama espessa que desce a montanha em alta velocidade (cerca de 100km/h), arrastando tudo o que encontra pela frente!

Foi assim em 1964 e em 1971. Desde então está “calminho”! Calminho? Quem faz a caminhada até o topo consegue ver poço de lava borbulhante. A mesmo sem subir, basta ir de noite para um lado mais escuro da cidade que dá para ver nitidamente uma mancha alaranjada solta no pretume do céu.


Como enquanto ele não acordar de TPM tudo é festa, dê uma olhada nessa outra foto pra lembrar o quanto o danado é bonito!


E para recordar que muitas vezes o homem age com uma passividade bovina (sic Nelson Rodrigues) frente ao perigo, resolvi tirar essa foto.


Aí chega a noite e o por de sol sobre o vulcão é simplesmente indescritível, como mostra a foto acima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário