sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tomadas, Torneiras e Descargas II – Tomadas para todos os gostos



Beleza!! Você acaba de pousar em Buenos Aires, feliz da vida por visitar a bela capital dos “hermanos”. Mas a bateria do seu celular precisa de ser carregada e... você tem uma bela surpresa: lá a tomada é de pino chato... mas ele nada tem a ver com o pino chato americano. Na Argentina, ao invés do pino estar na vertical, ele fica na diagonal. O que isso significa? Significa que se você levou qualquer plugue de tomada daqui do Brasil ou dos EUA, ele não vai funcionar sem um conversor cedido pelos “hermanos”!


Conversor! Taí uma palavrinha chave! Se você viaja com freqüência, com toda certeza irá carregar um montão deles na mala, porque a criatividade é tanta que cada país, para seu desespero, tem uma tomada diferente. No mundo inteiro existem cerca de dez modelos diferentes de tomada.


Ah, na Europa o pino é redondo como o novo padrão brasileiro. Isso significa que, na maioria das vezes você não precisará de um conversor, se o plugue do seu aparelho for de pino redondo. Para desespero geral, eles estão agora inventando uma tomada de pino redondo em que um pino é mais grosso que o outro... Parabéns, você adivinhou! O pino fino é a fase e o grosso é o neutro. O pior é que nesse caso o macete do “estupro” da tomada, para enfiar o plugue na base da força bruta, infelizmente aqui não funciona.

Mas aí você estaria pensando:

– Ainda bem que existe um padrão único de tomada para toda a Comunidade Européia!

Pois você está pra lá de enganado, meu caro. Você se esqueceu que do outro lado do Canal da Mancha tem aquele povo que resolveu inventar moda e dirigir carros pela contramão! Pois bem, com relação à energia elétrica eles igualmente inventaram moda e têm um padrão todo próprio que até fusível na tomada existe!!


Mas, o curioso mesmo ocorre na Índia, onde a tomada tem “três” pinos redondos (dê uma olhadinha na “simplicidade da tomada mostrada na foto abaixo).


Fase, neutro e terra? Nananinana! Um colega meu acaba de voltar de lá e me disse que se você enfia o plugue horizontalmente na tomada, você obterá 220V. Se o plugue for colocado na diagonal, a corrente será 110V. Como não havia qualquer aviso, ele enfiou um aparelho 110V numa tomada 220V e... pfizzzzzzz!!! Manja aquele tradicional cheirinho de “acabei de torrar meu aparelho”!!

Como já disse no post anterior, chocante!!

2 comentários:

  1. estranho, estive em janeiro deste ano em Buenos Aires, Bariloche e Pucon, no Chile e nao tive problema nenhum com adaptador.
    Teria pq o meu notebook já veio com o famijerado terceiro pino. Levei o meu adaptador normal e usei tudo que eu quis normalmente...

    ResponderExcluir
  2. Lilian, pode ser que o hotel onde você se hospedou tenha uma tomada de padrão mais internacional. No entanto, dê olhada nessas imagens do Google http://www.google.com.br/search?q=tomada+argentina&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=p7c&rls=org.mozilla:pt-BR:official&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=MTnNTvafD4icgQe5_dzODQ&ved=0CFcQsAQ&biw=1024&bih=614

    ResponderExcluir